30 de jan de 2012

Desconto na inscrição: III Congresso TILS (15 a 17 de agosto de 2012)

Bom dia, pessoal!!!
Gente, expira hoje o prazo para se inscrever com um bom de um desconto no III Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa. Eu fui no II Congresso e tals, até mandei meu relato aqui pro blog (não lembra? Não leu? Veja aqui!) e digo a vocês que vale a pena o investimento (e a viagem pra Floripa, né?!). Neste ano, o congresso ocorrerá no espaço para eventos de um hotel com vista pro mar, tipo, além de muito interessante e importante as discussões que lá ocorrerão, o lugar promete! Ahhh, e eu já ia me esquecendo de contar também que ninguém mais ninguém menos que o atual Presidente da Gallaudet University (da qual falamos aqui e aqui), Hurwitz, estará presente! Então, genteeeem, não vamos perder tempo e vamos logo garantir nossa presença nesse congresso imperdível! Apesar de a programação não estar completa ainda, quem é pesquisador e tem trabalhos desenvolvidos na área, já pode submetê-los para apresentação (e divulgar sua pesquisa, e ganhar certificado, e engordar o lattes).

Ficou animado???
Então clica aqui e faz a tua inscrição: http://www.congressotils.cce.ufsc.br/2012/index.html

22 de jan de 2012

Gallaudet University (Parte 2)

Olá pessoal,

Como estão curtindo as férias?
Hoje vou continuar nossa conversa sobre a Gallaudet University! 

Como eu disse no post anterior, meu primeiro conhecimento sobre a Gallaudet foi através do livro "Vendo Vozes", de Oliver Sacks. A terceira parte do livro foi escrita a partir da revolta dos estudantes em março de 1988. A partir das notícias de jornais e da imprensa a partir da revolta, Sacks escreveu um artigo que teve muita repercussão, chamado "The revolution of the Deaf" (= a revolução dos Surdos), que pode ser acessado inteiramente aqui, publicado em inglês no "The New York Review of Books", naquele mesmo mês, dia 09. Ele fala no artigo que os protestos de Gallaudet estavam estampados em várias revistas e jornais (para ler a reportagem do The New York Times daquele dia, clique aqui). O protesto era para que a universidade tivesse um reitor surdo, como nunca havia tido antes.O protesto tinha como lema "Deaf president now", ou seja, "Diretor Surdo Agora", pois os estudantes queriam o direito de serem dirigidos por alguém que compartilhasse de sua mesma cultura, experiências, língua, algo que só um surdo poderia fazer, genuinamente.

Protesto em Gallaudet, 1988

A respeito dos protestos, Sacks escreveu:
"Muitas revoluções, transformações e tomadas de consciência ocorrem como resposta a circunstâncias imediatas (e intoleráveis). O que se destaca tanto na greve de 1988 do Gallaudet é a sua consciência histórica, o senso de profunda perspectiva histórica que a molda. Isso ficou evidente no campus; " (Vendo Vozes, pg. 114).

E hoje, quais são as lutas que a comunidade surda ainda precisa empreender?

Referência:
Linha do tempo da história dos surdos: http://www.pbs.org/wnet/soundandfury/culture/dhpop/popup22.html

15 de jan de 2012

Gallaudet University - Universidade Gallaudet (Parte 1)

Olá queridos!


Hoje gostaria de começar a falar um pouco sobre a Universidade Gallaudet, a mais renomada universidade de surdos do mundo. Tomei conhecimento sobre a universidade na primeira vez que li o livro "Vendo Vozes", de Oliver Sacks, no início de meu interesse pela educação dos surdos. A partir de então comecei a pesquisar sobre ela e me encantei, é claro, devido a seu pioneirismo e importância para a história dos surdos.
É importante saber que ela é a primeira e a maior universidade do mundo cujos programas são voltados para pessoas surdas, e fica em Washington, capitados dos Estados Unidos. Por isso, a primeira língua língua lá é a ASL, Língua de Sinais Americana, e a segunda é o inglês. Isso significa que todos os funcionários, professores e alunos utilizam a língua de sinais para se comunicar.

