28 de mai. de 2012

Promoção "Língua de sinais é...."

Olá pessoal!
Conforme anunciado aqui o Blog Vendo Vozes estará sorteando um exemplar do livro "Estudos da Língua Brasileira de Sinais", da editora da UFP.
Fonte: www.favim.com/image/409291

Para concorrer ao livro, que será enviado pelos correios para o ganhador, você precisa ser seguidor do blog e completar a frase "Língua de sinais é...." (em "comentários" deste post), explicando o que a Língua de sinais representa para você.

Você pode participar quantas vezes quiser, mas precisa incluir na postagem seu nome e e-mail, ok?
A promoção ocorrerá entre 28/05 e 25/06. Participe!!!

26 de mai. de 2012

Libras para acadêmicos

Olá pessoal!

Como a maioria de vocês sabe, em abril passado a lei conhecida como "lei da Libras" (LEI Nº 10.436 de 24/04/2002) completou 10 anos. Neste período, grandes avanços foram alcançados, como a presença de intérprete de Libras para alunos surdos incluídos nas instituições de ensino (embora muitos ainda precisem entrar na justiça para usufruir deste direito) e a inclusão de uma disciplina que ensine Libras nos currículos de Licenciatura e Fonoaudiologia.
Cada instituição tem "dado o seu jeito" para realizar essa disciplina, que varia muito em número de horas e conteúdo programática de uma instituição a outra. Algumas universidades, entretanto, tem até desenvolvido o próprio material didático para ensinar a Língua Brasileira de Sinais a seus acadêmicos, e aqui quero registrar duas iniciativas que conheci.
Anderson e eu.
A primeira é a publicação do livro "Libras para Acadêmicos", desenvolvido pelo Professor da UFMT Me. Anderson Simão Duarte. Conheci o Anderson no Paraguay, no II Congresso Iberamericano de Educação Bilíngue para Surdos, e lá ele me apresentou o seu trabalho.
Trata-se de um livro didático distribuído gratuitamente pela UFMT aos acadêmicos de Libras, com ótima qualidade gráfica e com uma metodologia de ensino e pesquisa desenvolvida por Anderson na dissertação de mestrado em Estudos da Linguagem pela UFMT, cujo título foi: "O ensino de LIBRAS para ouvintes numa abordagem dialógica: contribuições da teoria bahktiniana para a elaboração de material didático".


Capa do livro.

Explicação das representações dos sinais no livro.

Exemplo de página do livro.
Quem tiver interesse em obter uma cópia do livro ou saber mais informações sobre ele, pode entrar em contato com o Prof. Me. Anderson, pelo e-mail andersonlibras@hotmail.com.

Outra iniciativa de elaboração de publicação para as aulas de Libras é o livro "Estudos da Língua Brasileira de Sinais", lançado em 2011 pela Editora da UPF, que pode ser adquirido aqui. O livro possui uma série de artigos sobre a educação de surdos, a natureza e estrutura da língua de sinais, o papel do tradutor-intérprete e muitas ilustrações de sinais.
Capa do livro.


|Exemplo de página.
Contracapa
Fiquem ligados, pois em breve nós estaremos realizando o sorteio de um exemplar do livro "Estudos da Língua Brasileira de Sinais".

Abraço e ótima semana,
Vanessa.

20 de mai. de 2012

Notícias da minha Qualificação de Tese...


Olá queridos, tudo bem?
Estou desde o início do mês em postar nada no blog porque estou trabalhando bastante! Começamos a 4ª edição EAD do curso "Introdução ao Ensino de LP para Surdos", e estou bastante envolvida na organização de outros cursos, além da minha tese.
Como ainda não havia trazido nenhuma informação para vocês da minha qualificação de tese, mando abaixo algumas fotos. A qualificação é uma etapa onde nosso projeto de tese, já em desenvolvimento é analisado por uma banca - que geralmente é a mesma da defesa da tese - mais ou menos na metade do curso de doutorado. Como já cursei quase dois anos e meio, a banca avaliou meu projeto, o que já fiz até agora, minhas leituras, as análises dos meus dados, etc. Meu projeto busca analisar o letramento dos surdos universitários. Cada professora dá o seu parecer e, principalmente, orientações e dicas para os próximos passos. Até os dias que antecederam a qualificação eu estava bem tranquila, mas no dia fiquei bastante nervosa, ansiosa, afinal queria muito saber a opinião das professoras sobre meu trabalho, e quais os próximos passos a tomar. Graças a Deus este momento foi ótimo, todas as professoras contribuíram muito para o crescimento e desenvolvimento da minha tese. Fiquei muito feliz pelo resultado!



Na primeira foto, eu estou concentrada no meu projeto. Na foto acima, Professora Cátia Fronza (UNISINOS) dando seu parecer, ao lado da Professora Ana Lodi (USP). Abaixo, Professoras Ana Lodi, Ana Guimarães (UNISINOS - orientadora) e Dorotea Frank Kersch (UNISINOS).
Algumas queridas colegas também estiveram presentes, a quem agradeço o apoio, como Fernanda Falkoski, Andreia Didó, Taiane Malabarda, Ales­san­dra Preus­s­ler, Lisiane Raupp e Vânia Chiella. A meu amado esposo Bruno, que me acompanhou em mais esta etapa, meu muito obrigada pela parceria de sempre! Te amo!
Obrigada também a todos os que torceram por mim. Tenham certeza de que quando a tese estiver pronta, será amplamente divulgada a todos. 

6 de mai. de 2012

Sinal escolhido para o nosso blog!

Oi queridos leitores, tudo bem?
Estamos aqui para anunciar o sinal escolhido para representar o Vendo Vozes em Língua de Sinais, em promoção anunciada aqui. O criador do sinal foi o João Paulo, de São Paulo, nosso querido amigo e leitor do blog há bastante tempo!

Assistam abaixo o sinal criado por ele:



O que acharam? Nós gostamos muito. Obrigada, João, e parabéns!!!
Abraço,
Vanessa e Laura.

3 de mai. de 2012

Chamada para audiência pública sobre educação de surdos- FENEIS/RS


Oi gente!

Hoje quero compartilhar um recado importante, a pedido da Ana Paula Jung, tradutora e intérprete de Libras, professora de surdos, e militante da causa surda, atuante no Movimento Surdo em Defesa da Educação e da Cultura Surda.

No dia 04/06/2012, das 8h às 12h, a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia estará promovendo um amplo debate sobre a temática da Educação Bilíngue para Surdos no RS, no Auditório Dante Barone.



É importante que todos os interessados estejam presentes, e se informem sobre esta audiência.
Você pode se informar na página do Facebook que reúne vídeos, informações, combinados e outros estão sendo compartilhados.

Abaixo divulgamos o ofício enviado pela FENEIS/RS para as escolas de surdos e instituições, explicando sobre o evento e convidando todos a participarem!


CONTEÚDO DO OFÍCIO CIRCULAR DA FENEIS/RS

Caríssimas Equipes Diretivas e Pedagógicas das Escolas de Surdos e das Escolas Regulares que possuem Classes de Surdos em funcionamento no Rio Grande do Sul

                Ao cumprimentá-los cordialmente, vimos por meio deste, compartilhar uma informação da mais alta relevância para o futuro da educação de surdos em nosso estado. Na data de 04 de junho de 2012, a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul realizará uma grande Audiência Pública para tratar da temática da Educação de Surdos, principalmente frente aos novos modelos de inclusão de alunos surdos no ensino regular e às propostas do Movimento Surdo em Defesa da Educação e da Cultura Surda da FENEIS Nacional, que está desde 2011 reivindicando espaço de fala na defesa das Escolas e Classes Bilíngues para Surdos. A referida Audiência Pública acontecerá no Auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa, com início marcado para as 8h e término às 12h.
                A FENEIS Nacional e suas Regionais, articulada com a Comunidade Surda Brasileira, vem propondo diferentes ações relacionadas a esta temática, especialmente frente a atual política da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, com vias a tornar públicas pesquisas de grande relevância e que tem comprovado o elevado grau de eficiência das escolas e classes bilíngues para surdos, quando comparadas aos resultados apontados por alunos surdos incluídos em escolas regulares, denominadas de “inclusivas”.
Neste cenário, a FENEIS/RS, entidade que vem assumindo, desde a década de noventa, um papel de protagonismo frente à luta na defesa dos direitos dos surdos gaúchos, renova o compromisso expresso através de seus ideais ao atuar ativamente na disseminação das informações correlatas a esta temática, tão atual e que carece de ampla discussão e conhecimento por parte do poder público e da sociedade civil, que em grande parte desconhecem a realidade, as demandas e necessidades da pessoa surda.
Assim, pelo trabalho incansável de lideranças surdas e ouvintes de nosso estado, conquistamos este importante espaço de fala, onde o principal objetivo da FENEIS e do Movimento Surdo Gaúcho é o de pressionar a Assembléia Legislativa para a criação de um Grupo de Trabalho, para encaminhar as políticas públicas voltadas ao atendimento educacional dos alunos surdos, tanto na rede pública quanto na rede privada, abrindo um espaço formal de debate para a futura consolidação de garantias legais.
Graças à efetiva participação de lideranças gaúchas, muito se tem avançado inclusive em nível nacional. Exemplo disso fora a conquista advinda com a publicação do Decreto Nº 7.611, de 17 de novembro de 2011, que em seu texto prevê a coexistência de escolas regulares e escolas especializadas, bem como, em seu parágrafo 2o , aponta claramente que “No caso dos estudantes surdos e com deficiência auditiva serão observadas as diretrizes e princípios dispostos no Decreto no 5.626, de 22 de dezembro de 2005, abrindo um enorme precedente para que a Educação Bilíngue em Escolas e Classes Específicas seja garantida na forma da Lei.
Além desta vitória, a inclusão da temática, bem como a necessária adequação textual para garantir Libras como 1ª Língua e Língua Portuguesa escrita como 2ª Língua no Relatório Final do PNE – Plano Nacional de Educação, apresentado pelo Deputado Angelo Vanhoni no dia 24/04/2012 em Brasília, na presença de surdos e ouvintes apoiadores de todos os estados brasileiros, é mais uma prova de que a mobilização coletiva é a única maneira de fortalecer o Movimento Surdo e garantir direitos fundamentais, como o direito à educação em escolas de surdos.
A PRESENÇA MACIÇA DAS COMUNIDADES SURDAS ESCOLARES FAZ-SE FUNDAMENTAL NESTE MOMENTO, POIS LUTAMOS PELO MESMO OBJETIVO PRINCIPAL: OFERECER AS MELHORES CONDIÇÕES AOS ALUNOS SURDOS, NAS ESCOLAS E CLASSES DE SURDOS.
No “Facebook” foi criado um grupo fechado, para organizar a confecção de camisetas, faixas, “mãos azuis”, entre outros, mobilizando educadores, pais, alunos e professores surdos para fazer-se presentes no dia 04/6, CUJA SOLICITAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO É LIVRE, BASTA PROCURAR POR: “Educação Bilíngue para Surdos no RS – NÓS APOIAMOS!”
Dúvidas e sugestões também podem ser encaminhados por e-mail para Ana Paula Jung, uma das organizadoras do Movimento Surdo no RS, através do e-mail jung.ana@gmail.com ou pelo telefone 054 8110-8546, bem como contato direto com a FENEIS/RS.
Certos de sua especial atenção a este pedido, despedimo-nos cordialmente, no aguardo de seu pronto retorno.
Atenciosamente,
Francisco Eduardo Coelho da Rocha
Diretor FENEIS Regional RS







