28 de ago de 2012

REVEL recém lançada, e a colaboradora feliz :)

Despausa na dissertação para um post-informativo muito importante: está no ar a edição nº 19, vol. 10, da REVEL - Revista Virtual de Estudos da Linguagem, recheada com 16 artigos que inserem-se na temática: LÍNGUAS DE SINAIS: cenário de práticas e fundamentos teóricos sobre a linguagem. Esta que vos escreve teve um artigo seu publicado ali: "Rediscutindo as noções de arbitrariedade e iconicidade: implicações para o estatuto linguístico das línguas de sinais", que tá mais para fundamento teórico do que cenário de prática... E a revista tem muito mais! Só de ler os títulos a curiosidade já se ouriça. Que tal conhecer um pouco mais sobre dêixis, modalidade "falada" da língua de sinais, dupla docência no ensino de Libras, memória fonológica, bilíngues bimodais/intermodais, leitura de imagens, uso de classificadores, alternância de línguas, e muitos outros assuntos? São 16 artigos inéditos produzidos por mais de 20 autores. A gente deixa você sair aqui do Vendo Vozes rapidinho pra ir ali acessar a REVEL. Vai, aproveita com calma, mas volta, tá? A gente ainda tem muita coisa boa pra divulgar aqui no blog. E eu vou ali continuar minha dissertação e já volto também. Bjos da Colaboradora (feliz pelo artigo publicado, a dissertação em andamento, e a divulgação do blog Vendo Vozes para o(a)s aluno(a)s do curso de Fonoaudiologia da UFRGS - sejam muito bem vindos, viu?!)

Para acessar a revista clique aqui:
Home

23 de ago de 2012

Paraolimpíadas 2012

Este ano não acompanhei muito as Olimpíadas de Londres. Muita gente se decepcionou com o desempenho do Brasil, uns culparam os atletas, outros, o Estado, por não contribuir para que nossos esportistas tenham condições para avançar.
Para mim, o melhor dos Jogos Olímpicos começa após as competições mais famosas: são as Paraolimpíadas, que sempre me emocionam! É tanta história de superação, de garra, de luta, que não há como não admirar esses superatletas!
Sem falar que as equipes brasileiras são muito boas. A cada paraolimpíada nosso país tem se destacado e subido mais alto no pódio. Na Grécia, em 2004, ficamos em 14° lugar no ranking de medalhas; na China, em 2008, subimos para o 9° lugar. Ou seja, as expectativas para a delegação brasileira agora, em Londres, são muito boas!

Quando lecionava Espanhol para turmas de ensino médio em uma escola de Porto Alegre, fizemos um projeto sobre as Paraolimpíadas que eu adorei! Os alunos se dividiram em grupos e montaram blogs, em espanhol, sobre as modalidades de esportes paraolímpicos. Eles se surpreenderam e ficaram muito motivados com as histórias de cada atleta. Fica a dica para que o tema seja trabalhado em sala de aula, e não se limite à disciplina de Educação Física, pois é uma ótima maneira de trabalharmos a diversidade e inclusão na escola.

Também sugiro o documentário "Metamorfose", disponível neste link, que conta a história de Rosinha, uma atleta que já consegui mais de 50 medalhas e bateu dois recordes em Paraolimpíadas, símbolo de determinação e alegria. O ponto negativo do vídeo é que só há legendas em inglês... mas há um espaço para sugestões e reclamações no site, que é o Porta Curtas da Petrobras, e eu sugiro que vocês enviem mensagens pedindo legendas em português.

Abaixo, um vídeo interessante sobre os esportes paraolímpicos.





Grande abraço a todos, e espero que todos acompanhem as Paraolimpíadas 2012 de Londres. Li uma notícia que a Globo fará a cobertura dos jogos, que vão de 29/08 a 09/09.
Vanessa.

imagem da Paraolimpíadas que você pode espalhar por aí...