Edward Miner Gallaudet, primeiro diretor

A Gallaudet foi criada em  1857, e naquela época se chamava Columbia Institution for the Instruction of the Deaf and Dumb and Blind (ou seja, no início era um internato para crianças surdas e cegas). Seu primeiro diretor foi Edward Miner Gallaudet, filho de Thomas Gallaudet, aquele que havia criado a primeira escola para surdos nos Estados Unidos. Por isso, em 1954 o congresso americano trocou o seu nome para Gallaudet College, em homenagem à família Gallaudet.


Em 1896 a instituição passou a se chamar Gallaudet University, podendo desenvolver cursos acadêmicos também.
Atualmente, a instituição oferece educação completa para os surdos, desde educação primeira até doutorado, com oferta de mais de 40 cursos diferentes, e anualmente ela recebe cerca de 2.000 matrículas.
Se você quiser saber mais sobre essa universidade incrível, acesse o site oficial: http://www.gallaudet.edu/

Em breve, um novo post com mais informações!
Abraço.

Referências:
Foto de Edward - http://american-education.org/895-gallaudet-university.html
História: http://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_Gallaudet;
http://www.gallaudet.edu/

12 de jan de 2012

PARABÉNS A VOCÊ!!!


Hoje, 12 de janeiro, é o aniversário da queridíssima
Vanessa de O. D. Pires
 autora do vendovozes.com! Em nome de todos os colaboradores, leitores e amigos, quero te desejar um feliz aniversário, Vanessa, que tenhas muitos mais anos de vida, com as bênçãos de Deus e a paz de Jesus! Muito sucesso no teu doutorado, e em todos os teus projetos!

Beijão da Laura — a colaboradora

Curso de Libras - Porto Alegre - Escola Concórdia

Olá pessoal,
favim.com
Para todos os que estão planejando cursar Libras em 2012 e vivem próximos à Porto Alegre, abaixo segue a divulgação do curso oferecido na Escola Especial Concórdia, da Rede Ulbra (a escola fica perto do Iguatemi).
O curso terá início em  03 de março, e serão oferecidas turmas nos níveis básico, intermediário e avançado.
 Para a pré-inscrição, favor enviar e-mail com nome completo, telefone e e-mail para contato para o endereço ulbraespconcordia@ulbra.br.
O cronograma do curso com datas, conteúdos, horários e valores podem ser acessados aqui!

Abração,
Vanessa.

8 de jan de 2012

Deaf Google

Olá queridos!
Hoje quero mostrar uma ferramenta muito legal que o Google, tão conhecido site de busca, criou: O Deaf Google, um site de busca específico para assuntos relacionados à surdez. Infelizmente o site ainda está disponível apenas na versão em inglês, mas dá pra ir testando algumas buscas e ir treinando, antes da versão em Língua Portuguesa, né? Que tal?

Layout do Deaf Google (Google Surdo)
Abraços,

4 de jan de 2012

Publicação sobre o II Congresso Internacional de Ed. para Surdos

Olá pessoal,
Tudo bem? O querido Antônio Campos Abreu, já entrevistado pelo blog (veja aqui) nos enviou, gentilmente, uma publicação do II Congresso Internação de Bilinguismo e Educação para Surdos (divulgado aqui) que ocorreu em agosto do ano passado, na Escola Rio Branco, em São Paulo. A publicação traz muitas informações de tudo o que ocorreu no evento, participantes, mesas-redondas, reivindicações, material sobre educação de surdos em todo o mundo. Vale a pena conferir (clique aqui)
Obrigada mais uma vez, Antônio.

Abraço,
Vanessa.

1 de jan de 2012

Ganhadora da Promoção Diálogos

Olá pessoal,
Jana e o livro

A Janaina Cabello, ganhadora da Promoção "Diálogos", de novembro (veja aqui) nos mandou uma foto muito legal com o livro que ela recebeu do blog, "Diálogos entre Linguística e Educação", e precisei compartilhar com vocês!
Obrigada Jana, obrigada a todos os leitores do blog e àqueles que têm confiado em nosso trabalho, oferecendo essas obras que muito contribuirão para o nosso aperfeiçoamento acadêmico e profissional.
Para contatos, escreva para: blogvendovozes@gmail.com.

Abraços,
Vanessa.