Para
Equipes Diretivas e Pedagógicas das Escolas que atendem alunos surdos no Rio Grande do Sul
Estado do Rio Grande do Sul

Abaixo, vídeo com a divulgação da audiência.

Curso de Libras em Porto Alegre (gratuito) - IFRS

Oi pessoal.
Hoje tenho uma ótima notícia! O IFRS está oferecendo, gratuitamente, vagas para o nível 2 do curso de Libras. Se você é de POA ou da grande POA e tem essas datas e horários disponíveis, informe-se! As vagas são limitadas.
O blog do PROPEL é http://www.propel-ifrs-poa.blogspot.com.br/.

Abraço e boa sorte!
Vanessa

2 de mai. de 2012

A educação bilíngue de surdos em discussão

Olá pessoal,
Hoje quero falar sobre o tema principal do II Congresso Iberamericano de Educação Bilíngue para Surdos: "em busca de um modelo pedagógico conforme às características étnicas dos surdos". Vários especialistas discutiram o tema, especialmente em relação ao grande insucesso da educação bilíngue para surdos na América Latina, que já completou 25 anos. Uma educação bilíngue de verdade só poderá ser oferecida ao surdo, quando, nas escolas bilíngues, os alunos tiverem contato intenso com uma língua de sinais genuína, e não uma mescla de língua oral e língua de sinal (como as línguas orais sinalizadas - espanhol sinalizado, português sinalizado) que não possuem as características reais das LS, mas imitam a gramática das linhas orais. Quando o aluno surdo possui uma língua de sinais genuína, e está é o meio de ensino na escola, este aluno poderá refletir sobre a língua (metalinguagem), desenvolver os demais conteúdos escolares e ser um leitor eficiente. Dessa forma, todos os participantes foram unânimes em defender a qualificação dos professores que trabalham com surdos, os mesmos devem ser realmente bilíngues. 
Assim, professores que trabalham com surdos precisam ser bons leitores, conhecer o processo de aprendizagem e desenvolvimento da leitura e da produção textual escrita, utilizar em sala de aula muitos textos na língua alvo, trabalhar os contextos de produção e leitura dos mesmos, e não se limitar apenas a um trabalho de léxico. Como afirmou Carlos Sánchez, "ler não é entender o que está escrito, mas o que NÃO está escrito", e "não se aprende uma língua com regras de gramática e repreensões, cobranças, mas desfrutando dela".
A Professora Kristina Svartholm contou a experiência de educação de surdos na Suécia. Referência como educação bilíngue de qualidade, hoje a Suécia conta com um programa de implantes cocleares muito intenso. O governo já promoveu a implantação de 90% das crianças surdas, entretanto, esta medida não garante que a criança seja ouvinte, ela continua sendo surda. Assim, uma grande parcela dos pais continua matriculando seus filhos implantados em escolas bilíngues de surdos, pois veem a necessidade que seus filhos participem da comunidade surda, saibam Língua de Sinais e estejam com outros surdos. Uma lei que existe há 3 anos garante que todos os surdos (implantados ou não) aprendam LS. Kristina lembrou que esses surdos não podem ser ignorados, mas também sejam considerados surdos, para que também tenham essa identidade.
Ainda a respeito do tema da educação dos surdos implantados, Bob Johson contou que a situação linguística dos surdos que estão recebendo implantes há 20 anos nos EUA é a mesma dos surdos que não possuem implantes, ou seja, o implante coclear não representa o fim da educação dos surdos. 


Boris Fridaman (México), Kristina Svartholm (Suécia), Robert Johson (Estados Unidos) e Carlos Sánchez (Venezuela).
(continua...)

29 de abr. de 2012

Notícias do II Congresso de Educação Bilíngue de Surdos (2012)

Olá pessoal,
Cheguei ontem do Congresso, muito cansada e com saudades de casa, mas superfeliz por tudo o que assisti, todas as pessoas que conheci e todas as ideias trocadas, enfim, tudo o que aprendi. Nunca tinha vivido momentos com tanta interação entre línguas juntas! Em pouco tempo, nos comunicávamos em Português, Espanhol, Inglês, Libras, sem falar nas inúmeras línguas de sinais que eram utilizadas no evento, que contou com participantes de toda a América Latina, além de Espanha, Estados Unidos e Suécia.
Eu trouxe bastante material que pretendo compartilhar com vocês aos poucos, aqui no blog!
Para começar, quero deixar duas fotos de pessoas muito legais que conheci lá.  A primeira foto mostra a equipe que veio de Coronel Sapucaia (MS), e a segunda, um grupo de professoras da única escola pública de surdos de Asunción (Paraguay).

Com a turma de Coronel Sapucaia (Mato Grosso do Sul), lanchando no Shopping Del Sol: Flávia (intérprete de Libras), Maria Eva Eringer (Secretária de Educação), eu, Regiani Peres (técnica em Educação Especial), Edenilsa Maciel (professora e intérprete de Libras) e Viviane Canhete  (intérprete de Libras e professora de Língua Portuguesa para Surdos).



Com as professoras da Escuela Especial nº 6 do Paraguay (escola pública de surdos): Sara, Rosa e Edelira.

Em breve, mais notícias pessoal!
Abraço, Vanessa.



25 de abr. de 2012

Balada dos Surdos (Profissão Repórter)

Olá pessoal!
Em 2010 eu havia publicado aqui que o programa Profissão Repórter havia feito uma reportagem sobre a Balada dos Surdos, mas na época eu não havia encontrado o vídeo para postar aqui. Depois de tanto tempo encontrei, e coloco abaixo o vídeo para compartilhar com vocês.


Antes tarde do que nunca!
Abraço,
Vanessa.


24 de abr. de 2012

CELEBRIDADES SURDAS – Parte 1

Olá queridos, tudo bem?
Pensei em trazer algumas postagens para vocês sobre pessoas surdas que se destacaram em suas áreas de atuação. Acho que elas são ótimos exemplos para nossos alunos (surdos ou ouvintes) e para nós mesmos, não acham?
Vou começar então com uma de minhas atrizes favoritas, Marlee Matlin. Comecei a gostar dela quando assisti ao filme "Filhos do Silêncio" ("Children of a Lesser God", 1986), na qual Marlee faz o papel da protagonista Sarah. Aliás, não fui apenas eu que me encantei com ela no filme. Ela fez tanto sucesso no papel que ganhou o Oscar de melhor atriz em 1987 (olhem aqui o vídeo da premiação, é emocionante!) e também o prêmio Globo de ouro, no mesmo ano.

Desde então, Marlee já trabalhou em vários filmes e seriados, e atualmente faz o papel de Melody, a mãe do Emmet na série "Switched at birth", que eu amo!!!

em "Switched at birth", Marlee é Melody, mãe de Emmett (interpretado pelo ator surdo Sean Berdy)

Abaixo, um pequeno textos sobre a participação dela no programa "Dancing with the Stars".

DANCING WITH THE STARS TEM COMPETIDORA SURDA


Como todos os competidores de "Dancing with the Stars" - a dança dos famosos americanos -, a atriz Marlee Matlin teve que pular, dar dois passos para cá e dois passos para lá, rodar, sambar e o que mais seu número de dança pedir, sem sair do ritmo da música.

