30 de dez de 2011

Você sabia que...

...William C. Stokoe,
o Pai da Língua de Sinais Americana (ASL),
não sinalizava muito bem???

Parece uma ironia, né, gente? Mas é isso que (também) nos conta Jane Maher, em seu livro "Seeing language in sign - The Work of William C. Stokoe" (minha leitura de férias, ha ha ha, onde está escrito férias, leia-se mestrado, ok?! Ah, e o título pode ser traduzido como "Vendo língua nos sinais - a Obra de William C. Stokoe"). Além desse detalhe sobre Stokoe, o livro de Jane tem muitas informações úteis, bastante contextualizadas na história e no tempo, sobre Stokoe e sua obra de uma vida inteira. Minha leitura ainda não chegou ao fim, então, acho que ainda terei outras fofocas para contar. Tá, gente...ficaram curiosos sobre o fato de Stokoe não sinalizar muito bem? Vamos dar um desconto, né: Stokoe foi convidado por seu ex-colega de faculdade e parceiro de esgrima (sabia dessa também?!), e, à época coordenador do Gallaudet College, Detmold, para ensinar Literatura (medieval) para os surdos (faz ideia do que que é isso? Só pra vocês terem noção, é algo que tem a ver com Old English, Shakespeare, Chaucer, etc...ainda não sabe? Pois, então, algo pouco comum e difícil de ser ensinado...!). E ele não fez curso, capacitação, formação em Libras (ou ASL), curso de intérprete, ou oficina que a gente tudo hoje pode fazer (ô beleza!!!), e ele também não tinha o vendovozes.com para ficar mais informado, concorrer a livros sobre o assunto, saber das novidades e publicações sobre a educação e inclusão de surdos, né? Hohoho! Ele chegou lá de paraquedas (mas entenda-se que na bagagem dele tinha, também, muita vontade de ensinar, olhar atento, e plenas certezas das capacitades - todas - dos surdos). Obviamente ele aprendeu a sinalizar, mas não chegou a ser um "bam-bam-bam" na sinalização da ASL. Há relatos, inclusive, de que os alunos não compreendiam muitas vezes, nem a soletração manual dele...tu vê, hein?! Há esperança para nós, minha gente!!! Ano novo chegando = esperanças se renovando! Se você ainda tem dúvidas sobre a compreensibilidade de sua sinalização (ou, simplesmente, teme se seu sobrenome, tipo, "f-r-y-d-r-y-c-h" em Libras vai ser entendido), keep on, não desista!!! Vai saber se daqui uns 30 anos não é você recebendo, como Stokoe, o título Doutor Honoris Causa por suas contribuições à comunidade surda, hã?!

Bjo, Laura - a colaboradora.

27 de dez de 2011

Feliz 2012!

Olá queridos!
Quero agradecer a todos os e-mails, comentários, visitas e carinhos recebidos em 2011 através do Blog Vendo Vozes, meu veículo de divulgação de eventos, informações, inquietações, a respeito da inclusão na escola, na sociedade, na vida! Estou entrando no período de férias do blog, mas ele continuará trazendo novidades em janeiro, pois já deixei umas postagens programadas muito legais, por isso não deixem de visitá-lo, ok?
Em 2012 teremos várias novidades para vocês!
Um grande abraço a todos, feliz 2012 para cada leitor e colaborador! Deixo meu beijo especial para a colaboradora Laura Frydrych, com o desejo de que o Senhor esteja sempre contigo!

"Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres."  Salmo 126:3.

Sorteio - Promoção de Natal

Olá pessoal! Tudo bem? Como foi o Natal?

Bem, ontem foi o último dia da promoção de natal do blog (ver aqui). Como de costume, fiz o sorteio pelo site Random.org, e o resultado, conforme figura abaixo, foi o comentário número 22!

Então, a sorteada que vai levar o livro "Surdos Qual Escola?" é Fabíola Lima. Parabéns, Fabíola!!!!

Quero agradecer à participação de cada um, e as declarações de qual escola para surdos desejam (vale a pena ler os comentários, é um resumo daquilo pelo qual os surdos têm lutado: uma escola de qualidade, bilíngue, bicultural, diferente...)
Espero que um dia esta escola seja real para os surdos brasileiros!
Um grande abraço a todos e, mais uma vez, parabéns, Fabíola!



21 de dez de 2011

Literatura Surda - Parte II

Olá queridos!
Em postagens anteriores eu já havia falado um pouco sobre Literatura Surda (confira aqui, por exemplo). 
Hoje quero mostrar para vocês um site só sobre Literatura Surda, de um grupo de pesquisa em educação e cultura surda, com patrocínio da Funarte - Fundação Nacional de Artes do Governo Federal.
O site é Literatura Surda, e traz uma coleção de vídeos de piadas, contos, narrativas, poesias, tudo em Libras (alguns vídeos têm legendas, inclusive). Para quem quer saber mais sobre o tema, o site também traz uma lista ótima de referências, e, para quem quiser contribuir enviando materiais, é só se cadastrar no site e enviar seus vídeos, não é legal? Assim toda a comunidade surda pode participar também, fazendo do site uma grande videoteca de literatura surda.
O grupo é coordenado pela Profa. Dra. Lodenir Karnopp, além dos contadores de história surdos Carolina Hessel, Fabiano Rosa, Augusto Schallenberger, Cláudio Mourão, os intérpretes de Libras Luiz Rodrigues, Elisama Suzana e uma grande equipe (ver nomes e formação aqui). Abaixo, apresento um vídeo que consta no site acima, chamado "Número Sangrento", de autoria e apresentação de Cláudio Mourão. O poema é lindo e surpreendente, e aborda temas como a descoberta da surdez pela família e o implante coclear, a partir da perspectiva de uma criança surda. Contém legenda e também um link para audiodescrição do poema (aqui).

Layout do site Literatura Surda


Abaixo, apresento um vídeo que consta no site acima, chamado "Número Sangrento", de autoria e apresentação de Cláudio Mourão. O poema é lindo e surpreendente, e aborda temas como a descoberta da surdez pela família e o implante coclear, a partir da perspectiva de uma criança surda. Contém legenda e também um link para audiodescrição do poema (aqui).



O que vocês acharam do vídeo? Opinem!



18 de dez de 2011

Hoje na RBS TV do Rio Grande do Sul: matéria sobre Implante Coclear

Olá pessoal,
Hoje à noite no Teledomingo (Canal Rede Globo, RBS), vai ser apresentada uma matéria sobre um implante coclear, às 23h10. Para quem não for do RS, vou tentar colocar um link para o vídeo posteriormente, ok?  Depois quero saber a opinião de vocês sobre a matéria.
Abração e ótimo domingo a todos!

16 de dez de 2011

Programa NBlogs discute Educação de Surdos

Olá pessoal,

Abaixo compartilho com vocês um vídeo do programa NBlogs, do canal Record News, a respeito de educação de Surdos. O programa contou com a participação das convidadas Dra. Ronice Quadros e Fonoaudióloga Sandra Campos. É uma pena que não consegui com legenda... :(




O pessoal da internet que adora legendar filmes, poderia se engajar em fazer legendas em português também, né???

Abraço!

14 de dez de 2011

Vídeo institucional do Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Oi queridos!
Eu já havia escrito sobre o Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Governo Federal aqui.
Agora, quero compartilhar o vídeo que fizeram da campanha, que é ótimo! Não deixe de compartilhá-lo com seus amigos, alunos, e colegas.
"O interessante é que não é a deficiência que nos impede de exercer nossa cidadania, e sim a dificuldade que a sociedade tem de eliminar barreiras e garantir o pleno exercício dos direitos."
 


Muito legal o vídeo, né? Todos arrasaram! 

12 de dez de 2011

Especialização em LIBRAS para Docência do Ensino Superior e Básico e para Interpretação

Olá pessoal,
Achei tão legal esse curso que resolvi compartilhar com vocês. Pena que moro longe! :(

O curso de Especialização em LIBRAS para Docência do Ensino Superior e Básico e para Interpretação, vai ser oferecido pela Faculdade Jaguariúna, em Jaguariúna (SP) e terá início em 28 de janeiro de 2012. Será um curso presencial, com 350 horas (aulas aos sábados). Você pode ter todas as informações do curso neste link. Vão logo, porque tem desconto no valor do curso para matrículas realizadas em 2011!


Abração!

Vanessa

7 de dez de 2011

Entrevista - Programa Destaque - Rede Mensagem FM

Olá pessoal

Quero agradecer a todos os ouvintes do Programa Destaque, com Rosiléia Fernandes, de hoje, na Rede Mensagem FM. Hoje participei de uma entrevista sobre a Libras, e foi muito legal. Para ouvir a entrevista, clique aqui!
Abaixo deixo alguns links e dicas que foram tratados na entrevista:



Maiores informações, dúvidas ou sugestões, envie em "comentários" ou pelo e-mail blogvendovozes.gmail.com.
Abraço!

2 de dez de 2011

Promoção de Natal!


Olá queridos!

O Vendo Vozes quer agradecer a todos os leitores e colaboradores por ter nos acompanhado em mais um ano. O primeiro presente foi o novo layout, criado pelo Bruno Pires, o que acharam???

O segundo é um exemplar do livro "Surdos Qual Escola?", Organizado pela Professora Nídia Regina L. de Sá.
O livro saiu este ano, pela Editora Valer e Editora da Universidade Federal do Amazonas, e foi oferecido pela Profa. Dra. Maria Cecília Moura, uma das autoras do livro. Abaixo vocês tem um release do livro e uma lista de todos os artigos e autores, que juntos compõe este livro de 300 páginas!


