20 de dez de 2012

Curso Educação, Cultura e Acessibilidade: meu relato

Olá queridos,


Agora que o ano está no fim e já consegui concluir alguns de meus compromissos, pretendo atualizar o blog com muitas ideias e novidades, espero que gostem e continuem participando.

Bom, neste post quero fazer um relato de um curso que foi divulgado aqui e no qual eu me inscrevi, apesar de todos os meus outros compromissos, como doutorado, grupo de pesquisa, trabalho, casa, etc... Eu estava muito afim de conversar com outras pessoas, ouvir outras experiências, ler outros autores e foi o que realmente aconteceu. Aprendi tanto com os professores quanto com os colegas, cada um como vivências e expectativas tão distintas, mas que se completaram muito bem. 
O curso foi realizado na UFRGS e foi organizado e ministrado pelo Felipe Leão Mianes e Mariana Baierle Soares, e contou com a participação de vários profissionais e pesquisadores de diferentes áreas da educação e cultura durante nossos encontros (certamente falarei deles em outros posts).
Felipe é historiador, mestre em Educação e doutorando em Educação pela UFRGS. Sempre questionador, sempre provocava que nossas discussões e reflexões fossem além do senso comum, além do que já havia sido dito. Mariana é jornalista e mestre em Letras pela UFRGS. Sempre meiga, atenciosa e super preparada, ela nos fazia enxergar as relações entre os temas que discutíamos com aquilo que já havia sido mencionado, com o que já sabíamos, e pensávamos em novos pontos de vista para os velhos assuntos.
Espero que tudo aquilo que aprendi durante este tempo com eles reflita em minha vida como professora, cidadã e pesquisadora, e que de alguma maneira isso seja perceptível aqui no blog também.
Para quem quiser conhecer mais um pouco dessas duas figuras, os dois possuem blogs. O blog do Felipe se chama "arte, cultura e deficiência visual", e pode ser visitado no endereço http://arteficienciavisual.blogspot.com.br/. O blog da Mariana se chama "Três Gotinhas" (por favor, leiam no blog a explicação para o título, é um máximo!) e pode ser visitado no endereço http://tresgotinhas.com.br.

Na figura acima, foto da turma no último dia de aula (infelizmente algumas colegas faltaram).

Uma das coisas que certamente aprendi durante o curso, foi que para tornar o mundo mais acessível a todos, precisamos ter conhecimento, mas também sensibilidade e boa vontade! Bem, acho que conseguimos provar isso no último dia de aula, quando nós resolvemos dar um cartão de presente para cada professor. Procurei em várias papelarias cartões grandes, que nossos professores (com baixa visão) pudessem ler as nossas mensagens e assinaturas. Os maiores cartões que encontrei eram de namorados, formatura, amor, ou seja, não servia. Os demais tinham o fundo escuro, e certamente nossas letras não se destacariam. Então, resolvemos fazer os nossos próprios cartões acessíveis, com as inicias dos nomes deles na capa, recortadas em cores diferentes, e o interior do cartão em branco. Escrevemos nossas dedicatórias em letras grandes, com pincel atômico preto, para que ficasse bem destacado. Pelo jeito eles adoraram!


Acima, sequência de três fotos. Na primeira, eu (Vanessa) e Mariana, segurando o cartão grande, com fundo preto e letra "M" em cor rosa brilhante; na segunda foto Mariana e Felipe seguram seus cartões, respectivamente (o do Felipe tem fundo preto e letra "F" prateada). Na terceira e última foto, Mariana e Felipe mostram o interior de seus cartões, e eu faço uma pose no meio deles, com meus dedos indicadores apontando para os cartões.

Obrigada professores e colegas pela oportunidade de crescer com vocês. Agradeço, em especial, à colega Márcia e à professora Mariana que compartilharam as fotos exibidas aqui.

