25 de abr. de 2010

X Encontro de Escolas de Surdos do RS

Olá pessoal
Acontecerá, entre os dias 25 e 26 de junho de 2010 o X Encontro de Escolas de Surdos do RS, no Instituto de Educação de Novo Hamburgo (RS).
O encontro contará com palestras, oficinas e relatos de práticas de ensino.
Para divulgar maiores informações sobre o evento, a comissão organizadora, cuja coordenadora é Ana Paula Jung, diretora e coordenadora pedagógica da E.E.E. Keli Meise Machado, de Novo Hamburgo, criou um blog onde pode-se encontrar o endereço, informações sobre as oficinas, palestras, etc, no site: http://xeesrs.blogspot.com/.
Quem puder, com certeza deve participar, é uma ótima oportunidade de troca de experiências, conhecer profissionais com interesses em comum na área de educação de surdos, intérpretes, educadores e pesquisadores...
Pretendo participar, com certeza, e trazer notícias do evento para o blog.

24 de abr. de 2010

Curso de capacitação para professores em educação especial/Surdez - LASALLE

Educação Especial/ Surdez


Capacitação de Professores em Educação Especial/ Surdez



Objetivo

Capacitar professores em Educação Especial para atender alunos com Necessidade Educativas Especiais na área da Surdez, possibilitando sua inclusão na escola regular.

Público-Alvo
Professores que atuam ou desejam atuar na área da Educação Especial/ Surdez, acadêmicos e demais interessados com o Ensino Médio completo.

Programação
* Linguística Aplicada à Língua de Sinais;
* Educação de Surdos: Aspectos Históricos e Antropológicos;
* Dinâmica de Grupo e Integração: aluno surdo e ouvinte;
* Psicologia do Surdo e Dinâmica Familiar;
* Fundamentos da estrutura e função do sistema auditivo;
* Desenvolvimento humano, aprendizagem e necessidades especiais da criança surda;
* Políticas públicas e gestão de processos e práticas educativas na área da surdez (visão geral);
* Língua Brasileira de Sinais I;
* Pré-Alfabetização/ Alfabetização e Letramento de Crianças Surdas;
* Gestão de Processos e Práticas de Ensino e Aprendizagem na Área da Surdez: Ensino Fundamental e Ensino Médio;
* Educação Física: Ed. Infantil no Ensino Fundamental e Ensino Médio;
* Oficina de Expressão Corporal;
* Arte Surda na Educação;
* Língua Brasileira de Sinais II;
* Informática de Alunos Surdos;
* Língua Brasileira de Sinais III;
* Currículo e Projeto Político Pedagógico na Diversidade;
* Avaliação;
* Adaptação Curricular Individualizada (ACI);
* Temporalidade individualizada;

Carga-Horária
360 h

Realização
* De 15 de maio a 11 de dezembro de 2010 e primeiro semestre de 2011.
Encontro somente aos sábados, semanalmente.
* Horário: 8h10min às 12h e das 13h às 16h20min
* Sala: 814 – prédio 1 (sujeita a alterações)

Investimento
À vista: R$ 1.725,00 (um mil e setecentos e vinte e cinco reais)
À prazo: 01 + 14 parcelas de R$ 115,00 (cento e quinze reais)
Forma de pagamento: dinheiro, boleto, cheque de pessoa física ou cartão de débito.

Certificado
Será fornecido certificado a todos os que obtiverem, no mínimo, 75% de frequência.

CURSO VÁLIDO COMO ATIVIDADE COMPLEMENTAR
VAGAS LIMITADAS
Inscrições até o dia 11 de maio diretamente no Setor de Protocolo - Saguão do Prédio I
* O Unilasalle se reserva o direito de somente oferecer esse curso com, no mínimo, 16 inscritos. Caso a oferta não se concretize, os valores já pagos serão devolvidos.


13 de abr. de 2010

Entrevista exclusiva: Pâmela Isis.


Olá pessoal, tudo bem?
Como estou participando do I Seminário Respeitando e conhecendo a LIBRAS, em Santarém, no Pará, juntamente com a intérprete Pâmela Isis, consegui entrevistá-la para nosso Blog, e tenho certeza que vocês vão gostar muito da entrevista, assim como eu!
Obrigada, Pâmela, pelo seu carinho e dedicação conosco e pela concessão da entrevista.
(Na foto, à esquerda eu, e à direita, a Intérprete Pâmela, nos preparando para a abertura do I Seminário Respeitando e Conhecendo a LIBRAS - IESPES - Santarém, PA).

Sobre a entrevistada

Pâmela Isis Mota tem 21 anos, é paulista e é intérprete de LIBRAS da Rede Vida de Televisão, e graduanda de Pedagogia da UNILAGO.


