23 de abr de 2012

Surdocego recebe o título de doutor


Olá pessoal,
Esta notícia é antiga, e eu pensava já ter publicado aqui, mas acho que deixei como rascunho e acabei esquecendo de publicar... Mas é uma notícia tão legal, que vale a pena, não acham???



Professor Surdocego a Graduar Doutorado

The Yomiuri Shimbun

O professor associado surdocego do Centro de Pesquisas para Ciências e Tecnologias Avançadas da Universidade de Tóquio será graduado doutor.
Satoshi Fukushima, 45 anos de idade, será a primeira pessoa surdacega a receber o título de doutor no Japão. A cerimônia de entrega do título acontecerá no campus Kobama da Universidade de Tóquio na quarta-feira.
Fukushima perdeu a visão quando tinha 9 anos de idade e a audição aos 18. Entretanto, graças ao método "yubi tenji", o sistema tátil - baseado no braille - inventado pela sua mãe, Reiko, ele passou pelo vestibular da Universidade Metropolitana de Tóquio, tornando-se a primeira pessoa surdacega no Japão a ingressar na Universidade.
Fukushima, que estuda como a sociedade deveria interagir com as pessoas com deficiência, iniciou preparativos para sua tese de doutorado seis anos atrás. Ele analisou como ele começou a se comunicar com outros pelo método yubi tenji após anos de vida num mundo sem palavras.


Nenhum comentário: