14 de abr. de 2012

Minha leitura de "Surdo Mundo"


Olá queridos leitores, tudo bem?
Hoje estou aqui para escrever um pouco sobre a leitura mais recente que fiz, "Surdo Mundo", de David Lodge. O livro não é tão recente, foi publicado aqui no Brasil, com a tradução de Guilherme da Silva Braga, há 2 anos, mas somente agora tive um tempinho para lê-lo (entre a entrega do projeto de qualificação de tese e a realização da mesma). Não queria trazer uma resenha pronta sobre o livro, como existem várias na internet, mas sim a minha impressão pessoal dele.
Bem, o título em inglês é bem mais forte e mais condizente com a história, "Deaf Sentence", ou seja, "Sentença Surda", ou "Sentença de Surdez". Isso porque, o personagem principal, Prof. Desmond Bates, está perdendo a audição gradativa e irremediavelmente. Embora seja um livro de ficção, a história de surdez do personagem é autobiográfica, e por isso Lodge consegue mostrar cada pequeno incômodo e dificuldade que passa devido a sua perda auditiva.
Gostei muito do livro por vários motivos: primeiro porque Desmond é um professor de Linguística que precisa se aposentar mais cedo porque já não consegue dar aulas sem conseguir ouvir os alunos. Depois, porque a narrativa flui com muita facilidade devido ao enorme talento do autor: por vezes me vi dando gargalhadas e, por outras, chorei muito com o livro (o problema é que, como eu não conseguia me desgrudar do livro, isso acontecia no ônibus, trem, em alguma recepção de consultório, e as pessoas me olhavam de maneira estranha). Também gostei porque aborda um tema muito presente em minha vida, a surdez após a vida adulta (minha avó paterna e meu avô materno perderam grande parte da audição durante a terceira idade e usam aparelhos auditivos para tentar amenizar a situação). Entretanto, como os indivíduos sobre os quais pesquiso sempre foram os surdos pré-linguísticos, que perderam a audição antes da aquisição da língua, tenho me preocupado bastante em incluir em minhas preocupações também aqueles que perdem a audição quando mais velhos, afinal essa pode ser também a minha "sentença".
Lodge mostra as ironias, confusões e tristezas causadas pela perda auditiva, e como isso refletiu em sua vida afetiva, profissional, em sua autoestima, sua vida sexual, entre seus amigos e sua família. Apesar da surdez ser o tema central do livro, discussões sobre a velhice, a morte e a vida também estão presentes, tornando "Surdo Mundo" uma brilhante, adorável, terna e divertida obra. Boa leitura!




E você, já leu este livro?

11 de abr. de 2012

Curso: Libras para Profissionais da Saúde: o Atendimento do Paciente Surdo

Olá queridos, tudo bem?

É com alegria que divulgamos o curso de extensão "Libras para Profissionais da Saúde: o Atendimento do Paciente Surdo ", da Faculdade Inspirar.
O curso será oferecido pelas professoras e fonoaudiólogas Marcia Gama e Janaina Cabello em Curitiba (PR).


SOBRE O CURSO
O objetivo principal do curso é instrumentalizar o profissional da saúde no seu dia a dia ambulatorial e clinica para o atendimento da pessoa surda. Além de:

  • Refletir sobre o papel dos profissionais de saúde que trabalham com a comunidade surda
  • Introduzir a Libras
  • Entender as diferentes visões relacionadas à surdez e à pessoa surda, compreendendo a particularidade desses indivíduos em seus diversos aspectos (individuais, educacionais, sociais)
  • Provocar questionamentos e reflexões acerca da prática dos profissionais e das Instituições que atendem as pessoas surdas promovendo um atendimento mais humanizado
  • Fazer cumprir a Lei nº 10.436 (reconhece a LIBRAS como língua oficial dos sujeitos surdos); Decreto 5.626 (regulamenta a Lei nº 10.436); Lei nº 12.319 (regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete de Libras)
PÚBLICO ALVO
Profissionais e Acadêmicos das Áreas da Saúde em geral.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
  • Definição de surdez, aspectos biológicos, abordagem a pessoa com necessidades especiais
  • Preenchimento de ficha de identificação e anamnese
  • Aspectos do desenvolvimento de linguagem, aspectos da cultura surda e a formas de abordagem com a pessoa surda libras e oralidade
  • Prática: sintomas, pedido de exames
  • Libras como língua
  • Prática: desenvolvimento de vocabulário na área a saúde
CARGA HORÁRIA
30 horas/aula - 10h teóricas e 20h práticas

DIAS E HORÁRIOS
Sexta: 08h às 12h – 13h às 18h
Sábado: 08h às 12h – 13h às 18h
Domingo: 08h às 12h – 13h às 16h

INVESTIMENTOS

R$ 500,00 à vista ou R$ 550,00 parcelado.
Desconto de 10% para pagamentos até 11 de Outubro de 2012!

DATAS
03 a 05 de Agosto de 2012 


LOCAL DO CURSO
Sede Faculdade Inspirar pas - Rua Inácio Lustosa, 792 - Bairro São Francisco • Curitiba • PR

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
Faculdade Inspirar pas - Sede Curitiba-PR
Rua Inácio Lustosa, nº 792 - CEP 80510-000 - Bairro São Francisco - Curitiba - Paraná - Brasil
Telefone (fax): 55 (41) 3019-2828 / 0800 602 2828

Para saber mais ou se inscrever, clique aqui.

Abraços e bons estudos!

9 de abr. de 2012

Ganhadora da Promoção de Natal 2011

Olá queridos,

Estou bastante atarefada com a minha tese e meu trabalho, mas tive que dar uma passada aqui para compartilhar essa foto tão fofa da Fabíola Lima com o livro que ela ganhou da nossa promoção de Natal 2011 (veja aqui). A Fabíola é de Fortaleza, e ganhou o livro "Surdos, Qual Escola?", que, segundo ela, tem sido muito útil em seus estudos e produção acadêmica.

Fabíola e o livro "Surdos, Qual Escola?"
Você também pode ganhar um livro do Blog Vendo Vozes. É só criar um sinal para o blog e enviar para nós até dia 22/04 (veja as regras aqui). 
Participe e divulgue a promoção em seu curso de Libras, faculdade, escola, associação, amigos...

Abração,
Vanessa,

31 de mar. de 2012

Site "Meu filho surdo"

Gente, recebo muitos e-mails de mães de surdos, pedindo indicações de cursos, bibliografia.... enfim, tento compartilhar aquilo do pouco que sei, ou encaminho para pessoas que tenho certeza que sabem!
Agora encontrei esse site lindo chamado "Mi hijo sordo: um mundo de respuestas" (Meu filho surdo: um mundo de respostas). O site é em espanhol, mas é muito completo, com muitos recursos, dividido em várias fases do desenvolvimento humano. Vale a pena fazer um esforço para entender espanhol e conhecer mais sobre o site.
http://www.mihijosordo.org/
Pena não ter um site desses em português, né?

30 de mar. de 2012

Brinquedos e Deficiência Auditiva


Olá queridos, tudo bem?

Nosso post anterior sobre produtos interessantes sobre LS e Surdez fez tanto sucesso (especialmente os brinquedos) que resolvi fazer um novo post, com outras coisinhas legais que encontrei. Desta vez são dois brinquedos diferentes: um macaquinho com implante coclear (1) e um ursinho de pelúcia que carrega o aparelho auditivo da criança (2).
O macaquinho (1) é um dos brinquedos artesanais que podem ser encomendados neste site e custa 39 dólares. Podem ser encomendados bonecos com diversos tipos de necessidades: próteses, órteses, aparelhos auditivos, tubo de gastrostomia, etc. Também pode-se escolher a estampa do animalzinho. Achei a ideia muito interessante, e pode ser feito facilmente por qualquer pessoa que tenha noções de costura e saiba fazer bonecos de pano.

O Ursinho de pelúcia com a mochila (2) é um modelo que está sendo desenvolvido por uma equipe de estudantes da Rhode Island School of Design e do MIT. Além de usar um aparelho auditivo de brinquedo, o ursinho possui uma mochila onde pode ser carregado os utensílios do aparelho auditivo e as baterias (outra ideia que também podemos adaptar, não é mesmo?)



Macaquinho com implante coclear de brinquedo e Ursinho de pelúcia com aparelho auditivo para crianças.











Outra ideia que também podemos aproveitar (seja na escola ou em casa) é o aparelho auditivo de brinquedo. Muitos amaram a ideia do aparelho auditivo de boneca, que postei aqui. Mas como o produto não é muito acessível, pensei em compartilhar com vocês esse modelo de aparelho que pode ser feito de papelão, por exemplo, conforme o tamanho da orelha onde se quer colocar (seja na da criança ou de uma boneca). Não fica legal também?

Recomendo a quem quiser saber mais sobre brinquedos para crianças com necessidades especiais, que acesse o site Special Needs Toys que traz uma coleção bem variada de vários tipos de brinquedos!
Abração!

28 de mar. de 2012

Quero! Compras com temas de Língua de Sinais e Surdez...

Olá queridos,
Hoje o nosso post é bem consumista! Quero mostrar pra vocês algumas coisinhas que eu acho muito fofas e que eu queria muito ter, com temáticas de Línguas de Sinais, Surdez, D.A. De uma forma ou de outra, elas servem também para divulgar a cultura e o mundo dos surdos, que vem despertando o interesse e a curiosidade de muitas pessoas. Minha esperança é que, ao chamar a atenção, a sociedade perceba que precisa tornar nosso mundo mais acessível àqueles que não ouvem, ou não ouvem muito bem, e têm todo o direito de estudar, trabalhar, amar, se divertir, consumir, como bem entenderem....


1. Bolsa de pano da "BORDERS&FRONTIERS" com fotografias do alfabeto em LS. Importada, dá pra comprar no site da ASOS, por 12 libras.
2. Bolsa de pano com os sinais de Libras desenhados, formando mensagens, da "Libras By Soraya". Preço sob consulta no site.
3. Boné branco com o sinal internacional "I Love You" bordado, da "Loja da Libras", por R$ 39,50.
4. Camiseta branca com alfabeto em Libras nas costas, da "R&R Shop", por R$ 18,90.
5. Pingente com o sinal "I love You", prateado, acompanha corrente, da "Loja da Libras", por R$ 29,50.
6. Brinco Mãozinha, prateado, da "Fascinium", por 3 euros.
7. Aparelho auditivo para boneca, por 9 dólares, na Amazon.
8. Barbie Sign Language, que ensina Língua de Sinais, 80 dólares na Amazon.
9. Relógio com os sinais dos números em Libras, em MDF. Preço sob consulta, na Simque.

De todos esses itens, o que eu mais gostei foi o aparelho auditivo de boneca! E você, qual item você quer?
Abraço,
Vanessa.

23 de mar. de 2012

Curso: "Introdução ao ensino de LP para Surdos" - 2012/1


Olá pessoal,

É com grande alegria que anuncio que estão abertas as inscrições para o Curso de Extensão: Introdução ao Ensino de Língua Portuguesa para Surdos - 2012/1. É a 5ª edição do curso, em parceria com a UNISINOS, sendo 1 edição presencial e 4 a distância, a partir da solicitação de interessados em diversas localidades do Brasil.
Peço a sua ajuda para divulgar o curso entre aqueles que possam se interessar pelo assunto, especialmente para aqueles que estão começando a se preparar ou pesquisar o tema (por isso ele é apenas uma introdução).
Agora, se você já trabalha/pesquisa sobre o assunto, já é professor de surdos ou tem bastante leituras, ou se você já fez esse curso, programe-se para o segundo semestre, onde vamos oferecer o curso "Ensino de LP para Surdos: tópicos avançados" (2ª edição). Para saber mais, clique aqui.

Abaixo, algumas informações sobre o curso Introdução ao Ensino de Língua Portuguesa para Surdos - 2012/1. Leia com atenção!