Olá, Pâmela, é uma alegria para nós sua entrevista para o Blog Vendo Vozes.

Pergunta 1: Como foi seu ingresso no mundo dos surdos?

Resposta: Quando eu tinha aproximadamente 16 anos, fiz um curso de administração no Senac, e dentro do currículo do curso havia uma disciplina de LIBRAS. Foi meu primeiro contato efetivo com a LIBRAS e com os surdos, e me encantei. Mas era apenas um semestre, e sem contato com surdos eu fui esquecendo, embora o interesse continuava. Alguns anos depois, eu estava em uma missa em minha paróquia, e vi alguns surdos participando da missa com uma intérprete. Aquilo mexeu muito comigo, e ardeu em meu coração. Depois da missa, fui conversar com aqueles surdos, e comecei a conviver com eles e aprender mais. Logo fui convidada a participar interpretando as missas como voluntária, e comecei a fazer parte da Pastoral dos Surdos. Depois de cinco anos trabalhando como voluntária, fui convidada a ser intérprete da Rede Vida de Televisão, e estou trabalhando lá há um ano e oito meses.


Pergunta 2: Qual foi seu maior desafio no início da carreira de intérprete?

Resposta: Foram muitos os desafios. Um deles foi a sensação de estar sozinha, pois nem sempre os outros intérpretes auxiliavam. Também havia a vergonha de me expressar, das expressões faciais e corporais. Com o tempo, percebi que isso era primordial na profissão, e era necessário desenvolver mais essas habilidades.

Pergunta 3: Como é o trabalho da Pastoral dos Surdos? Como você contribui?

Resposta: O primeiro objetivo é a evangelização dos surdos, com a interpretação das missas e ensino bíblico. Além disso, possuimos um centro de estudos que alfabetiza surdos que não sabem ler, encaminham para o mercado de trabalho, damos atendimento psicopedagógico e fonoaudiológico gratuito. A Pastoral dos Surdos é coordenada pela Professora Psicopedagoga Leonor Bernardes Neves. Até hoje sou voluntária da pastoral, e interpreto as missas aos domingos, e auxilio na parte democrática.

Pergunta 4: Para quem quiser receber atendimento da Pastoral ou ser voluntário, como deve proceder?

R: A pessoa interessada pode acessar o site nacional da Pastoral, http://www.effata.org.br/, e lá procurar informações e localizar a paróquia mais próxima que tenha esse trabalho.

Pergunta 5: Na sua opinião, qual a principal característica que deve ter um intérprete, e qual ele não deve ter?

Resposta: Ele não pode ser uma pessoa tímida, mas ter desenvoltura e ser ousado. Também não pode ser orgulhoso, ou ter uma “síndrome de estrelismo”, usando a língua de sinais e os surdos como escada para sua promoção pessoal.

Pergunta 6: O que uma pessoa que quer ser intérprete profissional deve fazer?

Resposta: Primeiro passo, procurar um curso de LIBRAS, de preferência com um instrutor surdo; desenvolver a sua expressão corporal e facial, mesmo que seja treinando em frente a um espelho. E ter convivência com a comunidade surda, porque a teoria nunca vai substituir a experiência.

Pergunta 7: Qual a postura que o intérprete deve ter para seu trabalho não ser confundido com caridade?

Resposta: Ele deve deixar bem claro que é um profissional como qualquer outro. Assim como um médico, por exemplo, ele ajuda as pessoas, mas é um profissional. Também precisa entender que o surdo não precisa do intérprete o tempo todo, ele tem seu modo de vida, e precisa ser independente.


Pergunta 8: Quais são seus projetos para seu futuro profissional?

Resposta: Prentendo continuar estudando e me aprofundando na língua de sinais, para ser professora alfabetizadora de surdos.

Pergunta 9: Como é o seu trabalho como intérprete na TV? Quais as diferenças entre interpretar na televisão e em eventos?

Resposta: Na televisão, temos um espaço menor na tela, é uma construção de espaço menor, você construir a sua interpretação em LS naquele pequeno espaço, ou não será visto e entendido. Quando você interprete na televisão, em rede nacional, você pode utilizar uma variação maior de sinais, pode englobar vários regionalismos. Já em eventos, você precisa saber qual é o público, qual variação de LS você deverá utilizar. Além disso, em eventos você interage com os surdos, na televisão não, você não tem um retorno imediato sobre seu trabalho, não há essa interação.


Pergunta 10: Como os interessados podem entrar em contato com você e ter acesso à seus trabalhos e projetos?

Resposta: Meu e-mail é mel_libras@yahoo.com.br, e também tenho um perfil no orkut (Pâmela Isis) e Twitter, no twitter.com/PamelaLibras. Assistam a missa na Rede Vida de Televisão, de segunda a sexta às 19h10, aos sábados, às 15h, e aos domingos às 8h da manhã, ao vivo.


Por favor, deixe uma mensagem para os leitores do Blog Vendo Vozes....

Gostaria de ressaltar que a LIBRAS é uma língua acessível a todos, não é um bicho-de-sete-cabeças, e todas as pessoas deveriam aprender pelo menos um pouco sobre ela.Muito obrigada, Pâmela, pelo seu tempo e atenção conosco. É uma grande alegria poder divulgar seu trabalho e contar com sua colaboração em nosso Blog Vendo Vozes.



10 de abr. de 2010

I Seminário sobre Educação & Surdez em Luís Eduardo Magalhães BA

Olá pessoal!
Semana cheia de eventos sobre Educação de Surdos no país. Para quem estiver na Bahia, tem o I Seminário sobre Educação & Surdez em Luís Eduardo Magalhães - BA nos dias 13,14 e 15 de Abril.
Hora: 08:00
Local: Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira

I Seminário sobre Educação & Surdez em Luís Eduardo Magalhães - BA

A Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira - FAAHF, por meio do colegiado de Letras, convida as pessoas que lidam direta ou indiretamente com a pessoa surda para participarem do I Seminário sobre Educação & Surdez em Luís Eduardo Magalhães/BA.
O referido seminário seguirá o cronograma abaixo:

1º DIA (13/abr)
8h / 9h ABERTURA
09h / 09h50' Palestra A - Políticas Públicas Educacionais

INTERVALO
10h10' / 11h Palestra B - Legislação e Contexto Social e Familiar
11h / 11h50' Palestra C - Prevenção e Diagnóstico da Surdez
INTERVALO
14h / 14h50' Palestra D - Aspectos Fonoaudiológicos no Trabalho realizado com a Pessoa Surda
14h50' / 15h40' Palestra E - A Importância da LIBRAS no Contexto Escolar, Social e Familiar
INTERVALO
16h / 16h50' Palestra F - Qualificação e Encaminhamento Profissional
16h50 / 17h30' - ESPAÇO ABERTO
2º DIA (14/abr)
08h / 08h50' Palestra G - Arte Educação para a pessoa surda
08h50' / 09h40' Palestra H - Educação Infantil
INTERVALO
10h / 10h50' Palestra I - Língua Portuguesa no Ensino Fundamental - Anos Iniciais
10h50' / 11h40' Palestra J - Ensino Noturno - Anos Iniciais

INTERVALO

14h / 17h
INTERVALO de 15h20' às 15h40'
Oficinas A, B, C, D, E e F à escolha dos participantes
3º DIA (15/abr)
09h / 12h
INTERVALO - de 10h20' às 10h40'
Oficinas A, B, C, G, H, I e J à escolha dos participantes
INTERVALO
14h / 17h
INTERVALO - de 15h20' às 15h40'
Oficinas D, E, F, G, H, I e J à escolha dos participantes
Para maiores informações entrem em contato conosco através do e.mail: coordenacaoletras@faahf.edu.br ou do telefone 77-3628-9900.
Salientamos que o número de vagas para as oficinas é limitado.
Site: http://www.faahf.edu.br/#/evento/30/
Participem!
Depois quero saber notícias do evento!

2 de abr. de 2010

Seminário: Respeitando e compreendendo a Língua Brasileira de Sinais (IESPES/ PA)


Olá pessoal
Quero divulgar um evento do qual estarei participando agora em Abril na IESPES (Instituto Esperança de Ensino Superior) em Santarém, oeste do Pará! Peço a todos que divulguem, se possível!

Será um Seminário intitulado: Respeitando e compreendendo a Língua Brasileira de Sinais - Atando as pontas dos fios da comunicação, entre os dias 12 e 13 de abril de 2010.

Justificativa
A LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) é a segunda língua utilizada no Brasil sendo superada apenas pela desinformação que gera preconceitos e fortifica estigmas que marcaram (marcam) penosamente a história da cultura surda. Percebendo que o processo de inclusão social caminha as passos lentos, da falta de informação que forma opiniões e ocasionalmente entraves, das dificuldades de permanência e principalmente da garantia de aprendizagem dos alunos surdos surgiu o Seminário “Respeitando e Compreendendo a Língua Brasileira de Sinais: Atando as pontas dos fios da comunicação.” Assim, se faz importante instigar debates, fomentar a sede pelo conhecimento, desmascarar os mitos que segregam e criam a ilusão da hegemonia num contexto tão heterogêneo.
Objetivos:
Geral: Divulgar e promover o processo de inclusão com ênfase no ensino superior.
Específicos:
  • Debater a questão do ensino de Língua Portuguesa para surdos;
  • Investigar a importância do intérprete de LIBRAS;
  • Incentivar o docente a pesquisar e a inovar as práticas pedagógicas
Programação:

Segunda-Feira 12/04/2010
MANHÃ E TARDE (Oficina)
08:00h às 11:30h: Oficina de LIBRAS
14:00h às 17:30h: Oficina de LIBRAS

NOITE
19h: Abertura Oficial do Evento
19:30h às 21:00h : “O Ensino de Língua Portuguesa para surdos – Professora Msc. Vanessa Dagostim.

21h às 22h: Ser intérprete: Conhecendo a profissão através da experiência – Pâmela Isis – Intérprete de LIBRAS da Rede Vida de Televisão – São Paulo

Terça-Feira 13/04/2010

MANHÃ (Oficina)
08:00h às 11:30h: Dicas de como ser um bom intérprete – Pâmela Isis – Intérprete de LIBRAS – SÃO PAULO

NOITE
19h às 20:30h : Cultura e Literatura Surda – Professora Msc. Vanessa Dagostim
20:30h às 21:30h: Mesa redonda com representantes de Instituições de Ensino Superior.
21:30h: Encerramento do evento .

INSCRIÇÕES
Instituto Esperança de Ensino Superior – IESPES - Fone: (93) 3529-1760
Alunas do 3º Semestre do Curso de Pedagogia.
INVESTIMENTO:
Palestras: Profissional (R$ 35,00) e estudante (R$ 20,00)
Oficinas: R$ 20,00
Maiores informações: (93) 9138-1926 (falar com a Prof.ª Simone Lorena)

Participe e divulgue!

27 de mar. de 2010

Notícia de abusos sexuais contra crianças surdas nos EUA por mais de 20 anos


Muito triste a notícia de que, por mais de 20 anos, crianças surdas foram abusadas por um sacerdote da igreja católica em uma escola para surdos e deficientes auditivos nos EUA. Somente agora, trinta anos mais tarde, a notícia chega a público, e o pior, os fatos já eram conhecidos pelo Vaticano, que nunca puniu o abusador das crianças.
Como educadores, temos que cuidar também da educação sexual e afetiva de todas as crianças, sejam surdas ou não, e ensiná-las a denunciar qualquer tipo de agressão!
Segue a notíca:

Vaticano encobriu os abusos sexuais contra crianças surdas nos EUA

Da France Presse

O Papa Bento XVI teria acobertado os abusos sexuais de um padre americano acusado de ter molestado cerca de 200 crianças surdas que frequentavam uma escola de Wisconsin (norte dos Estados Unidos), segundo documentos obtidos pelo The New York Times.

Os documentos, mantidos em sigilo durante muitos anos, revelam uma correspondência de 1996 entre o padre Lawrence C. Murphy e o então cardeal Joseph Ratzinger, que presidia a Congregação para a Doutrina da Fé antes de virar Papa, afirma o Times.

Ratzinger também teria sido alertado sobre as acusações contra o padre Murphy pelo arcebispo de Wisconsin, que teria escrito duas cartas sobre a questão.

Murphy trabalhou na escola para crianças surdas e com deficiências auditivas do estado de Wisconsin entre 1950 e 1974.

Este novo caso, revelado pelo New York Times, diz respeito a julgamentos contra o arcebispo de Milwaukee, iniciados por cinco homens cujos advogados entregaram ao jornal documentos referentes ao padre de Wisconsin.

Um julgamento a portas fechadas em um tribunal eclesiástico contra o padre Murphy foi arquivado depois de uma carta redigida por ele a Ratzinger pedindo que impedisse o processo, acrescenta o jornal.

"Simplesmente quero viver o tempo que me resta na dignidade de meu sacerdócio", escreveu Murphy ao então cardeal Ratzinger. "Peço sua ajuda neste caso", prossegue o religioso americano.

Nenhuma resposta de Ratzinger figura entre os documentos, e Murphy faleceu dois anos mais tarde, em 1998, quando ainda era padre.
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1544229-5598,00-VATICANO+ENCOBRIU+OS+ABUSOS+SEXUAIS+CONTRA+CRIANCAS+SURDAS+NOS+EUA.html


23 de mar. de 2010

Bolsista, do PPG em Educação, é premiado com artigo sobre as diferenças de gênero e sexualidade


Gente, estou muito contente com esta notícia. O Pedro foi meu aluno na primeira edição do curso de extensão "Introdução ao Ensino de LP para Surdos", na UNISINOS!!!! Parabéns, querido!!! Você merece!

