22 de mar. de 2012

Curso de Tradutor/Intérprete de LS na ULBRA/RS

Olá pessoal, tudo bem?

Muitas pessoas me perguntam sobre a profissão do intérprete, como se profissionalizar... enfim, para ser um Tradutor e Intérprete de Libras profissional é preciso, primeiramente, uma formação adequada.
A ULBRA/RS está com inscrições abertas para o curso de extensão em TILS. Preste atenção:

Abertas inscrições para Tradutores/Intérpretes de Libras

publicado em29/02/2012 17:11:34

Ops.. A foto não carregou.
A 5ª edição do Curso para Formação de Tradutores/Intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) na ULBRA Canoas está com inscrições abertas até o dia 10.04. Os candidatos participam de uma entrevista de avaliação e as aulas iniciam dia 05.05, ocorrendo sempre aos sábados, das 9h às 17h.
O coordenador do curso, Vinicius Martins, destaca que é uma oportunidade para pessoas que tenham alguma fluência em Libras e possam obter formação específica para ingressar no mercado de trabalho.
Martins explica que a atividade já foi reconhecida, mas ainda não está regulamentada. Para esta edição algumas disciplinas foram revisadas e readequadas às orientações da legislação que reconhece a atividade ao mercado de trabalho.  
Ele destaca que a procura por profissionais capacitados na área tem aumentado nos últimos tempos. Aproximadamente 80 alunos participaram do curso na ULBRA nos últimos três anos e a estimativa é de que 90% já saem com encaminhamento à vaga de emprego. “Na última semana aconteceram duas contratações para trabalho em instituições de ensino”, comemora. O coordenador lembra que o tradutor/intérprete de Libras, além das instituições de ensino, também pode atuar na televisão, em entidades, empresas e órgãos públicos.
Na ULBRA, os alunos com deficiência, e que precisem do serviço de intermediação cultural (tradutor/intérprete), podem solicitar apoio ao Programa Permanente de Acessibilidade (PPA), no prédio 1. O pedido também pode ser feito através da Central de Atendimento ou nas coordenações dos cursos.

Serviço:
As inscrições podem ser feitas até o dia 10.04 pelos e-mails viniciusmartinsf@gmail.com, coordipesa@ulbra.br ou pelo telefone 3477.9190.
O curso tem duração de 14 meses, com carga horária de 465 horas.
O candidato deve ter conhecimento básico de Libras para poder ingressar no curso.  

Nenhum comentário: