23 de ago de 2012

Paraolimpíadas 2012

Este ano não acompanhei muito as Olimpíadas de Londres. Muita gente se decepcionou com o desempenho do Brasil, uns culparam os atletas, outros, o Estado, por não contribuir para que nossos esportistas tenham condições para avançar.
Para mim, o melhor dos Jogos Olímpicos começa após as competições mais famosas: são as Paraolimpíadas, que sempre me emocionam! É tanta história de superação, de garra, de luta, que não há como não admirar esses superatletas!
Sem falar que as equipes brasileiras são muito boas. A cada paraolimpíada nosso país tem se destacado e subido mais alto no pódio. Na Grécia, em 2004, ficamos em 14° lugar no ranking de medalhas; na China, em 2008, subimos para o 9° lugar. Ou seja, as expectativas para a delegação brasileira agora, em Londres, são muito boas!

Quando lecionava Espanhol para turmas de ensino médio em uma escola de Porto Alegre, fizemos um projeto sobre as Paraolimpíadas que eu adorei! Os alunos se dividiram em grupos e montaram blogs, em espanhol, sobre as modalidades de esportes paraolímpicos. Eles se surpreenderam e ficaram muito motivados com as histórias de cada atleta. Fica a dica para que o tema seja trabalhado em sala de aula, e não se limite à disciplina de Educação Física, pois é uma ótima maneira de trabalharmos a diversidade e inclusão na escola.

Também sugiro o documentário "Metamorfose", disponível neste link, que conta a história de Rosinha, uma atleta que já consegui mais de 50 medalhas e bateu dois recordes em Paraolimpíadas, símbolo de determinação e alegria. O ponto negativo do vídeo é que só há legendas em inglês... mas há um espaço para sugestões e reclamações no site, que é o Porta Curtas da Petrobras, e eu sugiro que vocês enviem mensagens pedindo legendas em português.

Abaixo, um vídeo interessante sobre os esportes paraolímpicos.





Grande abraço a todos, e espero que todos acompanhem as Paraolimpíadas 2012 de Londres. Li uma notícia que a Globo fará a cobertura dos jogos, que vão de 29/08 a 09/09.
Vanessa.

imagem da Paraolimpíadas que você pode espalhar por aí...

Um comentário:

Anônimo disse...

muito legal....