Contribuindo para um mundo igualitário
Bolsista, do PPG em Educação, é premiado com artigo sobre as diferenças de gênero e sexualidade
Tamanho da Letra
Texto: Paloma Rühee
Imagens: Divulgação

Com um artigo direcionado a todos os professores e a todas as professoras que se veem agindo sob práticas de silenciamento das diferenças, em destaque as de gênero e sexualidade, foi que Pedro Henrique Witchs, venceu, na categoria Estudante de Graduação, o Prêmio Construindo Igualdade de Gênero 2009, promovido pelo governo federal. O aluno, que cursa Ciências Biológicas e é bolsista da professora Maura Corcini Lopes, no Programa de Pós-Graduação (PPG) em Educação da Unisinos, concorreu com outros 271 trabalhos na sua categoria.

A premiação, que está na sua 5ª edição, acontece por meio de um concurso de redação para estudantes do Ensino Médio e de artigos científicos para alunos de graduação e graduados, com o objetivo de estimular a produção científica e a reflexão sobre as relações de gênero. Além disso, o Prêmio, que conta com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM/PR), do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM), contribui para promover a discussão nas escolas e universidades sobre as desigualdades existentes entre mulheres e homens e incentivar os estudantes a produzirem textos sobre o tema.

Pedro, que ficou sabendo do concurso através de um cartaz fixado no PPG, achou que sua experiência como professor estagiário da disciplina de Ciências, em uma escola de Ensino Fundamental voltada para a educação de surdos, poderia render um artigo de interesse a todos. “As observações do meu trabalho contribuem não só para o meu conhecimento e a minha formação, como também contribuem para a formação de outros professores”.

No total foram recebidas 3686 inscrições, entre redações e artigos científicos, além de 17 projetos enviados por escolas do Ensino Médio. Os vencedores receberão as premiações em dinheiro, computadores e bolsas de estudos, durante as comemorações do aniversário do CNPq, em abril deste ano.

Fonte: http://www.juonline.com.br/index.php/graduacao/23.03.2010/contribuindo-para-um-mundo-igualitario/222c

8 de mar. de 2010

Curso de capacitação para dentistas e auxiliares no atendimento de PNE (RS)


Curso de Capacitação para Cirurgiões-Dentistas e Pessoal Auxiliar no Atendimento Odontológico ao Paciente com Deficiência e Necessidades Especiais - 11ª EDIÇÃO EM 2010

Está previsto para início em maio de 2009 a 10ª edição do Curso de Capacitação para Cirurgiões-Dentistas e Pessoal Auxiliar no Atendimento Odontológico ao Paciente com Deficiência e Necessidades Especiais.

O curso é promovido pela Secretaria de Estado da Justiça e Desenvolvimento Social, através da Fundação de Articulação e Desenvolvimento das Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e Altas Habilidades do Rio Grande do Sul (FADERS), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Escola de Saúde Pública e da Seção de Saúde Bucal (DAS/SES).

Serão disponibilizadas 16 vagas para Cirurgiões-Dentistas e 08 vagas para Pessoal Auxiliar (THD, ACD, auxiliares de enfermagem) vinculados à rede pública de serviços de saúde objetivando capacitar à equipe de saúde bucal para o atendimento odontológico adequado da pessoa com deficiência e necessidades especiais em nível ambulatorial.

O curso atende a portaria 599 GM de 23 de março de 2006, que prevê com base na política nacional de implementação dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), o atendimento obrigatório e adequado aos pacientes especiais. A 10ª edição do curso estará capacitando os profissionais, destas áreas específicas, vinculados ao SUS.

INSCRIÇÕES – a partir do dia 30/03/2009

Secretaria Acadêmica da Escola de Saúde Publica -SES/RS

Av Ipiranga, 6311- Bairro Partenon CEP: 90610-001 Porto Alegre/RS.

Inscrições diretamente no local, por sedex ou pelo Fax (51) 3901 1509

Curso de Intérprete LIBRAS na ULBRA (2010)

Olá pessoal, abaixo repasso informações sobre curso de Tradutor/ Intérprete de LIBRAS que se iniciará na ULBRA/ RS em breve!

Curso de Tradutor/Intérprete de Língua Brasileira de Sinais - Libras – 3ª Edição

O curso para formação de Tradutores/Intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) ocorrerá na ULBRA Canoas e será uma oportunidade para pessoas fluentes em Libras obterem esta formação e ingressar no mercado de trabalho. Pessoas que já atuam como intérpretes, mas que ainda não tem uma formação específica também poderão se beneficiar por adquirirem conhecimento sólido que o trabalho como intermediador cultural exige.