A diferença dos outros competidores, no entanto, é que Marlee não escuta uma só nota musical. A atriz, que já ganhou um Oscar e já fez participações em todas as séries que você conseguir imaginar - é surda.Mas isso não será um problema, afirmou a atriz por meio de seu intérprete de longa da data, Jack Jason. Marlee se baseou no seu parceiro de dança, Fabian Sanchez. "Ele é minha música", afirmou ela. Sanchez mudou alguns passos das coreografias para que e ele e Marlee tivessem contato físico ou visual por mais tempo do que ocorreria normalmente. Mas mesmo quando ela fazia passos sozinha "ela tem um ritmo natural", afirmou o dançarino. "Ela está sempre no ritmo." Ele nunca tinha trabalhado com alguém surdo antes, mas tem achado Marlee mais fácil de lidar que com pessoas que ouvem. "Eu tenho alguém que nunca dançou, que nunca escutou música, então posso moldá-la da maneira que eu quiser. Ela é mais sensível às minhas orientações porque não está tentando seguir seu próprio ritmo."
Fonte: http://tv.globo.com/Entretenimento/Tv/Noticia/0,,AA1675282-7175,00.html


Para assistir ao vídeo de Marlee e Fabian acesse: : http://www.youtube.com/watch?v=jBhj7obyN30

23 de abr. de 2012

Surdocego recebe o título de doutor


Olá pessoal,
Esta notícia é antiga, e eu pensava já ter publicado aqui, mas acho que deixei como rascunho e acabei esquecendo de publicar... Mas é uma notícia tão legal, que vale a pena, não acham???



Professor Surdocego a Graduar Doutorado

The Yomiuri Shimbun

O professor associado surdocego do Centro de Pesquisas para Ciências e Tecnologias Avançadas da Universidade de Tóquio será graduado doutor.
Satoshi Fukushima, 45 anos de idade, será a primeira pessoa surdacega a receber o título de doutor no Japão. A cerimônia de entrega do título acontecerá no campus Kobama da Universidade de Tóquio na quarta-feira.
Fukushima perdeu a visão quando tinha 9 anos de idade e a audição aos 18. Entretanto, graças ao método "yubi tenji", o sistema tátil - baseado no braille - inventado pela sua mãe, Reiko, ele passou pelo vestibular da Universidade Metropolitana de Tóquio, tornando-se a primeira pessoa surdacega no Japão a ingressar na Universidade.
Fukushima, que estuda como a sociedade deveria interagir com as pessoas com deficiência, iniciou preparativos para sua tese de doutorado seis anos atrás. Ele analisou como ele começou a se comunicar com outros pelo método yubi tenji após anos de vida num mundo sem palavras.


20 de abr. de 2012

Vendo Vozes no "Deaf Read"

Olá pessoal, tudo bem?

Estou bastante feliz porque nosso blog já faz parte do site "Deaf Reads", um site que traz uma seleção de blogs e vlogs de e/ou sobre surdos. A cada atualização do blog, ele aparece na lista do site, e assim mais pessoas podem conhecê-lo. Como o site já conta com a tradução do Google, pessoas de vários países podem saber o que acontece aqui no Brasil sobre educação de surdos. Legal, né?
Você pode conhecer o Deaf Reads clicando aqui!

imagem da página do DeafRead, onde nosso blog já aparece!!!

16 de abr. de 2012

Cão-guia para surdos

Assim como os cães podem ser usados para ajudar pessoas cegas, eles também podem ser treinados para ajudar as pessoas surdas, alertando-as para sons como campainhas, pessoas chamando, alarmes, buzinas, sirenes, despertador ou relógios, por exemplo.
Cães treinados para isso são chamados de "Cães ouvintes" ou "hearing dog". Aqui no Brasil ainda não existem centros de treinamento específico para isso, pelo que pesquisei, mas acredito que seja possível conversar com um treinador de cães para ajudá-lo nesta tarefa. Já li sobre animais de pessoas surdas que percebem a surdez de seus donos e utilizam outros meios para se comunicar com eles. Emanuelle Laborit fala de sua gatinha em "O Vôo da Gaivota", e o próprio Antônio Abreu, entrevistado aqui, nos contou de sua cachorrinha que entende os sinais em Libras.
Uma reportagem publicada recentemente no site da BBC Brasil mostra um projeto na Grã-Bretanha que distribuiu 12 cães-ouvintes para crianças com dificuldade de audição, veja:


Uma instituição de caridade britânica iniciou um projeto piloto para fornecer cães guia para crianças com problemas de audição.
No último ano, a instituição Cães Guia para Surdos deu 12 destes cães para crianças. Uma delas foi James Cheung, um menino de 11 anos com dificuldades de audição.
James Cheung ajuda a cuidar do labrador Kurt. | Foto: BBC
Crianças dizem que se sentem mais confiantes e seguras por causa dos cães guia

Fonte: BBC Brasil

O cão de James é o labrador Kurt, que o alerta quando ele precisa acordar de manhã, quando sua mãe o chama e em situações de perigo, como quando um alarme de incêndio dispara.
Kurt foi treinado para responder a certos sons e ordens.
Segundo a família de James, seu comportamento mudou após a chegada do animal.
Ele está mais independente e confiante e desenvolveu um ótimo relacionamento com o cão.

14 de abr. de 2012

Minha leitura de "Surdo Mundo"


Olá queridos leitores, tudo bem?
Hoje estou aqui para escrever um pouco sobre a leitura mais recente que fiz, "Surdo Mundo", de David Lodge. O livro não é tão recente, foi publicado aqui no Brasil, com a tradução de Guilherme da Silva Braga, há 2 anos, mas somente agora tive um tempinho para lê-lo (entre a entrega do projeto de qualificação de tese e a realização da mesma). Não queria trazer uma resenha pronta sobre o livro, como existem várias na internet, mas sim a minha impressão pessoal dele.
Bem, o título em inglês é bem mais forte e mais condizente com a história, "Deaf Sentence", ou seja, "Sentença Surda", ou "Sentença de Surdez". Isso porque, o personagem principal, Prof. Desmond Bates, está perdendo a audição gradativa e irremediavelmente. Embora seja um livro de ficção, a história de surdez do personagem é autobiográfica, e por isso Lodge consegue mostrar cada pequeno incômodo e dificuldade que passa devido a sua perda auditiva.
Gostei muito do livro por vários motivos: primeiro porque Desmond é um professor de Linguística que precisa se aposentar mais cedo porque já não consegue dar aulas sem conseguir ouvir os alunos. Depois, porque a narrativa flui com muita facilidade devido ao enorme talento do autor: por vezes me vi dando gargalhadas e, por outras, chorei muito com o livro (o problema é que, como eu não conseguia me desgrudar do livro, isso acontecia no ônibus, trem, em alguma recepção de consultório, e as pessoas me olhavam de maneira estranha). Também gostei porque aborda um tema muito presente em minha vida, a surdez após a vida adulta (minha avó paterna e meu avô materno perderam grande parte da audição durante a terceira idade e usam aparelhos auditivos para tentar amenizar a situação). Entretanto, como os indivíduos sobre os quais pesquiso sempre foram os surdos pré-linguísticos, que perderam a audição antes da aquisição da língua, tenho me preocupado bastante em incluir em minhas preocupações também aqueles que perdem a audição quando mais velhos, afinal essa pode ser também a minha "sentença".
Lodge mostra as ironias, confusões e tristezas causadas pela perda auditiva, e como isso refletiu em sua vida afetiva, profissional, em sua autoestima, sua vida sexual, entre seus amigos e sua família. Apesar da surdez ser o tema central do livro, discussões sobre a velhice, a morte e a vida também estão presentes, tornando "Surdo Mundo" uma brilhante, adorável, terna e divertida obra. Boa leitura!




E você, já leu este livro?

11 de abr. de 2012

Curso: Libras para Profissionais da Saúde: o Atendimento do Paciente Surdo

Olá queridos, tudo bem?

É com alegria que divulgamos o curso de extensão "Libras para Profissionais da Saúde: o Atendimento do Paciente Surdo ", da Faculdade Inspirar.
O curso será oferecido pelas professoras e fonoaudiólogas Marcia Gama e Janaina Cabello em Curitiba (PR).


SOBRE O CURSO
O objetivo principal do curso é instrumentalizar o profissional da saúde no seu dia a dia ambulatorial e clinica para o atendimento da pessoa surda. Além de:

  • Refletir sobre o papel dos profissionais de saúde que trabalham com a comunidade surda
  • Introduzir a Libras
  • Entender as diferentes visões relacionadas à surdez e à pessoa surda, compreendendo a particularidade desses indivíduos em seus diversos aspectos (individuais, educacionais, sociais)
  • Provocar questionamentos e reflexões acerca da prática dos profissionais e das Instituições que atendem as pessoas surdas promovendo um atendimento mais humanizado
  • Fazer cumprir a Lei nº 10.436 (reconhece a LIBRAS como língua oficial dos sujeitos surdos); Decreto 5.626 (regulamenta a Lei nº 10.436); Lei nº 12.319 (regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete de Libras)
PÚBLICO ALVO
Profissionais e Acadêmicos das Áreas da Saúde em geral.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
  • Definição de surdez, aspectos biológicos, abordagem a pessoa com necessidades especiais
  • Preenchimento de ficha de identificação e anamnese
  • Aspectos do desenvolvimento de linguagem, aspectos da cultura surda e a formas de abordagem com a pessoa surda libras e oralidade
  • Prática: sintomas, pedido de exames
  • Libras como língua
  • Prática: desenvolvimento de vocabulário na área a saúde
CARGA HORÁRIA
30 horas/aula - 10h teóricas e 20h práticas

DIAS E HORÁRIOS
Sexta: 08h às 12h – 13h às 18h
Sábado: 08h às 12h – 13h às 18h
Domingo: 08h às 12h – 13h às 16h

INVESTIMENTOS

R$ 500,00 à vista ou R$ 550,00 parcelado.
Desconto de 10% para pagamentos até 11 de Outubro de 2012!

