9 de fev de 2013

Como aprender Língua de Sinais?

por Vanessa

Olá pessoal,

Preparei este post com o intuito de dar algumas dicas simples para aquelas pessoas que querem aprender Língua de Sinais e não sabem por onde começar. Desde o início do blog Vendo Vozes, em 2007, recebo e-mails de pessoas com esta vontade, e já fiz vários tópicos, mas aqui resolvi  concentrar todas as informações em uma só postagem.

Assim como nas demais línguas, você pode aprender Língua de Sinais formal ou informalmente. Formal significa se matricular em um curso e estudar a língua com um professor preparado para isso, com uma turma, ou em uma aula particular. Existem diversos materiais, vídeos, livros e apostilas que os professores (no caso, instrutores) usam. Aprender informalmente significa estar em contato direto com a comunidade surda, participar de associações, grupos, encontros, interagir com surdos e pessoas que utilizem a língua de sinais e aprender neste meio. O ideal seria aliar estas duas maneiras, e conseguir manter contato com a comunidade surda para continuar aprendendo as "novidades" da língua e não esquecer daquilo que você aprendeu.

Abaixo, organizei três dicas que podem ajudá-lo a aprender Língua de Sinais:

1 - Pesquise locais que ensinem  Língua de Sinais

Comece pesquisando associações de surdos em sua cidade e região. Você pode fazer essa pesquisa no Google, ou utilizar o site da Feneis (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos), que possui escritórios regionais por todo o Brasil.
Outra opção é pesquisar nas universidades e faculdades. Como todos os cursos de Licenciatura precisam oferecer curso de Libras, atualmente, muitas instituições utilizam essa estrutura (de materiais e profissionais) e oferecem cursos de Libras também para a comunidade (não precisando estar, necessariamente, matriculados na instituição) em forma de cursos de extensão. Procure nos sites das universidades, no setor de cursos de extensão, ou entre em contato com este setor para maiores informações.
No blog Vendo Vozes já divulgamos vários cursos de libras, você pode escrever o nome de sua cidade ou estado na caixa de pesquisa ou nos "tópicos" em "Cursos de Libras".

2 - Estude

É importante você conhecer um pouco sobre a estrutura das línguas de sinais, suas origens, história e comunidade surda. Por isso, pesquise sites, livros, vídeos e eventos sobre o tema para conhecer um pouco mais. Língua é Cultura, e só fará sentido aprender a Língua de Sinais se você conhecer e admirar a cultura surda.
Imagem de capa do livro Libras? Que língua
é essa?
a capa tem fundo branco, letras vermelhas e a
imagem de uma pintura carimbada de mão
com tintas coloridas
Uma bibliografia bem interessante para aqueles que estão começando a estudar Libras é a obra "Libras? Que língua é essa?", de Audrei Gesser, editado pela Parábola. O livro possui um preço acessível, é vendido em várias livrarias e sites, e trata de mitos e informações importantes sobre a Libras através de uma série de perguntas bastante comuns para quem está começando, como: "A língua de sinais é universal?; A língua dos surdos é mímica?". Aqui você pode espiar o sumário e o prefácio da obra.


3 - Qualquer pessoa pode aprender Língua de Sinais
Assim como as demais línguas, não existe um limite de idade para se aprender as Línguas de Sinais, nem é preciso ter nenhuma "habilidade especial". Bebês expostos às línguas de sinais são capazes de se comunicar desde muito cedo. Não tenha medo e nem vergonha, se você tem vontade de sinalizar, corra atrás e se esforce. Procure bons profissionais que possam te ajudar, pesquise materiais e procure conviver com a comunidade surda.

Espero que essas dicas simples possam encorajá-lo a conhecer mais da Libras, ou de outras línguas de sinais, dependendo de onde você viva. Grande abraço a todos!

Nenhum comentário: