28 de out de 2011

Convite para "As Aventuras no Reino Surdo"

Olá pessoal! Quem é de Porto Alegre/RS vai curtir esse programa! No início de novembro será apresentada a peça teatral "As Aventuras no Reino Surdo". De acordo com o site da Casa de Cultura Mário Quintana (http://www.ccmq.com.br/2011/10/espetaculo-infantil-narrado-em-libras/), “As Aventuras no Reino Surdo” faz parte da investigação do Grupo de Pesquisa Teatral Signatores sobre expressões cênicas da cultura surda. Contemplando surdos e ouvintes, a história é contada por surdos, em língua brasileira de sinais  (Libras) e para os ouvintes, foi criado um personagem “A Voz”, apoio de narração por toda jornada.
 
Aqui tem o convite em Libras:
 
Então, anota aí na agenda!!!
 
Grupo de Pesquisa Teatral Signatores
Apresenta
O Quê? 
“As Aventuras no Reino Surdo”
Quando? 
6 (domingo) e 9 (quarta-feira) de novembro
Onde? 
Teatro Bruno Kiefer - Casa de Cultura Mario Quintana
Rua dos Andradas 736 - Centro de Porto Alegre
Que horas? 
16h
Valor? 
Entrada gratuita
A CCMQ fica localizada no centro de Porto Alegre. E é lá também que estará acontecendo a 57ª Feira do Livro de Porto Alegre. Então, não perca de assistir a peça e dar um pulinho na Feira! Eu vou estar lá. Quem mais vai? Comenta aí!!!
 
Bjos, Laura
(bloggeira colaboradora)

25 de out de 2011

Notícias e artigos...

Olá pessoal

Estas últimas semanas estão sendo bem cheias para mim, e tenho a impressão de que o tempo está voando! Por que o final do ano passa mais rápido do que o início? 
Apesar de todas as tarefas, arrumei um tempinho para assistir à primeira temporada do seriado Switched at Birth, que eu tinha comentado aqui e realmente gostei muito. Quero muito assistir à segunda temporada. Além do enredo da troca das filhas na maternidade, o tema da surdez é sempre recorrente, de uma maneira bem esclarecedora, mostrando os vários lados das questões, mas sempre valorizando a cultura surda. Ótimo! Recomendo de novo!
Também quero divulgar a página de Publicações do INES. As revistas: Arqueiro, Espaço, Fórum e Anais dos eventos da instituição podem ser acessados neste link aqui.

Lembrando que a promoção de 4° aniversário do Blog Vendo Vozes continua. Você já participou? Você pode enviar quantos comentários quiser, quanto mais comentários, mais chances de ganhar, pois será um sorteio. Mas não esqueça de colocar seu nome completo e e-mail para poder participar do concurso, ok? Para participar, clique aqui! Você pode receber, em casa, o Livro "Vendo Vozes" de Oliver Sacks. Se já tiver o livro, pode presentear um amigo, que tal?

Para semana que vem, estou preparando um post muito legal sobre o teste da orelhinha, com participações muito especiais, aguardem!




18 de out de 2011

Curso sobre recurso de acessibilidade para produtos culturais

Olá pessoal,
Ainda ontem eu estava pensando: onde existe curso de audiodescrição em Porto Alegre? E, hoje, me deparo com esta notícia no site da UFRGS:


"Estão abertas as inscrições para o curso de extensão “Audiodescrição de Produtos Culturais”, que ocorre entre os dias 3 de novembro e 8 de dezembro, com encontros às quintas-feiras à noite e aos sábados pela manhã, totalizando 40h. Serão realizadas aulas práticas e teóricas sobre o emprego da audiodescrição, recurso que promove acessibilidade aos mais diversos produtos culturais e educacionais, tais como peças e obras em exposição, filmes e vídeos, ilustrações e fotogra­fias, imagens de sites e apresentações teatrais. O curso abordará técnicas de roteirização e narração de audiodescrição, incluindo noções básicas de gravação, edição e mixagem.
A Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, a Faculdade de Arquitetura e o Museu do Sport Club Internacional Ruy Tedesco são os organizadores da atividade. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 3230.4669, pelo e-mail museu@internacional.com.br ou ainda nosite do Museu do Inter. Mais informações podem ser obtidas também no blog do Núcleo de Design Gráfico Ambiental da UFRGS e pelos fones 3308.4220 ou 3308.5502."

http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/curso-aborda-recurso-de-acessibilidade-para-produtos-culturais


Fonte: 

14 de out de 2011

Materiais sobre surdos durante o nazismo

Olá pessoal!

Durante minhas pesquisas na internet, encontrei alguns materiais bem interessantes sobre as pessoas surdas durante o nazismo, um capítulo pouco conhecido do Holocausto. O nazismo, estruturado por  Adolf Hitler, líder do partido Nacional-Socialista, que ascendeu ao poder na Alemanha de 1933 a 1945,  ficou associado principalmente ao Holocausto (genocídio dos judeus). No dia 1º de setembro de 1939, foi criado um programa de extermínio pelos nazistas que visava a eliminação de doentes incuráveis, idosos senis, deficientes físicos e doentes mentais.

Para quem se interessar em saber mais sobre o assunto, assim como sobre a história dos surdos, trago algumas indicações de materiais:

Deaf people in Hitler's Europe
(Pessoas surdas na Europa de Hitler)

É uma coletânea de livros produzida a partir de uma conferência ocorrida na Universidade de Gallaudet em 1998. O material está em inglês, e editado pela editora da mesma universidade. Para maiores informações, clique aqui! 