Artigos e Autores:

Organizadora: Profa. Dra. Nídia Regina Limeira de Sá – UFAM/AM





  1. Escolas e classes de surdos: opção político-pedagógica legítima. Profa. Dra. Nídia Regina Limeira de Sá – UFAM/AM
  2. A ameaçada escola de surdos - Profa. Msc. Shirley Vilhalva – FNDE/UFSC/SC
  3. Sobre a falácia de tratar as crianças ouvintes como se fossem surdas, e as surdas como se fossem ouvintes ou deficientes auditivas: pelo reconhecimento do status linguístico especial da população escolar surda. Prof. Dr. Fernando C. Capovilla – USP/SP
  4. A performatividade em educação de surdos - Profa. Dra. Gladis Perlin – UFSC/SC e Prof. Dr. Wilson Miranda – UFSM/RS
  5. O difícil são as palavras: discursos e práticas na escolarização de jovens a adultos surdos. Profa. Dra. Wilma Favorito – INES/RJ
  6. Educação de surdos: entre a realidade e a utopia. Profa. Msc. Emiliana Faria Rosa – UNIPAMPA/RS
  7. A escola bilíngue para surdos: uma realidade possível - Profa. Dra. Maria Cecília Moura - FACHS e PUC/SP
  8. A centralidade da língua para os surdos: pelos espaços de convivência e uso da Libras – Profa. Msc.Larissa Silva Rebouças – UFS/SE e Prof. Msc. Omar Barbosa Azevedo – UFBA/BA
  9. O contexto da sala de aula inclusiva e a educação da criança surda - Profa. Dra. Thereza Bastos – UFRB/BA
  10. Estudantes surdos na escola regular: análises de surdos. Profa. Msc. Jane Lindoso Brito – UEA/AM e Profa. Dra. Nídia Regina Limeira de Sá – UFAM/AM
  11. Na escola de surdos: o teatro como construtor identitário e cultural– Profa. Msc. Rosejane da Mota Farias - UFAM/AM e Profa. Dra. Nídia Regina Limeira de Sá – UFAM/AM
  12. Aulas de música em classes de/com surdos? – Profa. Dra. Nídia Regina Limeira de Sá – UFAM/AM
  13. Escola de surdos: um espaço negado. Profa. Dra. Arminda Rachel Botelho Mourão - UFAM/AM e Profa. Msc. Joab Grana Reis – UEA/AM
  14. Pela estimulação precoce em libras para crianças surdas: testemunho de um pesquisador - Prof. Msc. Omar Barbosa Azevedo –UFBA/BA
  15. A inclusão da pessoa com deficiência - Prof. Dr. José Salomão Schwartzman – Universidade Mackenzie/SP
  16. Carta aberta de Kristina Svartholm - Sobre escolas especiais para surdos – Profa. Dra. Kristina Svartholm (Universidade de Estocolmo) e Profa. Dra. Maria Cecília Moura (FACHS e PUC/SP)
  17. Carta Aberta ao MEC – Profa. Dra. Nídia Regina Limeira de Sá – UFAM/AM
  18. Carta de F. Capovilla ao Ministro da Educação – Prof. Dr. F. Capovilla – USP/SP
  19. Carta de Salvador: A educação que nós, surdos, queremos e temos direito – Comunidade Surda/BA

Como participar???

1. Clique em "comentários", aqui abaixo, e responda: "Qual a escola você quer para os surdos?"
2. Inclua seu nome e e-mail.
3. Pronto, está participando. Envie quantos comentários quiser, mesmo quem já foi sorteado em promoções anteriores. O sorteio será dia 26 de dezembro! Divulgue e participe.
Abraço, Vanessa.

1 de dez de 2011

Sorteio da Promoção "Diálogos"

Olá pessoal! 
Ontem terminou mais uma promoção do Vendo Vozes, que sorteou um exemplar do livro "Diálogos entre Linguística e Educação", ocorrido no mês de novembro (confira aqui)! Nos comentários você pode acompanhar as inúmeras dicas de livros que os leitores deram, enriquecendo ainda mais o blog. Fiz o sorteio ainda há pouco, como você pode conferir na imagem do Random.org, e o comentário sorteado foi o de número 8 - Janaína Cabello, nossa querida leitora e colaboradora.

Parabéns, Jana!

Para aqueles que não ganharam, recomendo a compra do livro, que está indo para o segundo volume! Também agradeço às autoras, Profa. Cátia e Profa. Otília que nos ofereceram o livro.
Em breve, novas promoções de Natal e fim de ano para os leitores, fiquem ligados.
Abraço,
Vanessa.