DATAS
03 a 05 de Agosto de 2012 


LOCAL DO CURSO
Sede Faculdade Inspirar pas - Rua Inácio Lustosa, 792 - Bairro São Francisco • Curitiba • PR

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
Faculdade Inspirar pas - Sede Curitiba-PR
Rua Inácio Lustosa, nº 792 - CEP 80510-000 - Bairro São Francisco - Curitiba - Paraná - Brasil
Telefone (fax): 55 (41) 3019-2828 / 0800 602 2828

Para saber mais ou se inscrever, clique aqui.

Abraços e bons estudos!

9 de abr. de 2012

Ganhadora da Promoção de Natal 2011

Olá queridos,

Estou bastante atarefada com a minha tese e meu trabalho, mas tive que dar uma passada aqui para compartilhar essa foto tão fofa da Fabíola Lima com o livro que ela ganhou da nossa promoção de Natal 2011 (veja aqui). A Fabíola é de Fortaleza, e ganhou o livro "Surdos, Qual Escola?", que, segundo ela, tem sido muito útil em seus estudos e produção acadêmica.

Fabíola e o livro "Surdos, Qual Escola?"
Você também pode ganhar um livro do Blog Vendo Vozes. É só criar um sinal para o blog e enviar para nós até dia 22/04 (veja as regras aqui). 
Participe e divulgue a promoção em seu curso de Libras, faculdade, escola, associação, amigos...

Abração,
Vanessa,

31 de mar. de 2012

Site "Meu filho surdo"

Gente, recebo muitos e-mails de mães de surdos, pedindo indicações de cursos, bibliografia.... enfim, tento compartilhar aquilo do pouco que sei, ou encaminho para pessoas que tenho certeza que sabem!
Agora encontrei esse site lindo chamado "Mi hijo sordo: um mundo de respuestas" (Meu filho surdo: um mundo de respostas). O site é em espanhol, mas é muito completo, com muitos recursos, dividido em várias fases do desenvolvimento humano. Vale a pena fazer um esforço para entender espanhol e conhecer mais sobre o site.
http://www.mihijosordo.org/
Pena não ter um site desses em português, né?

30 de mar. de 2012

Brinquedos e Deficiência Auditiva


Olá queridos, tudo bem?

Nosso post anterior sobre produtos interessantes sobre LS e Surdez fez tanto sucesso (especialmente os brinquedos) que resolvi fazer um novo post, com outras coisinhas legais que encontrei. Desta vez são dois brinquedos diferentes: um macaquinho com implante coclear (1) e um ursinho de pelúcia que carrega o aparelho auditivo da criança (2).
O macaquinho (1) é um dos brinquedos artesanais que podem ser encomendados neste site e custa 39 dólares. Podem ser encomendados bonecos com diversos tipos de necessidades: próteses, órteses, aparelhos auditivos, tubo de gastrostomia, etc. Também pode-se escolher a estampa do animalzinho. Achei a ideia muito interessante, e pode ser feito facilmente por qualquer pessoa que tenha noções de costura e saiba fazer bonecos de pano.

O Ursinho de pelúcia com a mochila (2) é um modelo que está sendo desenvolvido por uma equipe de estudantes da Rhode Island School of Design e do MIT. Além de usar um aparelho auditivo de brinquedo, o ursinho possui uma mochila onde pode ser carregado os utensílios do aparelho auditivo e as baterias (outra ideia que também podemos adaptar, não é mesmo?)



Macaquinho com implante coclear de brinquedo e Ursinho de pelúcia com aparelho auditivo para crianças.











Outra ideia que também podemos aproveitar (seja na escola ou em casa) é o aparelho auditivo de brinquedo. Muitos amaram a ideia do aparelho auditivo de boneca, que postei aqui. Mas como o produto não é muito acessível, pensei em compartilhar com vocês esse modelo de aparelho que pode ser feito de papelão, por exemplo, conforme o tamanho da orelha onde se quer colocar (seja na da criança ou de uma boneca). Não fica legal também?

Recomendo a quem quiser saber mais sobre brinquedos para crianças com necessidades especiais, que acesse o site Special Needs Toys que traz uma coleção bem variada de vários tipos de brinquedos!
Abração!

28 de mar. de 2012

Quero! Compras com temas de Língua de Sinais e Surdez...