7 de dez de 2012

Programação de cursos de 2013 (RS)

Olá queridos,
Os leitores mais assíduos sabem que todos os anos procuro sugerir alguns cursos para quem quer se aperfeiçoar, seja na área de educação de surdos, educação inclusiva, acessibilidade, etc.
Vários cursos já estão com as inscrições abertas para 2013, e abaixo envio uma lista para vocês escolherem e se programarem!

  • Caminhos da Inclusão no Unilasalle

  • O Unilasalle (Canoas/RS) oferece todo ano o curso "Caminhos da Inclusão", que são cursos de extensão divididos por módulos. O aluno pode optar por fazer aqueles módulos que mais lhe interessam, e são várias opções interessantes, como cursos básicos de Libras, cursos para intérprete de Libras, capacitações para educação especial, sala de recursos, surdez, deficiência visual e transtornos globais do desenvolvimento.

Para conferir as datas e demais informações, acesse o site do curso (aqui).


  • Desenvolvendo a Linguagem Escrita: Conceitos e Práticas para a Alfabetização e o Letramento 

Curso que acontecerá em janeiro de 2013 na Unisinos (São Leopoldo/RS) promove um entendimento da alfabetização na perspectiva do letramento, acreditando que a criança e o adulto além de aprender a ler e a escrever, precisam também entender o mundo onde vivem, precisam apropriar-se das diferentes linguagens com as quais poderão expressar suas visões, decisões, desejos sobre o mundo. O presente curso tem por objetivo estudar o processo de construção da aprendizagem no que diz respeito a alfabetização e o letramento, pensando tudo o que a envolve, bem como as dificuldades e especificidades encontradas. Maiores informações no site.


  • Especialização em Educação Inclusiva
Outra opção também na Unisinos (São Leopoldo/RS) é o curso de especialização em Educação Inclusiva. 
O curso, que já está na sua 7ª edição, qualifica os profissionais para atuarem com as diferenças sociais e culturais das pessoas com deficiência, e promove um espaço de problematização e produção de conhecimentos sobre as necessidades educativas especiais, analisando os diferentes discursos que as constituem.
Para saber mais, clique aqui.

  • Especialização em Inclusão Educacional (on line)
A Ulbra também está oferecendo um curso de Inclusão Educacional como especialização, mas este é on-line, possibilitando que mesmo quem não more na região possa participar. O curso se propõe a refletir sobre o significado do processo de inclusão em uma sociedade democrática, que articula os direitos e deveres dos cidadãos de participarem de uma educação integral para todos. Em conformidade com as tendências educacionais atuais na perspectiva da Inclusão Educacional, o curso de pós-graduação torna-se uma referência na produção de conhecimentos da educação especial, proporcionando o desenvolvimento de estudos na busca dos melhores recursos para auxiliar/ampliar as possibilidades de inserção social das pessoas como necessidades educacionais especiais. Para ter informações sobre este curso, acesse o site e escolha a opção desejada.

  • AUTISMO | TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM | LIBRAS
Estes são temas que serão tratados em cursos de extensão da FAPA (Porto Alegre/RS) com inscrições abertas, com previsão de início para março (Libras) e os demais em abril. Há várias outras opções de cursos na instituição, e você pode obter mais informações no site.


Se você conhece outros cursos que serão oferecidos em 2013, em qualquer região do Brasil ou mesmo à distância, escreva para nós divulgarmos aqui. O e-mail é blogvendovozes@gmail.com.

Abraço!


6 de dez de 2012

Resultado do sorteio: Promoção Setembro Azul

Olá pessoal, tudo bem?

Este segundo semestre está bastante tumultuado para mim, por isso, infelizmente, o blog está um pouco abandonado! Mas espero me consertar e conseguir atualizá-lo com posts bem interessantes para me redimir.


Bom, hoje preciso anunciar, com bastante atraso, a vencedora da promoção "Setembro Azul", divulgada aqui.

A ganhadora da revista Espaço do INES foi Keila Cardoso Teixeira, de Vitória/ES, que receberá a revista pelos correios, no endereço cadastrado na promoção.
 Parabéns Keila, e obrigada a todos que participaram da promoção!