26 de mai de 2012

Libras para acadêmicos

Olá pessoal!

Como a maioria de vocês sabe, em abril passado a lei conhecida como "lei da Libras" (LEI Nº 10.436 de 24/04/2002) completou 10 anos. Neste período, grandes avanços foram alcançados, como a presença de intérprete de Libras para alunos surdos incluídos nas instituições de ensino (embora muitos ainda precisem entrar na justiça para usufruir deste direito) e a inclusão de uma disciplina que ensine Libras nos currículos de Licenciatura e Fonoaudiologia.
Cada instituição tem "dado o seu jeito" para realizar essa disciplina, que varia muito em número de horas e conteúdo programática de uma instituição a outra. Algumas universidades, entretanto, tem até desenvolvido o próprio material didático para ensinar a Língua Brasileira de Sinais a seus acadêmicos, e aqui quero registrar duas iniciativas que conheci.
Anderson e eu.
A primeira é a publicação do livro "Libras para Acadêmicos", desenvolvido pelo Professor da UFMT Me. Anderson Simão Duarte. Conheci o Anderson no Paraguay, no II Congresso Iberamericano de Educação Bilíngue para Surdos, e lá ele me apresentou o seu trabalho.
Trata-se de um livro didático distribuído gratuitamente pela UFMT aos acadêmicos de Libras, com ótima qualidade gráfica e com uma metodologia de ensino e pesquisa desenvolvida por Anderson na dissertação de mestrado em Estudos da Linguagem pela UFMT, cujo título foi: "O ensino de LIBRAS para ouvintes numa abordagem dialógica: contribuições da teoria bahktiniana para a elaboração de material didático".


Capa do livro.

Explicação das representações dos sinais no livro.

Exemplo de página do livro.
Quem tiver interesse em obter uma cópia do livro ou saber mais informações sobre ele, pode entrar em contato com o Prof. Me. Anderson, pelo e-mail andersonlibras@hotmail.com.

Outra iniciativa de elaboração de publicação para as aulas de Libras é o livro "Estudos da Língua Brasileira de Sinais", lançado em 2011 pela Editora da UPF, que pode ser adquirido aqui. O livro possui uma série de artigos sobre a educação de surdos, a natureza e estrutura da língua de sinais, o papel do tradutor-intérprete e muitas ilustrações de sinais.
Capa do livro.


|Exemplo de página.
Contracapa
Fiquem ligados, pois em breve nós estaremos realizando o sorteio de um exemplar do livro "Estudos da Língua Brasileira de Sinais".

Abraço e ótima semana,
Vanessa.

4 comentários:

Mãos que falam disse...

Eu quero!!! ^^

Flavia Damasceno disse...

Libras é... forma genuína de Surdos e Ouvintes Bilíngues expressarem seus sentimentos, desejos, opiniões...
Quem foi que disse que O Surdo - é Mudo???
Vamos apagar esta ideia!!!!

angelica disse...

Também quero! Como onde moro o material é difícil de acha... Acerte-me, por favor!

angelica disse...

ô gente, me acerte por favor! Aqui em Eunápolis/BA o ensino de Libras e escasso bem como material. :)Abraço!