Surviving in silence: 

a deaf boy in the Holocaust
(Sobrevivendo no silêncio: um menino surdo no Holocausto)



O livro narra a história do menino Izrael Zacharian Deutsch, um menino surdo e judeu, nascido em 1934 na Tchecoslováquia, que sobreviveu ao Holocausto, mas perdeu seus pais nesta tragédia. Para saber mais, clique aqui.


Ingelore

Documentário sobre Ingelore Herz Honigstein, uma mulher surda judia nascida na Alemanha. Sua primeira palavra foi aos 6 anos de idade e conclui sua primeira sentença aos 12. Ela mostra uma perspectiva única sobre os eventos que levaram ao Holocausto e sua fuga para a América. Sua história inclui um estupro brutal por cadetes nazistas, uma espécie de médico que realiza um aborto ilegal em 1940, e suas lições de liberdade pessoal. O documentário foi dirigido pelo filho de Ingelore, Frank Stiefel, que decidiu registrar a história de sobrevivência da mãe para transmiti-la a seus filhos e à comunidade surda.
Abaixo, o trailer do documentário.



Para saber mais sobre o filme, clique aqui.


Referências:
Colaboração Bruno Pires.

O que você achou deste post?

Abraço a todos!
Vanessa

10 de out de 2011

Promoção de 4º aniversário do Blog Vendo Vozes

Olá pessoal

No dia 10/10/2007 inauguramos o Blog Vendo Vozes. Para comemorar com vocês, meus queridos leitores, os 4 anos de existência do blog, estamos lançando hoje um concurso bem legal que vai dar um exemplar do livro "Vendo Vozes", de Oliver Sacks, cujo título inspirou o nome do blog. 
Para participar você precisa comentar este post, colocando seu e-mail e nome completo, parabenizando o blog de maneira bem criativa!
No dia 31/10 vamos sortear um dos comentários, e o vencedor (ou vencedora) receberá o livro em casa, pelos correios.
Participe! Você pode enviar quantos comentários quiser!
Obrigada a todos os leitores que acompanham o blog.

Abração!
Vanessa =)

The Big Bang Theory X Surdez

Olá pessoal, tudo bem?


Há pouco tempo fiz uma postagem sobre a série "Switched at Birth" (aqui). Coincidentemente, o mais recente episódio (quinta temporada, episódio 4) de outra série que assisto, "The Big Bang Theory" trouxe a mesma atriz, Katie Leclerc, para fazer o papel de uma moça chamada Emily, uma surda que começa a namorar Raj. Como tem dificuldades de se comunicar com mulheres - a menos que esteja bêbado - os amigos de Raj o apresentam a Emily - que, por não conseguir ouvi-lo, pode estabelecer um relacionamento com ele. No início os encontros são intermediados por Howard, amigo de Raj que conhece muitas línguas, inclusive a língua de sinais - e o episódio da série de humor traz vários preconceitos (bons e ruins) que a sociedade tem sobre as pessoas surdas, possibilitando que a questão da surdez seja discutida. O episódio é ótimo, principalmente as interpretações e traduções de Howard, que muitas vezes se distrai, não sabe algum sinal, e se sente no direito de mudar a mensagem como quiser. Muito engraçado!



Na foto, Howard conversa com Emily.

Na vida real, a atriz Katie Leclerc tem a síndrome de Ménière, uma doença caracterizada por surdez, zumbidos e vertigem, assim como demais familiares. Ela é bilíngue, fluente em ASL (a língua de sinais americana) e oraliza a língua inglesa.
Até mais,

Vanessa!

4 de out de 2011

Matéria do Vendo Vozes na Revista Sentidos

Olá pessoal


  • Há alguns meses dei uma entrevista sobre ensino de LP para Surdos para a Revista Sentidos, que estava fazendo uma matéria sobre "Ensino de Língua Portuguesa para Surdos". A matéria foi ao ar e publicada na semana passada, e está disponível aqui!


Capa da Revista Sentidos

  • Gostaria de agradecer à jornalista Sibele Oliveira e a toda a equipe da revista, que fala sobre temas diversos relacionados à inclusão.
  • Também gostaria de fazer algumas observações sobre o título "Português sinalizado", que não é, na verdade, a mesma coisa que ensino de LP para Surdos. Português sinalizado é uma metodologia de ensino ligada ao bimodalismo (tentativa de uso simultâneo de língua de sinais "artificial" e língua oral). Não deu muito certo por vários motivos. Primeiro, porque é impossível produzirmos algum enunciado em 2 línguas diferentes simultaneamente (em alguma das duas línguas a produção será prejudicada). Em segundo lugar, pensava-se que, utilizando a língua de sinais (os gestos) na ordem sequencial da língua oral, o surdo aprenderia melhor o português. Não deu certo, porque resultou em uma língua de sinais artificial, que não era econômica e nem fiel à gramática própria das LS. Por isso que, atualmente, defende-se o ensino bilíngue para surdos, em que eles aprendem a Libras e a Língua Portuguesa como línguas diferentes, com gramáticas próprias, mas podem ser comparadas para fins didáticos, sem problemas, ok???


  • Para ler a entrevista completa clique aqui! Ficou um material bem legal sobre educação de surdos, oralização e ensino de língua portuguesa para surdos.
  • Obrigada também à Profa. Maura Corcini e ao Pedro Witchs que intermediaram o contato.

Quem puder deixar a opinião, será ótimo!!!

Abraço,
Vanessa.