Inscrições

Podem ser feitas através do e-mail
viniciusmartinsf@gmail.com ou pelo telefone 3477.9190 (com Carla)

Período de inscrição para entrevista de ingresso (para agendar a 3ª Edição da entrevista)
De 01 a 30 de Março de 2010.
Data de realização da entrevista de ingresso
No mesmo período de inscrição.

Valor total
R$ 2.040,00 reais, podendo ser parcelado: 1 + 11 de 170,00 reais

Duração do curso
Quatorze meses

Carga horária total
465 horas

Aula inaugural
10 de Abril de 2010, as 8:30 horas


Datas de aulas (sujeito a alteração), que ocorrem sempre aos sábados, das 8h30 às 16:15h


2010

Abril: 10,17,24
Maio: 08,15,22,29
Junho: 12,19,26

Julho: 10,17,24

Agosto: 7,14,21,28

Setembro: 11,18,25

Outubro: 2,16,23,30

Novembro:6,13,20,27

Dezembro: 4,11,18,

2011

Fev 26

Março 5,12,19,26

Abril 2,9,16,

Maio 7,14, 21,28

Junho 4

Disciplinas e seus Docentes:


Os Intérpretes de Língua de Sinais e os diferentes espaços de comunicação - Sandro Rodrigues da Fonseca


Lingüística Geral - Flávia Machado


Lingüística Aplicada a Língua de SinaisCarina Rebello


Língua de Sinais para interpretaçãoCarolina Sperb - Bruna Antunes - Renata Heinzelmann


As faces da ética -


Teorias de traduçãoVinicius Martins


Língua de Sinais para a Língua Oral e

Língua Oral para a Língua de SinaisPatrícia Ughi e Sandro Fonseca


CorporeidadeVinicius Martins e Cláudio Mourão


Deafhood – Cultura, Sociedade e profissãoSandro Fonseca


Tradução I – Traduções e escrita – Juliana Sanches


Tradução II – Fidelidade e processosVinicius Martins


Prática de Estágio – 40 horas (Observação, orientação e pratica)


Simpósio de interpretação


Orientação de prática de estágio, Sandro Fonseca e Vinicius Martins

Clube de Leitura Visual: Formação extra, oferecida em formato lúdico através de exercícios de tradução que envolve o uso da Literatura Surda.


Formação profissional para Tradução/Interpretação em Língua de Sinais
Objetiva a formação do Tradutor/Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, evidenciando um caráter ético, profissional, dinâmico, flexível, com suporte para atuar em vários campos da tradução educacional e outros.

Disciplinas
O ensino-aprendizado é enfatizado de forma interdisciplinar utilizando temas atuais da profissão, fornecendo conhecimentos acadêmicos e práticas do cotidiano. São diversas disciplinas que fortalecem a formação do profissional de tradução e interpretação, como Lingüística Geral, Lingüística aplicada em Língua de Sinais, Ética, Teorias de Tradução, disciplinas praticas de tradução, Estudos de Corpo, Deafhood, entre outras.

Aulas presenciais
As aulas são sempre presenciais e contam com docentes com formações diversas áreas do conhecimento, além de formação e vivência no campo de tradução da Língua de Sinais. Com propósito de fornecer formação para atuação na tradução educacional e outros.

Aulas à distância
Em disciplinas teóricas estão previstos momentos de trabalho, pesquisas e atividades a distância, possibilitando uma formação complementar.

Estágio
O estágio, será supervisionado com a realização de observação, orientação e prática, seguindo as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.


Inscrições e informações
viniciusmartinsf@gmail.com e coordipesa@hotmail.com
Av. Farroupilha, 8001 · Prédio 1 · Sala 120
CEP: 92425-900 · Bairro São José · Canoas/RS

Realização e apoio: Programa Cantando as Diferenças, FULBRA/IPESA, ULBRA e Agils

4 de mar. de 2010

Unilasalle abre inscrições para cursos de extensão em Inclusão

Olá Pessoal
Agradeço à Laura que me repassou essa informação tão importante!