22 de ago de 2012

TOPBLOG 2012

Olá queridos leitores, tudo bem?
Estou escrevendo para avisar aos que ainda não sabem que, neste ano, nosso blog está participando pela 1ª vez ao prêmio TOPBLOG, um concurso que premia os melhores blogs de várias categorias do Brasil a cada ano.

Estamos concorrendo na categoria Educação.
Se você acha que nosso blog merece seu voto, o procedimento é simples. Você clica neste link, ou no banner na coluna da esquerda do nosso blog, ou na figura abaixo, e pode votar através de seu e-mail, facebook ou twitter. Pode votar 1 vez em cada modalidade.



Desde já agradeço o incentivo de cada um de vocês que comenta, curte, participa das promoções, nos escreve... Abraço,

Vanessa.

Sorteio do livro: Índios Surdos

Olá pessoal,




Em 2008 nós entrevistamos a Shirley Vilhalva, que na época nos falou sobre suas pesquisas com índios surdos. Agora ela nos enviou um exemplar de seu livro "Índios surdos: mapeamento das línguas de sinais do Mato Grosso do Sul", da editora Arara Azul, para sorteamos entre os leitores do blog.
Então, para participar do sorteio do livro, que será no dia 05/09/2012, preencha o formulário abaixo com seu nome e endereço completo. Os dados não serão divulgados.
Aproveito para informar que a Maria da Conceição de Oliveira, que foi sorteada no último concurso, não respondeu nosso e-mail solicitando endereço completo para recebimento do livro. Se ela não responder até o final da semana, farei outro sorteio com os participantes da promoção, ok? O que vocês acham?
Abraços!











15 de ago de 2012

Curso EDUCAÇÃO, CULTURA E ACESSIBILIDADE



Estão abertas as inscrições para o curso de extensão “Educação, Cultura e Acessibilidade”, promovido pela Faculdade de Educação da UFRGS .Os objetivos são  problematizar o acesso à cultura por pessoas com deficiência, refletir sobre a importância da arte e da cultura na educação como meio de inclusão e, principalmente, analisar possibilidades de intersecção entre educação, arte, cultura e recursos de acessibilidade.
Coordenação: Felipe Mianes e Mariana Baierle
Carga Horária: 48horas/ aula, com certificado para quem tiver mais de 75% de presença
Periodicidade: Terças-feiras (11/09/2012 a 27/11/2012)
Horário: das 18h45min às 22hs
Valor total do curso: R$ 160,00 por aluno
Público alvo: acadêmicos, professores, produtores culturais, profissionais que atuam com acessibilidade e inclusão e comunidade em geral
Local: Campus Central da UFRGS – Centro – Porto Alegre
Vagas limitadas
Mais informações:

1 de ago de 2012

Sorteio da promoção mês do amigo (ATUALIZADO)

Oi queridos, tudo bem?

Estava com muita saudade do blog. Correria com mudança, trabalho e estudos, mas voltei para poder realizar o sorteio que havia prometido para julho, na promoção "Mês do Amigo".
Os amigos que levaram os livros foram Maria da Conceição Oliveira e seu amigo Mikael Felipe. Parabéns! A Maria participou no finalzinho da promoção e foi sorteada, muita sorte, né?

Logo lançaremos mais uma promoção. Participe!

E se você quiser conferir o nosso álbum de ganhadores das promoções com seus respectivos livros, entre em nossa página no facebook!

Abração e todos e até logo!




------------------------------------------------------------------------
NOVO SORTEIO (em 27/08/2012)
Gente,
Como depois de quase um mês não recebi resposta com o endereço completo da Maria da Conceição, hoje realizei novamente o sorteio, e as ganhadoras dos livros foram: Aline da Costa Gonçalves e sua amiga Ana Darlim, de Canoas/RS.

Como a Aline respeitou a regra e colocou seu endereço completo, amanhã mesmo já colocarei os livros nos correios.
Parabéns, Aline!!!