Olá queridos,
Hoje o nosso post é bem consumista! Quero mostrar pra vocês algumas coisinhas que eu acho muito fofas e que eu queria muito ter, com temáticas de Línguas de Sinais, Surdez, D.A. De uma forma ou de outra, elas servem também para divulgar a cultura e o mundo dos surdos, que vem despertando o interesse e a curiosidade de muitas pessoas. Minha esperança é que, ao chamar a atenção, a sociedade perceba que precisa tornar nosso mundo mais acessível àqueles que não ouvem, ou não ouvem muito bem, e têm todo o direito de estudar, trabalhar, amar, se divertir, consumir, como bem entenderem....


1. Bolsa de pano da "BORDERS&FRONTIERS" com fotografias do alfabeto em LS. Importada, dá pra comprar no site da ASOS, por 12 libras.
2. Bolsa de pano com os sinais de Libras desenhados, formando mensagens, da "Libras By Soraya". Preço sob consulta no site.
3. Boné branco com o sinal internacional "I Love You" bordado, da "Loja da Libras", por R$ 39,50.
4. Camiseta branca com alfabeto em Libras nas costas, da "R&R Shop", por R$ 18,90.
5. Pingente com o sinal "I love You", prateado, acompanha corrente, da "Loja da Libras", por R$ 29,50.
6. Brinco Mãozinha, prateado, da "Fascinium", por 3 euros.
7. Aparelho auditivo para boneca, por 9 dólares, na Amazon.
8. Barbie Sign Language, que ensina Língua de Sinais, 80 dólares na Amazon.
9. Relógio com os sinais dos números em Libras, em MDF. Preço sob consulta, na Simque.

De todos esses itens, o que eu mais gostei foi o aparelho auditivo de boneca! E você, qual item você quer?
Abraço,
Vanessa.

23 de mar. de 2012

Curso: "Introdução ao ensino de LP para Surdos" - 2012/1


Olá pessoal,

É com grande alegria que anuncio que estão abertas as inscrições para o Curso de Extensão: Introdução ao Ensino de Língua Portuguesa para Surdos - 2012/1. É a 5ª edição do curso, em parceria com a UNISINOS, sendo 1 edição presencial e 4 a distância, a partir da solicitação de interessados em diversas localidades do Brasil.
Peço a sua ajuda para divulgar o curso entre aqueles que possam se interessar pelo assunto, especialmente para aqueles que estão começando a se preparar ou pesquisar o tema (por isso ele é apenas uma introdução).
Agora, se você já trabalha/pesquisa sobre o assunto, já é professor de surdos ou tem bastante leituras, ou se você já fez esse curso, programe-se para o segundo semestre, onde vamos oferecer o curso "Ensino de LP para Surdos: tópicos avançados" (2ª edição). Para saber mais, clique aqui.

Abaixo, algumas informações sobre o curso Introdução ao Ensino de Língua Portuguesa para Surdos - 2012/1. Leia com atenção!

Apresentação

O curso é voltando para professores, fonoaudiólogos ou estudantes de licenciatura, e  se propõe a apresentar noções a respeito da disciplina Língua Portuguesa para Surdos e suas especificidades, possibilitando que o participante tenha contato com pesquisas e produção científica recentes na área, além de ter informações a respeito da legislação e abordagens educativas que a contemplam. O curso será realizado na modalidade a distância através de interação na plataforma Moodle (ou seja, o participante realizará o curso através da internet).

Datas: De 14/5/2012 a 23/6/2012, com 30h/aula, pela Plataforma Moodle (100% EAD).

Público de interesseProfessores de Língua Portuguesa e de Educação Infantil; acadêmicos e graduados dos cursos de Letras, Pedagogia, Fonoaudiologia e licenciaturas, bem como acadêmicos de cursos Normal e Magistério.
Datas dos encontros on-line (chats)
Os alunos poderão optar entre 2 grupos de datas:
Grupo 1 -16/5; 30/05 e 20/05, quartas-feiras, das 20h às 21h ou
Grupo 2 - 19/5; 26/5 e 09/06, sábados, das 9h às 10h.

Pré-requisitos
Conhecimento básico de informática, e-mail próprio, acesso à internet e disponibilidade de 4 horas semanais, sendo 3 horas de atividades assíncronas e 1 hora para atividades síncronas, via web conferência, nos horários e dias pré-determinados.

Demais informações
O curso será ministrado pela Professora Vanessa de O. Dagostim Pires (uma das administradoras do blog), cujo perfil está disponível aqui.

Quem quiser conhecer mais sobre a UNISINOS, a instituição que oferece o curso, pode clicar aqui.

Para saber os valores do curso e formas de pagamento, clique aqui.

Tópicos que serão abordados no curso
Educação de surdos: histórico e panorama brasileiro;
Cultura Surda e Língua de Sinais;
Escola Inclusiva, Escola Especial e Escola de surdos;
O que fala a legislação a respeito da Educação de Surdos?
O que é Língua Portuguesa para Surdos (LP/S);
Bilinguismo e aborgadem educativa bilíngue;
Literatura Surda e letramento

Para se matricularclique aqui!