Apresentação

O curso é voltando para professores, fonoaudiólogos ou estudantes de licenciatura, e  se propõe a apresentar noções a respeito da disciplina Língua Portuguesa para Surdos e suas especificidades, possibilitando que o participante tenha contato com pesquisas e produção científica recentes na área, além de ter informações a respeito da legislação e abordagens educativas que a contemplam. O curso será realizado na modalidade a distância através de interação na plataforma Moodle (ou seja, o participante realizará o curso através da internet).

Datas: De 14/5/2012 a 23/6/2012, com 30h/aula, pela Plataforma Moodle (100% EAD).

Público de interesseProfessores de Língua Portuguesa e de Educação Infantil; acadêmicos e graduados dos cursos de Letras, Pedagogia, Fonoaudiologia e licenciaturas, bem como acadêmicos de cursos Normal e Magistério.
Datas dos encontros on-line (chats)
Os alunos poderão optar entre 2 grupos de datas:
Grupo 1 -16/5; 30/05 e 20/05, quartas-feiras, das 20h às 21h ou
Grupo 2 - 19/5; 26/5 e 09/06, sábados, das 9h às 10h.

Pré-requisitos
Conhecimento básico de informática, e-mail próprio, acesso à internet e disponibilidade de 4 horas semanais, sendo 3 horas de atividades assíncronas e 1 hora para atividades síncronas, via web conferência, nos horários e dias pré-determinados.

Demais informações
O curso será ministrado pela Professora Vanessa de O. Dagostim Pires (uma das administradoras do blog), cujo perfil está disponível aqui.

Quem quiser conhecer mais sobre a UNISINOS, a instituição que oferece o curso, pode clicar aqui.

Para saber os valores do curso e formas de pagamento, clique aqui.

Tópicos que serão abordados no curso
Educação de surdos: histórico e panorama brasileiro;
Cultura Surda e Língua de Sinais;
Escola Inclusiva, Escola Especial e Escola de surdos;
O que fala a legislação a respeito da Educação de Surdos?
O que é Língua Portuguesa para Surdos (LP/S);
Bilinguismo e aborgadem educativa bilíngue;
Literatura Surda e letramento

Para se matricularclique aqui!

22 de mar. de 2012

Curso de Tradutor/Intérprete de LS na ULBRA/RS

Olá pessoal, tudo bem?

Muitas pessoas me perguntam sobre a profissão do intérprete, como se profissionalizar... enfim, para ser um Tradutor e Intérprete de Libras profissional é preciso, primeiramente, uma formação adequada.
A ULBRA/RS está com inscrições abertas para o curso de extensão em TILS. Preste atenção:

Abertas inscrições para Tradutores/Intérpretes de Libras

publicado em29/02/2012 17:11:34

Ops.. A foto não carregou.
A 5ª edição do Curso para Formação de Tradutores/Intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) na ULBRA Canoas está com inscrições abertas até o dia 10.04. Os candidatos participam de uma entrevista de avaliação e as aulas iniciam dia 05.05, ocorrendo sempre aos sábados, das 9h às 17h.
O coordenador do curso, Vinicius Martins, destaca que é uma oportunidade para pessoas que tenham alguma fluência em Libras e possam obter formação específica para ingressar no mercado de trabalho.
Martins explica que a atividade já foi reconhecida, mas ainda não está regulamentada. Para esta edição algumas disciplinas foram revisadas e readequadas às orientações da legislação que reconhece a atividade ao mercado de trabalho.  
Ele destaca que a procura por profissionais capacitados na área tem aumentado nos últimos tempos. Aproximadamente 80 alunos participaram do curso na ULBRA nos últimos três anos e a estimativa é de que 90% já saem com encaminhamento à vaga de emprego. “Na última semana aconteceram duas contratações para trabalho em instituições de ensino”, comemora. O coordenador lembra que o tradutor/intérprete de Libras, além das instituições de ensino, também pode atuar na televisão, em entidades, empresas e órgãos públicos.
Na ULBRA, os alunos com deficiência, e que precisem do serviço de intermediação cultural (tradutor/intérprete), podem solicitar apoio ao Programa Permanente de Acessibilidade (PPA), no prédio 1. O pedido também pode ser feito através da Central de Atendimento ou nas coordenações dos cursos.

Serviço:
As inscrições podem ser feitas até o dia 10.04 pelos e-mails viniciusmartinsf@gmail.com, coordipesa@ulbra.br ou pelo telefone 3477.9190.
O curso tem duração de 14 meses, com carga horária de 465 horas.
O candidato deve ter conhecimento básico de Libras para poder ingressar no curso.  

16 de mar. de 2012

Encontro com a Professora Ana Lodi

Olá pessoal,
Convidamos aqueles que estiverem no Rio Grande do Sul no dia 04/04, para participar de um encontro com a  Profa. Dra. Ana Claudia Balieiro Lodi (USPRP) , no PPGLA (Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da UNISINOS),  das 17 às 19:00, na sala 3A 108. Ela falará sobre seus estudos voltados à "Educação bilíngue para surdos".
Alguns livros organizados pela
 Profa. Dra. Ana Claudia Balieiro Lodi
Em caso de dúvidas, ou para confirmar presença, escreva para blogvendovozes@gmail.com.

15 de mar. de 2012

Entrevista Exclusiva: Vanessa Vidal

Olá pessoal! Bom dia a todos! Lembram que, no último post (aqui) eu havia falado sobre o concurso Miss Surda Brasil? Então, a Vanessa Vidal, Coordenadora do evento, nos concedeu uma entrevista sobre a ideia de promover o concurso, os obstáculos enfrentados e a importância de um concurso como este. Confiram!


1) Como surgiu a ideia de realizar o Miss Surda Brasil?
Vanessa Vidal, no concurso
Miss Deaf Europe 2011
Fonte:
http://talentosurdosbrasil.blogspot.com/2011/07/vanessa-vidal-11-lugar-miss-deaf-world.html
R- A principio a ideia surgiu do presidente do Miss Deaf Europe, Sr. Josef Uhlir, concurso do qual participei em Julho de 2011 Na República Checa/ Praga, ele então achou por bem nomear uma representante para escolher a Miss Surda do Brasil, e eu foi a escolhida, principalmente pela minha experiência em concursos de beleza que já havia participado. Então junto a ideia dele e o nosso interesse em fazer algo pelas mulheres surdas do Brasil, surgiu o tão sonhado Miss Surda Brasil.
2) É a primeira vez que o concurso é realizado no Brasil?
R- Sim, é a primeira de muitas outras edições do Concurso Miss Surda Brasil, esta edição é inédita.  

3) Quais foram as principais dificuldades enfrentadas para organizar o concurso?
R- Em todo projeto que se inicia, existem muitas dificuldades, por exemplo: Na organização, a luta em busca de apoio, patrocínio, trazer as concorrentes de outros estados. Mais graças a Deus conseguimos bons patrocinadores, contamos muito com apoio das associações de surdos de cada estado, enfim uma luta que com certeza vai valer a pena.

4) Qual é a importância de um concurso desses para os surdos e para a sociedade em geral?
R- É muito importante um concurso como este para a comunidade surda, pois é através da divulgação da informação e do conhecimento,que conseguiremos mostrar a sociedade o potencial, inteligência, beleza, o carisma e a cultura das mulheres surdas do Brasil. E é sensibilizando que aos poucos estamos conseguindo a inclusão social.


5) A coordenação do concurso recebeu apoio de entidades públicas ou privadas?R- Recebemos apoio do BNB, Secretaria de Turismo, Senac, Hotel Gran Marquise, Ideal Club, etc

6) Que conselho você dá àquelas meninas que sonham em ser modelo ou miss, e possuem algum tipo de deficiência?
R- A participação das pessoas com deficiência é de grande importância, precisamos mostrar à sociedade que somos capazes, que temos potencial, e precisamos ser reconhecidas e respeitadas.

Contatos da Vanessa Vidal: Site e blog.

Obrigada, Vanessa Vidal, e boa sorte a todas as candidatas e equipe coordenadora!

12 de mar. de 2012

Miss Surda Brasil

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje quero falar com vocês sobre um concurso lindo que vai acontecer agora em Março, em Fortaleza, no Ceará: Miss Surda Brasil! Isso mesmo. É um concurso que vai eleger a surda mais linda do Brasil para participar do "Miss Deaf World 2012 (MDW)", o evento mundial da Miss Surda. A organizadora do evento é a lindíssima Vanessa Vidal, que foi Miss Ceará, vice Miss Brasil em 2008 (ver aqui) e participou do Miss Beleza Internacional (ver aqui) no mesmo ano.

Para conhecer as candidatas, clique aqui.
O evento vai acontecer entre 22 e 25 de março, e você pode adquirir ingressos para assistir. Maiores informações podem ser obtidas no site do evento, http://misssurdabrasil.com.br. Também é possível comprar camisetas do evento no site.


Vanessa Vidal
Incentivo todos a acompanharem o concurso, escolherem sua candidata e apoiar essas iniciativas que, além de valorizar a cultura surda, divulga as reivindicações do povo surdo, suas lutas, seus talentos, e colabora para que o mercado de trabalho, em todas as áreas, e a sociedade como um todo, olhe com mais atenção para ele.
Parabéns a toda a equipe e boa sorte às candidatas.
Eu já tenho a minha preferida, e você, qual acha que será a escolhida?

1 de mar. de 2012

Vendo (do verbo vender) vozes! E você, compra?

Dia desses estou num aeroporto brasileiro e me reencontro com uma amiga de outras viagens. Aliás, de outras passagens pelo mesmo aeroporto. Eu conheci essa amiga ano passado, no aeroporto: estava eu lendo, esperando minha hora de embarcar, quando ela passou por ali, entregando a todos que aguardavam naquela sala um papelzinho, junto com um chaveirinho alusivo ao Brasil. SOU SURDO (A) SE PUDER ME AJUDAR COMPRE ESSA LEMBRANÇA. R$ 2,00. DEUS O ABENÇÕE. Ahá! Procedeu-se o seguinte diálogo, em Libras, entre eu e ela:

Eu: - Oi, vc é surda?
Ela: - Sim (com cara de surpresa). Oi, vc sabe Libras...
Eu: - Sim...
Ela: - Espera um pouco q já volto... tenho que recolher os outros chaveiros...

Dali um pouco ela voltou. Perguntou-me se eu já tinha almoçado e me convidou para almoçar junto com outros dois (2) outros colegas seus, que também "trabalham" no mesmo aeroporto. Resumo da história: em uma tarde conheci 3 surdos que ganham a vida em cima de sua surdez, num grande aeroporto brasileiro. E mais, eles não ficam com o $$$ da venda dos souvenirs; pelo contrário, são gerenciados por alguém e recebem salário fixo!!! "Aqui é melhor", disse um deles, "aqui a gente não pega chuva, tem ar condicionado... outros tem que trabalhar na rua, em ônibus apertados, nas sinaleiras...".

Geeeente, só esse episódio, sumariamente detalhado, rende um bom de um debate, não?

  1. Eles não tem autorização legal e expressa do aeroporto para venderem ali.
  2. Me contaram que quando são descobertos, algumas vezes, até apanham dos seguranças (mas só dos de boné preto, dos outros não). Parêntesis: Uma das surdas é razoavelmente oralizada, e qdo estava no almoço com eles, um segurança amigo deles pediu pra eu perguntar para ela porque que quando eles pegam ela, ela começa a falar! Ou seja, os caras pensam que é gente se fazendo de surdo!
  3. Usam o argumento da surdez para venderem o souvenir (e ainda por cima super faturado, né? Um chaveirinho desses não deve custar mais de R$0,50 nas lojinhas por aí...). O discurso por trás do bilhetinho é: "Tenha pena de mim, sou surdo, coitadinho, compre e me ajude!".
  4. E complementam com a frase DEUS TE ABENÇÕE. Fala sério, né? A bênção de Deus não tem muito a ver com ajudar ou não ao pobrezinho do surdo, concordam? (Eu de verdade creio em Deus, no seu amor, e nas suas bênçãos sem medidas sobre os que creem no seu Nome, ok? O que quero dizer aqui é que Deus não vai te abençoar pq vc pagou R$2,00. Deus não faz negócio ou barganha com a gente. Ele é Deus, e nos ama incondicionalmente! Deus não depende da tua contribuição para te abençoar. Claro que ele nos ensina a praticarmos as boas obras (veja na Bíblia, em Efésios 2:10), como atitude de quem é grato pela graça e misericórdia dele, e não, repito, como troca/negócio/barganha com Ele! E, outra, será que incentivar eles a continuarem nessa condição, comprando o chaveirinho, seria uma boa obra mesmo? É como dar esmola na sinaleira/semáforo: quanto mais vc der, mais o cara/criança vai continuar ali pedindo, e nunca a vida dele vai mudar!).
Ok, Laura, mas esse episódio aconteceu uma vez na tua vida, coisa rara, vai ver que eles nem tão mais lá...NANANINANÃO, minha gente! Então que "no dia desses" em que reencontrei essa minha amiga, conversamos rapidinho, ela pediu licença pois tinha que ir trabalhar. Comentou que eu estava diferente (fazia alguns meses que eu tinha passado por lá), e comparou com uma foto nossa que tinha em seu celular (sim, gente, eu tirei foto com eles. Eles gostaram de mim, fazer o quê? Haha! Uma coisa é o que eles fazem com suas vozes - vendem-nas! - consciente, ou inconscientemente, e outra coisa é a pessoa deles... acho que são coisas diferentes, ok?).


Tá, mas por falar em celular, o meu que não tem o recurso fotográfico, teria sido muitíssimo útil se o tivesse. Nesse mesmo "dia desses", eis que algumas horas após me despedir da minha amiga, estava eu lá, sentada de novo, lendo uma revista, quando uma outra mulher se aproxima, e larga um papel em cima da minha revista. Ei!? Eu pego, olho pra ela e pergunto: O que que é isso? (referindo-me ao papel). Ela não falou nada, e empurrou o papel na minha direção novamente. OLÁ MEU NOME É FULANA. SOU DEFICIENTE AUDITIVA E PRECISO DE 1 APARELHO AUDITIVO NO VALOR DE R$ 1.500,00 (HUM MIL E QUINHENTOS REAIS). POR FAVOR, ME AJUDE COM R$10,00 OU R$5,00. Em baixo da mensagem em letras garrafais estava assinado: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS SURDOS. Daí tinha uma lista em que vc, que contribuisse, assinava seu nome e o valor. Naquela listinha a mulher já tinha mais de 50 pila. E tinha várias listinhas circulando ali naquela sala. Sei lá por quê, mas me deu uma raiva daquila situação! Dessa vez não fui simpática, não puxei papo, não tirei foto, e até achei que nem surda a mulher fosse! "Que absurdo!", pensei, "nem existe essa tal de associação...". Quando ela voltou para pegar de volta o "papelgranda" caridade, eu olhei bem pra ela e sinalizei: "CONSEGUE APARELHO GRÁTIS". Ela não fez nada, e eu insisti: "SABE LIBRAS???". Daí ela fez um "sei" sinalizado "marromenos", pegou o papel e se mandou dali.

Mas bah, tchê! Quanto surdo explorando (e sendo explorado) nesse aeroporto! Repito: nada contra os surdos em si. Tudo contra a máfia que os gerencia e abusa de sua condição. E que segue manutenindo a imagem do surdo incapaz, coitadinho, descapitalizado social e culturalmente. Como alguém que merece nossa pena e ações caritativas.

E a vida segue, a luta continua, a "voz" do aeroporto orienta a não darem esmolas a pedintes, e eu embarco no meu avião, me questionando se um dia esse país vai decolar de vez.

Laura - a colaboradora (às vezes meio inconformada com as coisas!)

29 de fev. de 2012

Pesquisa sobre as escolas de surdos - Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná

Olá pessoas queridas, tudo bem?

Este post é urgente e muito importante, destinado especialmente às escolas de surdos da região Sul do Brasil. Por isso, se você é aluno, professor, instrutor, funcionário ou próximo a pessoas de escolas de surdos dessa região, peço sua ajuda para divulgá-la!

Como vocês sabem, em nosso país, nós que somos a favor da manutenção das escolas para surdos estamos lutando contra várias políticas do governo federal que tenta acabar com elas. Por isso, vários movimentos estão sendo organizados, entre eles o Movimento Surdo em Favor da Educação e da Cultura Surda. Este movimento está realizando uma pesquisa nas escolas de surdos, e para isso, é necessário que um representante da escola preencha este questionário (clique aqui) e o envie, até o dia 12/03, para estes e-mails (clique aqui).

Os dados coletados serão utilizados para a elaboração de um documento que será entregue à presidente Dilma durante o Ato que ocorrerá na comemoração dos 10 anos da Lei de Libras, em 24/4, em Brasília.
Abaixo, um vídeo em Libras de uma das líderes do movimento, Mariana Hora, explicando sobre esta pesquisa:



Abraço! Participem e ajudem a divulgar...

23 de fev. de 2012

Promoção "Um Sinal para o Vendo Vozes"



Olá queridos! Como estão?

Bem, estamos dando início à primeira promoção do Vendo Vozes de 2012. No ano passado, conversando com a colaboradora Laura, nos demos conta de que o blog Vendo Vozes precisa de um sinal próprio, em Língua de Sinais, e nada melhor do que os nossos leitores para nos ajudar nessa tarefa.

Então, estamos lançando a promoção "Um Sinal para o Vendo Vozes", e convidando vocês a participarem. É muito fácil: crie um sinal inédito na Libras para o Blog Vendo Vozes, filme e publique o vídeo no YouTube (pode ser um vídeo privado). Depois, salve o link para o vídeo, e envie através deste formulário (clique aqui), com seus dados pessoais.
Cada pessoa pode enviar quantos vídeos quiser, até o dia 22/04/2012. Após isso, eu e a Laura vamos escolher o sinal que mais "combine" com o blog. O vídeo vencedor será divulgado aqui no blog, e o ganhador receberá em casa um exemplar do livro "A Surdez: um olhar sobre as diferenças", de Carlos Skliar.

Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail blogvendovozes@gmail.com, ou ser postada abaixo, em "comentários".
Contamos com a participação de vocês.
Beijos, Vanessa.

Concursos - Libras

Olá pessoal,

  • Estão abertas, até o dia 01/03, as inscrições para o concurso público de técnicos administrativos da UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul) que oferece uma vaga, para a região de Chapecó, SC, para Tradutor e Intérprete de Libras. A remuneração mensal chega a R$ 2.125,94, e a prova será no dia 18/03. O valor da inscrição é R$ 50,00 e pode ser feita no site dos Concursos UFFS (aqui).

  • Outro concurso interessante para a vaga de Interlocutor de Libras (esse cargo eu ainda não tinha visto) está aberto até o dia 05/03 pela Prefeitura de Mogi Guaçu (SP). Entre as atribuições do cargo estão: Atuar na condição de interlocutor entre docentes e alunos, nas diversas unidades de ensino da rede municipal e municipalizada; assegurar aos alunos surdos ou com deficiência auditiva, a comunicação interativa professor-aluno no desenvolvimento das aulas; possibilitar o entendimento e o acesso à informação, às atividades e aos conteúdos curriculares, no processo de ensino e aprendizagem nas classes e/ou nas séries da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e EJA; Adaptar materiais em LIBRAS, seguindo orientações do AEE e atuar nas atividades extra  classe (gincanas, passeios, etc.). O candidato precisa ter ensino médio e comprovar seu conhecimento em Libras (PROLIBRAS, ou certificado de cursos de Libras somando 120 hs, ou especialização na área). O concurso oferece apenas 1 vaga para o cargo, com carga horária de 180 hs mensais (o que dá, em média, 45h por semana!!!) e o salário??? R$ 945,95!!! Se você ainda quiser conferir, editais e inscrições podem ser acessados aqui!
  • Vai fazer alguma  prova? Bons estudos e boa sorte!

6 de fev. de 2012

II Congresso Iberamericano de Educação Bilíngue para Surdos


Olá pessoal,
Estamos divulgando o II Congresso Iberamericano de Educação Bilíngue Para Surdos, que acontecerá entre 24 e 28 de abril em Assunção, no Paraguai.

Até o dia 28/02 você pode garantir a sua vaga, através de uma pré-inscrição, por e-mail. Para realizá-la, envie seus dados (Nome, sobrenome, profissão, ocupação atual, ouvinte ou surdo, familiar ou não de surdo, país de residência, e-mail e telefone (com DDI e DDD) para o e-mail congreso.iabs@gmail.com, aos cuidados de Verônica Sánchez R.

Valores de inscrição:
- Surdos (até o congresso) - US$ 75
- Ouvintes (até 28/02) -  US$ 85
- Após esta data - US$ 100

CONVIDADOS CONFIRMADOS:

  • KRISTINA SVARTHOLM (Suécia) 
  • CARLOS SÁNCHEZ (Venezuela)
  • PEPI CEDILLO (Surda, Espanha) 
  • ANA LODI (Brasil)
  • PILAR FERNÁNDEZ VIADER (Espanha) 
  • ROBERT JOHNSON (USA)
  • BENOIT VIROLE (França) 
  • PAULA BOTELHO (Brasil)
  • MERCEDES OBREGÓN (México) 
  • SILVANA VEINBERG (Argentina)
  • BORIS FRIDMAN (México) 
  • LEONARDO PELUSO (Uruguai)
  • ROCÍO CABEZAS (Equador)

ÁREAS TEMÁTICAS:
A) O MODELO BILÍNGUE: UM FRACASSO NÃO
ANUNCIADO
1. O modelo bilíngue na teoria e na prática (1987 – 2012). Expectativas e frustrações;
2. O desenvolvimento de linguagem e a inteligência nas crianças surdas privadas de
uma língua natural; 3. Exceções e paradoxos. Os surdos “exitosos”, a
língua oral e a resiliência.

B) A LÍNGUA ESCRITA: A SEGUNDA PERNA DO
MODELO QUE CONTINUA MANCA
1. Aprender a ler em um sistema alfabético: missão impossível? Alfabetização, consciência
fonológica, letramento;
2. A língua escrita na sociedade. Telefonia celular e Internet: o que os surdos leem e o que não
leem?
3. A língua escrita na escola. A obstinação pedagógica. A leitura e a escrita ocupando o
vazio deixado pela língua oral;
4. Por que os surdos “devem” aprender a ler?
5. Leitura informativa e leitura formativa. A dimensão literária e o pensamento metafórico.

C) A LÍNGUA DE SINAIS: PASSADO, PRESENTE E
FUTURO
1. A língua de sinais: inacessível aos ouvintes?
2. A comunicação com ouvintes: quem tem interesse em falar com os surdos?
3. A interpretação: comédia ou martírio?
4. O status atual das línguas de sinais: quem, onde e quando ela é usada? E de que se fala?
5. A língua de sinais: uma língua ameaçada de extinção?

D) A COMUNIDADE DE SURDOS
1. A incapacidade: alternativa “ouvintista” à concepção socioantropológica da surdez?
(1a) A negação da diferença: “Os surdos podem fazer qualquer coisa, menos ouvir”;
(1b) A negação da diferença: surdos, cegos, deficientes físicos e deficientes mentais: todos
juntos ao seio benevolente da “incapacidade”; 2. A comunidade de surdos: uma comunidade de
não capacitados?
3. Etnicidade e surdez: um povo fictício sem território e sem história? Ou uma nação que
defende sua língua e sua cultura como luta por sua sobrevivência?
4. Os membros da comunidade (4a) Surdos x surdos: separados pela cultura? (4b) Os CODAs: membros natos ou intrusos dissimulados?
(4c) Os hipoacúsicos: sorte ou desgraça?
(4d) A hipoacusia: realidade sociocultural ou constructo clínico? O que entendem e o que
não entendem os hipoacúsicos? O desenvolvimento de linguagem dos
hipoacúsicos na língua oral.

