19 de jul de 2012

Novo endereço no Facebook

Olá pessoal,

Ficou mais fácil encontrar o Vendo Vozes no Facebook.
Agora nosso endereço lá é: https://www.facebook.com/vendovozes
Curta!

13 de jul de 2012

Promoção no Facebook

Olá queridos,


Está acontecendo uma promoção paralela na nossa página do Facebook.

Para participar, entre na nossa página clicando aqui.
A promoção é válida até o dia 19/07. Participe! 


Abraço,
Vanessa.

12 de jul de 2012

2ª edição: Curso de extensão "Ensino de LP/S: Tópicos Avançados"


INSCRIÇÕES ABERTAS
Imagem ilustrativa da Webconferência.
Teremos intérprete de Libras.

O Curso Ensino de Língua Portuguesa para Surdos: tópicos avançados, consequente ao curso "Introdução ao Ensino de Língua Portuguesa para Surdos", busca apresentar e provocar reflexões mais aprofundadas a respeito da disciplina Língua Portuguesa para surdos para aqueles profissionais e estudantes que já possuem conhecimentos básicos a respeito dela. O curso será totalmente a distância e realizado na plataforma Moodle.

Objetivos
Discutir qual (is) são os objetivos do ensino de Língua Portuguesa para Surdos;
Refletir sobre os conceitos de letramento na educação de surdos, a partir de uma visão mais aprofundada a respeito de questões que envolvem esse contexto, como leitura e interpretação textual, utilização de novas tecnologias no ensino de surdos, avaliação e outros temas pertinentes à área.

Público de interesse
Professores de Língua Portuguesa, séries iniciais, fonoaudiólogos, pedagogos, psicopedagogos, acadêmicos e graduandos dos cursos de Letras, Fonoaudiologia, Pedagogia e demais licenciaturas, que tenham cursado "Introdução ao Ensino de Língua Portuguesa para Surdos" ou já possuam conhecimento sobre o assunto.


Carga Horária
40 horas

Dias das Aulas (você deve optar por um dos grupos - quartas ou sábados).
Web Conferência 1 - 15/8; 29/8, 12/9 e 26/9, quartas-feiras, das 20h às 21h.
Web Conferência 2 - 18/8; 01/09; 15/09; 29/09, sábados, das 9h às 10h. 


Período
6/8/2012 a 29/9/2012

Certificado
Será fornecido a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência, nas atividades programadas. As matrículas já estão abertas! Para saber valores, informações e realizar sua matrícula, clique aqui!


Pré-requisitos
Ter cursado "Introdução ao Ensino de Língua Portuguesa para Surdos" ou ter conhecimentos prévios sobre esta disciplina;
Ter disponibilidade de 4 horas semanais de estudo para leituras e realização de atividades do curso;
Ter disponibilidade de participação em um dos grupos de encontros on-line do curso, através das webconferências, nas datas e horários determinados;
Conhecimento básico de informática, e-mail próprio, acesso à internet, webcam.


Ministrantes
Vanessa de Oliveira Dagostim Pires - Mestre em Lingüística Aplicada pela UNISINOS, Doutoranda em Linguística Aplicada (UNISINOS). Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa para surdos, lingüística aplicada, co-construção da aprendizagem de língua, andamento coletivo, gêneros de texto e surdez.

Coordenação
Ana Maria de Mattos Guimarães.

7 de jul de 2012

Sentir pra ver

Olá queridos,


Muitos leitores gostaram muito do post sobre acessibilidade no Castelo de Versailles, na França, que a Laura postou aqui. Hoje quero compartilhar com vocês uma experiência semelhante que tive no último sábado ao conhecer a Pinacoteca do Estado de São Paulo. Lá visitei a exposição "Sentir prá Ver: gêneros da pintura na Pinacoteca de São Paulo", que até o dia 15 de julho vai exibir 14 conjuntos de obras de arte acessíveis. São reproduções de pinturas do próprio acervo da biblioteca que foram transformadas em algo que se possa tocar, possibilitando que pessoas com baixa visão ou cegas possam "sentir prá ver", como diz o nome da exposição.
Se você é vidente, mas gostaria de viver esse outro jeito de ver a arte, é possível colocar vendas nos olhos, e tentar, primeiro, ver a obra com as mãos. A experiência é incrível. Além da reprodução tátil da obra, há também uma segunda reprodução, em relevo, e um texto em Língua Portuguesa e em braile que traz informações e descrição da obra. Você também pode colocar fones de ouvidos para ouvir o som que foi escolhido para compor aquela obra, ou até sentir o cheiro dela. Se preferir, pode seguir a visita com um poema relacionado a obra.



Eu participando da exposição



A exposição foi concebida segundo o padrão universal de acessibilidade, para que cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida também possam participar. As obras escolhidas ilustram os principais temas das artes plásticas, paisagem urbana, rural, marinha, retrato, abstração, natureza morta e cenas, abrangendo a arte brasileira do final do século XIX a meados do século XX, de artistas como Almeida Junior, Arnaldo Ferrari, Bete Worms, Di Cavalcanti, Carlos Scilar, Dario Barbosa, Gino Bruno, Pedro Alexandrino, Rebolo, Maurício Nogueira Lima, Leopoldo Raimo e Navarro da Costa entre outros.

"Sentir prá ver" é uma exposição realizada pelo Programa Educativo para Públicos Especiais (BEPE) que possui várias ações para que públicos com limitações físicas, intelectuais e sensoriais tenham acesso à arte, contando com visita guiada tátil para cegos e com uma educadora surda que apresenta a visita em Libras para os surdos. O telefone deste programa é (11) 3324-0945.

Aproveitem e visitem a exposição, se puderem. Agradeço, em especial, a minha amiga Sandra e sua mãe Maria que me levaram até lá.

Mais fotos desta visita, na nossa página no Facebook.

6 de jul de 2012

Promoção mês do amigo: livros em dose dupla!

Olá pessoal,
Hoje estamos iniciando uma promoção em dose dupla, pois vamos sortear 2 livros de uma só vez: "Letramento e minorias" e "Leitura e escrita no contexto da diversidade", ambos da Editora Mediação.



Um leitor será sorteado, receberá um livro, e o amigo indicado por ele receberá o outro. Para participar, você preenche um pequeno formulário abaixo, informando seus dados e de seu amigo, e indicando qual livro você quer receber (seu amigo receberá o outro).
ATENÇÃO: preencha com o endereço completo (rua, número, cidade e estado).
A promoção vai de 06 a 31/07 e você pode participar várias vezes, mas sempre indicando amigos diferentes. Mesmo que você já esteja participando, poderá ser indicado por um amigo, sem problemas.
Não perca tempo, participe e divulgue essa promoção em dose dupla.

Preencha o formulário abaixo (seus dados não ficarão visíveis) e boa sorte!


5 de jul de 2012

Aprender Libras em Caxias do Sul e região (2012)

Olá queridos,
Hoje o post é para aqueles que estão interessados em aprender ou aperfeiçoar os seus conhecimentos sobre Libras, e moram próximos à região serrana do Rio Grande do Sul. 
Mapa do estado do Rio Grande do Sul, com a cidade
de Caxias do Sul selecionada em vermelho.
A Universidade de Caxias do Sul (UCS) está com as inscrições abertas para vários cursos de Libras, em diversos níveis e modalidades.
Os interessados devem acessar o site do Programa de Libras da UCS e selecionar o curso escolhido para ver as opções da data das aulas, custos, programas das disciplinas e número de aulas.
O curso básico, por exemplo, inicia no dia 08/08 e as inscrições devem ser feitas até o dia 01/08. O programa do curso é bem completo, conta com dois níveis, em um total de 180 horas. O curso pode ser parcelado em até 12 vezes.
Há ainda a opção de se inscrever em um dos campi da UCS, em Bento Gonçalves, Canela, Farroupilha e Vale do Caí. É preciso registrar interesse primeiramente (a dica é reunir várias pessoas que também queiram aprender Libras para formar a turma).





4 de jul de 2012

Vem aí a BIBLIBRAS, da Sociedade Bíblica do Brasil!

Raros são os lares que não possuem um exemplar da Bíblia, não é? Agora, se dão a devida atenção em conhecer o texto divinamente inspirado é outra história...Pois então que anunciamos para vocês que em breve, muito em breve, a SBB estará disponibilizando dvds com algumas histórias bíblicas em LIBRAS! Pra quem não conhece os produtos da SBB, fica a dica para visitar o site deles aqui; tchê, só não lê a Bíblia quem não quer. A editora tem tudo quanto é tipo, formato, linguagem e tradução da Bíblia, vale a pena conferir! E agora os surdos também poderão ter acesso à Palavra de Deus por meio desse novo material. Ainda não conseguimos imagens e informações mais detalhadas sobre os dvds. Abaixo segue o texto extraído do próprio site da SBB. Alguns surdos já tiveram acesso ao material e a satisfação foi imediata. Confere aí:



A Bíblia agora em Libras 

Depois de disponibilizar a Palavra de Deus em braile às pessoas com deficiência visual, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) tornará a Bíblia disponível também ao público com deficiência auditiva. Trata-se do Biblibras, projeto editorial iniciado em 2008, que conta com a parceria do Instituto Expressão Surda (IES), de Curitiba (PR). A ideia é disponibilizar, até o final deste ano, algumas das histórias da coleção Aventuras da Bíblia em Libras (Língua Brasileira de Sinais). 
Em formato DVD, a nova obra terá como base a publicação impressa homônima já consagrada entre o público infantil. O primeiro da série de vídeos contará com quatro historinhas bíblicas, entre elas a Arca de Noé e Sansão. O objetivo, em quatro anos, é totalizar 32 histórias bíblicas para o acesso desse segmento da população. 
“O livro Aventuras da Bíblia inspirou a concepção dessa versão bíblica em Libras porque dá uma visão geral sobre a Bíblia para crianças e famílias. E algo inédito é a prioridade numa tradução em Libras para crianças, que são o ponto de contato com as famílias e igrejas”, salienta Paulo Teixeira, secretário de Tradução e Publicações da SBB. O material também será a principal ferramenta do novo programa social A Bíblia para pessoa com deficiência auditiva, criado este ano pela SBB.




Legal, né? Então continua ligado no nosso blog e no site da SBB para não perder o lançamento da BIBLIBRAS!

A Colaboradora.