O projeto Caminhos da Diversidade Inclusiva do Unilasalle visa preparar profissionais para atender pessoas com necessidades especiais através de cursos de Extensão pensados em 6 Módulos:

1º Módulo
* LIBRAS – Níveis I, II e III
Início previsto para abril de 2010
Objetivo: Aquisição da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
Público alvo: pessoas surdas e ouvintes, com o Ensino Médio completo.
Duração: 60h por módulo

2º Módulo
* Instrutor de LIBRAS – 2ª Edição
Início previsto para agosto de 2010
Objetivo: Preparar profissionais surdos e ouvintes para ministrar aulas de LIBRAS.
Público Alvo: pessoas surdas e ouvintes, com fluência em LIBRAS e com o Ensino Médio completo.
Duração: 200h

3º Módulo
* Preparação para Tradutor/ Intérprete de LIBRAS – 5ª edição
Início previsto para agosto de 2010
Objetivo: Preparar profissionais ouvintes para serem intérpretes de pessoas surdas.
Público Alvo: Pessoas ouvintes, com fluência em LIBRAS e com o Ensino Médio completo.
Duração: 400h

4º Módulo
* Capacitação de Professores em Educação Especial/ Surdez 3ª edição
Início previsto para maio de 2010
Objetivo: Capacitar profissionais da Educação para atender alunos surdos.
Público Alvo: professores, graduados ou não, da rede pública e privada de ensino com fluência em LIBRAS.
Duração: 360h

5º Módulo
* Capacitação de Professores em Educação Especial/Deficiência Visual 2 ª edição
Início previsto para agosto de 2010
Objetivo: Capacitar profissionais da Educação para atender alunos cegos e com baixa visão.
Público Alvo: professores, graduados ou não, da rede pública e privada de ensino.
Duração: 360h

6º Módulo
* Capacitação em Educação Especial: Atendimento de alunos com NEE – 2ª edição
Início previsto para maio de 2010
Objetivo: Capacitar professores em Educação Especial para atender alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE).
Público Alvo: professores, graduados ou não, da rede pública e privada de ensino.
Duração: 360h

Inscrições abertas a partir do dia 01 de março de 2010.


Lembrando que o Unilasalle é situado em Canoas (RS) e o site é: http://www.unilasalle.edu.br/canoas/pagina.php?id=2137
Quem quiser maiores informações pode se informar pelo telefone, a partir das 14h, pelo número: (51) 3476 - 8738 - Setor de Extensão!
Vamos lá, pessoal!
Bjs

26 de fev. de 2010

Curso de Fotografia para Surdos (São Paulo)

Curso de fotografia para surdos no MAM

da Redação em 25/02/10

A partir de março acontece um curso de fotografia para surdos no MAM, Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Para facilitar a comunicação dos surdos, haverá um educador surdo e um intérprete de Libras.

Leonardo Castilho, educador do MAM, é quem dá o recado:

Sobre o curso:

Foco em Libras com professoras as Karina Bacci e Maíra Soares, horários: terças, das 13h às 16h, início dia 16 de março.

Inscrições:

• Pessoalmente no MAM-SP, a partir das 14h.
• Pelo telefone: (11) 5085-1314, com Débora a partir das 14h00, ou deixando um recado na caixa postal do Igual Diferente no período da manhã.
• Pelo e-mail: igualdiferente@mam.org.br

Notícia disponibilizada pelo site: http://catracalivre.folha.uol.com.br/2010/02/curso-de-fotografia-para-surdos-no-mam/comment-page-1/#comment-23257

18 de fev. de 2010

Curso Gêneros de texto




CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO











O
curso propõe-se a apresentar e discutir o trabalho com gêneros textuais
e sequências didáticas em sala de aula de língua materna,
sob uma perspectiva interacional sociodiscursiva. Tem como meta a produção
e implementação de material didático pelos e para os professores
participantes, para que estes possam responder às exigências da prática
docente estabelecidas pelo seu contexto de atuação. O curso será
realizado na modalidade a distância através da plataforma Moodle.



Modalidade: A distância

Local:
Plataforma Moodle

Realização:
de 4/5/2010 a 13/7/2010

Horário:
Chats: 12/05; 26/05; 09/06; 23/06; 07/07
Quartas-feiras, das 20h às
21h

Carga Horária:

40 horas

CONFIRA
A PROGRAMAÇÃO


INSCREVA-SE
ATÉ 1º DE MAIO



Para
mais informações,
acesse
www.unisinos.br/educacaocontinuada



ou ligue para:
Comunicação - (51) 3590 8131

Inscreva-se
hoje mesmo.
Ampliando sua qualificação, você amplia também
suas oportunidades.







5th Deaf Academics and Researchers Conference 2010


Olá pessoal
Estão abertas as inscrições para o 5th Deaf Academics and Researchers Conference 2010 - A Inclusão dos Surdos na Universidade.
O evento acontecerá entre os dias 21 e 24 de novembro de 2010 em Florianópolis, SC.

Em 2002, foi criado o evento “DEAF ACADEMICS” nos Estados Unidos, sua primeira edição foi na cidade de Austin, estado de Texas. Seu foco principal é pelo reconhecimento dos surdos acadêmicos perante a sociedade, promovendo a interação entre surdos na carreira acadêmica ou pesquisadores.

No histórico desse evento aconteceram muitas coisas importantes para as comunidades surdas que correspondem a estabelecer colaborações e divulgar novas pesquisas. O evento já foi realizado em quatro conferências internacionais: Austin, Texas, Estados Unidos em 2002, Washington, DC Estados Unidos em 2004, Estocolmo, Suécia em 2006 e Dublin, Irlanda em 2008. Pelo papel relevante que a partir do Curso Letras/Libras, tornaram referência o Brasil e a UFSC, foi ela escolhida como sede da próxima conferência a realizar-se em 2010, Florianópolis-SC no Brasil.

DEAF ACADEMICS representa os surdos nas pesquisas dos mais variados campos de estudo, de onde recebe as informações para todas as áreas da ciência e das artes, sempre trabalhando para garantir os direitos culturais, sociais e lingüísticos dos surdos.

Salientamos sua importância para o desenvolvimento da pesquisa, da sensibilização e conscientização junto às universidades e a comunidade em geral promovendo a inclusão. Daí a importância de sediar e estimular a realização de eventos educacionais, lingüísticos e culturais internacionais no país, proporcionando aos surdos acadêmicos a troca de experiências.

Objetivo Geral:

  • Promover a discussão e criação de novas idéias e políticas em prol da comunidade dos surdos acadêmicos e despertar a importância da participação dos surdos acadêmicos nas políticas de educação e inclusão social, na luta pelos seus direitos, e conhecimento de seus deveres como cidadãos participativos e úteis á Universidade e à comunidade onde estão inseridos.

Objetivo Específico:

  • Compartilhar com os pesquisadores surdos dos diferentes países, suas experiências e intercâmbios.
  • Valorizar o uso de Língua de Sinais em níveis: educacional, social, lingüístico e cultural.
  • Levar ao conhecimento dos pesquisadores surdos, os avanços que ocorrem na educação e conscientiza-los a transferirem estas informações ás comunidades surdas de seus países.
  • Possibilitar espaço para a qualificação e potencializar os surdos acadêmicos para o exercício na educação de surdos e no papel como líderes junto á comunidade.
  • Fortalecer o intercâmbio nas trocas de suas experiências, de forma a viabilizar a reciclagem para novos encontros com novos temas, voltados aos anseios e necessidades e do desenvolvimento da comunidade surda nas Universidades e escolas dos seus países.
  • Encaminhar á WFD (Federação Mundial de Surdos) propostas objetivas com vistas a novas políticas públicas em prol do desenvolvimento dos pesquisadores surdos dos seus países.

O evento tem um site próprio, onde é possível encontrar programação, palestrantes convidados, e demais informações sobre esse evento. O site é: http://deafacademics2010.com/

8 de fev. de 2010

Abertas as inscrições para o curso sobre Gêneros de Texto (EAD)


Olá pessoal
Comunico que estão abertas as inscrições para a segunda edição do curso de extensão "Gêneros de texto no dia-a-dia do ensino fundamental" oferecido pela Unisinos Virtual. Ele é totalmente a distância, e ocorre através da Plataforma Moodle.Quem quiser participar precisa estar disponível nas datas e nos horários dos encontros on-line já pré-determinados: Chats: 12/05; 26/05; 09/06; 23/06; 07/07Quartas-feiras, das 20h às 21h.
O curso começa dia 04/05 e vai até 13/07, com total de 40h. É uma ótima oportunidade para quem precisa se atualizar na área de ensino de língua materna, ou quer conhecer um pouco mais sobre o trabalho com gêneros de texto, desenvolvendo suas próprias sequências didáticas.
Objetivos: Oferecer aos participantes subsídios para qualificar a atividade profissional em aulas de língua materna, apresentando conceitos contemporâneos neste âmbito, com base em estudos da Lingüística Aplicada, auxiliando-os a atuar com maior segurança e qualidade no desenvolvimento de metodologias pertinentes ao trabalho com textos, leitura, escrita e análise linguística em sala de aula.

Público-alvo:Professores(as) de Língua Portuguesa, Pedagogos(as), Gestores Educacionais, Acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia e demais interessados nos estudos de ensino/aprendizagem de língua materna e elaboração de seqüências didáticas para o trabalho com a linguagem (OUVINTES e SURDOS).

Informações como valores e formas de pagamento, inscrições, mini-currículo dos ministrantes e a programação do curso, clique aqui!

Se ainda restar restar alguma dúvida, me escreva: vanessadagostim@gmail.com

Abraços a todos!
Vanessa.