E) OS SURDOS FRENTE AO SEU DESTINO
1. Um mundo sem surdos? O sonho eugênico de Alexander G. Bell;
2. A inclusão escolar;
3.Os implantes cocleares;
4. A manipulação genética;
5. O sentido da luta pela causa dos surdos;
6. Pela emancipação dos surdos!

Para maiores informações acesse a página do evento no Facebook (aqui).

Não perca!!!
Abração,
Vanessa.

Libras em Piracicaba (SP)


Olá pessoal,

Para quem é de Piracicaba (SP) ou mora ali perto e quer estudar Libras em 2012, o Centro de Assistência de Referência à Surdez LTDA (CerSurdo) está com inscrições abertas. 

O endereço é: Avenida São Paulo, 619, Paulicéia. Piracicaba/São Paulo.
Horário das turmas:
Básico 3as e 5as 19:00 as 21:00 início 23/02
Sábado 08:00 as 10:00 início 25/02
Sábado 10:00 as 12:00 início 25/02
Observações:
Intermediário possivelmente as 4as e 6as e aos sábados quinzenal... (horário a definir) início 24/02
Avançado as 4as e 6as (horário a definir) início 24/02

Contato:

Juliana 97105474

Flávia 81136423 93404277 97778228

Cersurdo 34226555

Volta das Férias

Foto tirada para os leitores do Vendo Vozes
(Florianópolis/SC)
Olá pessoal, tudo bem?
Estou oficialmente voltando das férias maravilhosas que tive, e agradeço a todos os leitores que continuaram acompanhando o blog neste período. Espero que vocês também possam ter descansado e recarregado as baterias para 2012.

Já estamos começando com várias novidades, então se você quiser divulgar algum evento, curso, chamada para publicação, etc, é só escrever para blogvendovozes@gmail.com.

Abraços a todos!
Vanessa

2 de fev. de 2012

Oficial Surdo no Exército

Bem, na verdade é numa espécie de CPOR do Exército (e pra quem não é familiarizado com o mundo militar, CPOR é Centro de Preparação de Oficiais da Reserva, que é quando o guri tem que servir, mas já está cursando alguma universidade, daí, se ele é selecionado (e voluntário, atualmente), ele faz o cpor durante o expediente em que não está na faculdade). Explicações à parte, gente, não é no Exército Brasileiro que tem oficial surdo, não...(Ahhhh, Laura, sério?! Puxa, eu jurava que era...!). É no Exército: (_) Francês, (_) Americano,  ou (_) Russo? Deu seu palpite aí? Pois então se você acha que é no Exército Americano - só pq [quase] tudo que vem de lá é fashion, lançam moda a toda a hora [apesar de estarem em crise], são o sonho de turismo de todo o mundo [oi?], e estão a alguns anos luz à frente de nós em se tratando da inclusão de surdos - você ACERTOU! Pois então que nesse site TED (T de Technology, E de Entertainment, e D de Design) a gente encontra um monte de apresentações de gente importante e inteligente, além de influente e bem sucedida naquilo que faz, falando sobre os mais variados assuntos. Num deles, Keith Nolan, surdo, fala de sua luta para ingressar nas Forças Armadas Americanas e servir ao seu país. Vale a pena conferir, gente!!!

Pra quem, como eu (ainda) não domina a american sign language (ASL), o vídeo contém a tradução oral em inglês feita simultaneamente, e conta tmb com a legenda em inglês. Se seu inglês ainda não desenrola muito bem, segue abaixo do vídeo do Keith uma dica para acionar a legenda em português pelo youtube, ok? Confiram o vídeo, e deixem a sua opinião nos comentários: vocês acham que no Brasil, os surdos poderiam servir nas Forças Armadas, ou o caso de Nolan (e do Exército de Israel) são exceções absolutas?


Esse é o Keith Nolan!

Como acionar a legenda em português (clica em Youtube no vídeo acima, pra poder adicionar):

Bjos, Lau - colaboradora

30 de jan. de 2012

Desconto na inscrição: III Congresso TILS (15 a 17 de agosto de 2012)

Bom dia, pessoal!!!
Gente, expira hoje o prazo para se inscrever com um bom de um desconto no III Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa. Eu fui no II Congresso e tals, até mandei meu relato aqui pro blog (não lembra? Não leu? Veja aqui!) e digo a vocês que vale a pena o investimento (e a viagem pra Floripa, né?!). Neste ano, o congresso ocorrerá no espaço para eventos de um hotel com vista pro mar, tipo, além de muito interessante e importante as discussões que lá ocorrerão, o lugar promete! Ahhh, e eu já ia me esquecendo de contar também que ninguém mais ninguém menos que o atual Presidente da Gallaudet University (da qual falamos aqui e aqui), Hurwitz, estará presente! Então, genteeeem, não vamos perder tempo e vamos logo garantir nossa presença nesse congresso imperdível! Apesar de a programação não estar completa ainda, quem é pesquisador e tem trabalhos desenvolvidos na área, já pode submetê-los para apresentação (e divulgar sua pesquisa, e ganhar certificado, e engordar o lattes).

Ficou animado???
Então clica aqui e faz a tua inscrição: http://www.congressotils.cce.ufsc.br/2012/index.html

22 de jan. de 2012

Gallaudet University (Parte 2)

Olá pessoal,

Como estão curtindo as férias?
Hoje vou continuar nossa conversa sobre a Gallaudet University! 

Como eu disse no post anterior, meu primeiro conhecimento sobre a Gallaudet foi através do livro "Vendo Vozes", de Oliver Sacks. A terceira parte do livro foi escrita a partir da revolta dos estudantes em março de 1988. A partir das notícias de jornais e da imprensa a partir da revolta, Sacks escreveu um artigo que teve muita repercussão, chamado "The revolution of the Deaf" (= a revolução dos Surdos), que pode ser acessado inteiramente aqui, publicado em inglês no "The New York Review of Books", naquele mesmo mês, dia 09. Ele fala no artigo que os protestos de Gallaudet estavam estampados em várias revistas e jornais (para ler a reportagem do The New York Times daquele dia, clique aqui). O protesto era para que a universidade tivesse um reitor surdo, como nunca havia tido antes.O protesto tinha como lema "Deaf president now", ou seja, "Diretor Surdo Agora", pois os estudantes queriam o direito de serem dirigidos por alguém que compartilhasse de sua mesma cultura, experiências, língua, algo que só um surdo poderia fazer, genuinamente.

