21 de jan de 2013

Deficiência e Sexualidade: Filme "As Sessões"

Esta semana assisti ao filme "As sessões", aqui em Portugal intitulado "Seis sessões", que está nos cinemas portugueses atualmente, e achei o filme muito interessante, justamente por tratar de um tema tão pouco comentado: a sexualidade na deficiência. O filme conta a história do poeta e jornalista Mark O'brian, que teve poliomelite aos 6 anos de idade, e ficou com o corpo paralisado após a doença. Mark conseguiu estudar e se formar, e teve uma carreira bem-sucedida. Entretanto, sentia falta de relacionar-se afetiva e fisicamente com uma mulher, e encontrava dificuldade em realizar essa necessidade, até que foi aconselhado por sua terapeuta a contratar uma assistente sexual.
O filme mostra, então, como o nome sugere, as sessões que Mark teve com Cheryl, a assistente contratada.
O roteiro foi construído a partir do artigo publicado pelo próprio Mark contando esta experiência, "On seeing a sex surrogate" (disponível aqui) e mistura momentos de comédia e drama, sempre de maneira sensível e natural.
Estrelado pelos atores John Hawkes e Helen Hunt, o filme ganhou vários prêmios e está na lista dos concorrentes ao Oscar 2013 para melhor atriz coadjuvante.




Abaixo, o trailer oficial com legenda em português:



Algum leitor do blog já assistiu ao filme? 

2 comentários:

Anônimo disse...

Ainda nao assisti, mas agora confesso q estou bastante curiosa. Será q ja está ak no Brasil???

Thais

Vanessa disse...

Thais, de acordo com este site, ele estreará no Brasil em 15 de fevereiro:
http://www.adorocinema.com/filmes/agenda/?week=2013-02-15