Protesto em Gallaudet, 1988

A respeito dos protestos, Sacks escreveu:
"Muitas revoluções, transformações e tomadas de consciência ocorrem como resposta a circunstâncias imediatas (e intoleráveis). O que se destaca tanto na greve de 1988 do Gallaudet é a sua consciência histórica, o senso de profunda perspectiva histórica que a molda. Isso ficou evidente no campus; " (Vendo Vozes, pg. 114).

E hoje, quais são as lutas que a comunidade surda ainda precisa empreender?

Referência:
Linha do tempo da história dos surdos: http://www.pbs.org/wnet/soundandfury/culture/dhpop/popup22.html

15 de jan. de 2012

Gallaudet University - Universidade Gallaudet (Parte 1)

Olá queridos!


Hoje gostaria de começar a falar um pouco sobre a Universidade Gallaudet, a mais renomada universidade de surdos do mundo. Tomei conhecimento sobre a universidade na primeira vez que li o livro "Vendo Vozes", de Oliver Sacks, no início de meu interesse pela educação dos surdos. A partir de então comecei a pesquisar sobre ela e me encantei, é claro, devido a seu pioneirismo e importância para a história dos surdos.
É importante saber que ela é a primeira e a maior universidade do mundo cujos programas são voltados para pessoas surdas, e fica em Washington, capitados dos Estados Unidos. Por isso, a primeira língua língua lá é a ASL, Língua de Sinais Americana, e a segunda é o inglês. Isso significa que todos os funcionários, professores e alunos utilizam a língua de sinais para se comunicar.

Edward Miner Gallaudet, primeiro diretor

A Gallaudet foi criada em  1857, e naquela época se chamava Columbia Institution for the Instruction of the Deaf and Dumb and Blind (ou seja, no início era um internato para crianças surdas e cegas). Seu primeiro diretor foi Edward Miner Gallaudet, filho de Thomas Gallaudet, aquele que havia criado a primeira escola para surdos nos Estados Unidos. Por isso, em 1954 o congresso americano trocou o seu nome para Gallaudet College, em homenagem à família Gallaudet.


Em 1896 a instituição passou a se chamar Gallaudet University, podendo desenvolver cursos acadêmicos também.
Atualmente, a instituição oferece educação completa para os surdos, desde educação primeira até doutorado, com oferta de mais de 40 cursos diferentes, e anualmente ela recebe cerca de 2.000 matrículas.
Se você quiser saber mais sobre essa universidade incrível, acesse o site oficial: http://www.gallaudet.edu/

Em breve, um novo post com mais informações!
Abraço.

Referências:
Foto de Edward - http://american-education.org/895-gallaudet-university.html
História: http://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_Gallaudet;
http://www.gallaudet.edu/

12 de jan. de 2012

PARABÉNS A VOCÊ!!!


Hoje, 12 de janeiro, é o aniversário da queridíssima
Vanessa de O. D. Pires
 autora do vendovozes.com! Em nome de todos os colaboradores, leitores e amigos, quero te desejar um feliz aniversário, Vanessa, que tenhas muitos mais anos de vida, com as bênçãos de Deus e a paz de Jesus! Muito sucesso no teu doutorado, e em todos os teus projetos!

Beijão da Laura — a colaboradora

Curso de Libras - Porto Alegre - Escola Concórdia

Olá pessoal,
favim.com
Para todos os que estão planejando cursar Libras em 2012 e vivem próximos à Porto Alegre, abaixo segue a divulgação do curso oferecido na Escola Especial Concórdia, da Rede Ulbra (a escola fica perto do Iguatemi).
O curso terá início em  03 de março, e serão oferecidas turmas nos níveis básico, intermediário e avançado.
 Para a pré-inscrição, favor enviar e-mail com nome completo, telefone e e-mail para contato para o endereço ulbraespconcordia@ulbra.br.
O cronograma do curso com datas, conteúdos, horários e valores podem ser acessados aqui!

Abração,
Vanessa.

8 de jan. de 2012

Deaf Google

Olá queridos!
Hoje quero mostrar uma ferramenta muito legal que o Google, tão conhecido site de busca, criou: O Deaf Google, um site de busca específico para assuntos relacionados à surdez. Infelizmente o site ainda está disponível apenas na versão em inglês, mas dá pra ir testando algumas buscas e ir treinando, antes da versão em Língua Portuguesa, né? Que tal?

Layout do Deaf Google (Google Surdo)
Abraços,

4 de jan. de 2012

Publicação sobre o II Congresso Internacional de Ed. para Surdos

Olá pessoal,
Tudo bem? O querido Antônio Campos Abreu, já entrevistado pelo blog (veja aqui) nos enviou, gentilmente, uma publicação do II Congresso Internação de Bilinguismo e Educação para Surdos (divulgado aqui) que ocorreu em agosto do ano passado, na Escola Rio Branco, em São Paulo. A publicação traz muitas informações de tudo o que ocorreu no evento, participantes, mesas-redondas, reivindicações, material sobre educação de surdos em todo o mundo. Vale a pena conferir (clique aqui)
Obrigada mais uma vez, Antônio.

Abraço,
Vanessa.

1 de jan. de 2012

Ganhadora da Promoção Diálogos

Olá pessoal,
Jana e o livro

A Janaina Cabello, ganhadora da Promoção "Diálogos", de novembro (veja aqui) nos mandou uma foto muito legal com o livro que ela recebeu do blog, "Diálogos entre Linguística e Educação", e precisei compartilhar com vocês!
Obrigada Jana, obrigada a todos os leitores do blog e àqueles que têm confiado em nosso trabalho, oferecendo essas obras que muito contribuirão para o nosso aperfeiçoamento acadêmico e profissional.
Para contatos, escreva para: blogvendovozes@gmail.com.

Abraços,
Vanessa.