30 de set de 2011

Série "Switched at Birth"

Olá pessoal!
Daphne (a menina surda) e Bay: trocadas
 na maternidade
Hoje gostaria de compartilhar com vocês um seriado americano muito legal, chamado "Switched at Birth", algo do tipo "Ligadas ao nascer", mostra a história de duas meninas de 15 anos que foram trocadas na maternidade, chamadas Daphne e Bay. Daphne é surda, usuária de língua de sinais e estuda em uma escola de surdos. Seus melhores amigos são surdos. Quando as famílias se encontram, começam várias histórias, e uma delas é o descoberta, pelos pais biológicos de Daphne, sobre o mundo da surdez. Eles tentam mudá-la para um colégio "normal", propõem o implante coclear, enfim, tudo aquilo que eles pensam ser o melhor para ela, pois não conseguem entender que ela pode ser feliz e realizada sendo surda.
A série começou em junho de 2011, por isso ainda há poucos episódios, e eu só vi um até agora, mas já gostei bastante, já que é o episódio onde a trama se inicia, onde as famílias se encontram e a questão da surdez é bastante tratada.
Sei que em outros episódios a atriz surda Marlee Matlin vai participar (êeeee), mais um motivo para acompanhar a série.

Abaixo o trailer da série com legendas em Português:



Quero agradecer muito à minha amiga Lídia que me indicou a série.
Alguém de vocês já a conhece? O que acharam?? Postem seus comentários, quero saber a opinião de todos!

Abraço,
Vanessa.

29 de set de 2011

IV Semana de Libras na UCS

Olá pessoal!
De 28 a 30 de outubro ocorrerá na Universidade de Caxias do Sul (UCS) a IV Semana de Libras - Tradução e Interpretação de Libras em foco, e o V Encontro Estadual de Intérpretes de Libras.

Objetivos
 Promover a aprendizagem e a formação em LIBRAS, com o propósito de gerar multiplicadores com competência comunicativa, linguística e tradutória, que atendam às demandas da sociedade e à exigência legal do mercado de trabalho.
 Promover a integração e o intercâmbio entre as diferentes áreas de ensino-pesquisa-extensão dos cursos de Libras.
 Proporcionar discussões sobre lingua(gem), literatura e estudos da tradução; e conhecer os resultados dos projetos de pesquisa e de extensão de alunos e professores de Letras e Pedagogia.





Abaixo você confere um vídeo sobre o evento.




Para saber mais sobre o evento, acesse a página aqui.
Você pretende participar? Já fez sua inscrição!
Conte-nos, comentando este post.
Abraços!

Novidades!

Olá pessoal, desculpem a demora da postagem do blog, estive muito ocupada com a troca de emprego e trabalhando bastante.
  • Em primeiro lugar, quero agradecer a dois grupos bem especiais.

Primeiramente, quero agradecer à maravilhosa equipe que tem me ajudado na preparação de materiais do curso "Escrita Acadêmica para Surdos Universitários", objeto de minha tese de doutorado. Estou ansiosa para terminá-lo e poder compartilhar esta experiência com todos aqui no blog.

Fernanda e Pedro (intérpretes), Eu e Junior (meu irmão, editor de vídeo, responsável pela filmagem e edição dos vídeos do curso).

Outro grupo a quem quero agradecer, é o grupo de alunos dos cursos de extensão de Professores para Surdos e Tradutores Intépretes da Ulbra/Canoas, com quem pude compartilhar algumas das experiências como professora e pesquisadora. Pena que alguns já haviam ido embora na hora da foto, mas obrigada a todos pelo convite e pela participação!
Jessica Groth, Eu, Rizovaldo Miranda, Anaclécia Flores e Vinicius Martins.


  • Outra notícia é que estarei apresentando um artigo intitulado "NCLUSÃO LINGUÍSTICA DE SURDOS NO ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA " na SIMPÓSIO INTERNACIONAL LINGUAGENS E CULTURAS: homenagem aos 40 anos dos programas de pós-graduação em Linguística, Literatura e Inglês da UFSC na semana que vem, no dia 05/10/2011, a partir das 14h, no GT: Libras, na SESSÃO 1 – SALA 248 CCE A. Aguardo a todos que puderem comparecer para trocarmos ideias, sugestões, etc. Maiores informações sobre o evento, clique aqui!
Abraços a todos! 

17 de set de 2011

Programação Setembro

Olá pessoal
Dia 26 de setembro é o dia do Surd@, data escolhida para divulgação da cultura surda e luta pelos direitos dos surdos, no mundo todo.
Por isso, muitos estados estão organizando uma programação intensa na área da surdez. Alguns eventos já aconteceram, mas não consegui postar a tempo devido à correria dos estudos!

Se você souber de algum evento e quiser divulgá-lo, escreva para blogvendovozes@gmail.com. A divulgação será gratuita!
  • Em 30 de setembro e 01 de outubro de 2011 ocorrerá, em Jaguará do Sul, Santa Catarina, o III Encontro da Cultura Surda. Com o objetivo de integrar a todos envolvidos com a inclusão dos surdos (familiares, profissionais, educadores, surdos e ouvintes). As inscrições são gratuitas. Para maiores informações, acesse o folder aqui!

  • De 20 a 26 de setembro o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) realiza a Semana Sinais na Arte, com oficinas de fotografia artesanal, arte com spray, artes plásticas, apresentações de live painting, DJs e exibição de filmes produzidos pelo coletivo Corposinalizante com a participação dos realizadores. A programação inclui também visitas a exposições de diferentes museus atendidas por educadores surdos. Para saber mais, clique aqui!

Participem!

8 de set de 2011

Lista de Selecionados

Pessoal, divulgo abaixo a lista de selecionados para a primeira edição do curso de extensão a distância:

ESCRITA ACADÊMICA PARA SURDOS UNIVERSITÁRIOS (I)


  1. Cinthia de Oliveira Ramos – Rio de Janeiro/ RJ
  2. Everton Garcia – São Paulo/SP
  3. Geraldo Venceslau de Lima Junior – Fortaleza/CE
  4. Greici Francieli Machado – Balneário Camboriú (SC)
  5. Jonatas Rodrigues Matias – Varginha (MG)
  6. Klícia de Araújo Campos – João Pessoa (PB)
  7. Larissa Domingues da Silva – João Pessoa (PB)
  8. Márcia Cristina Paulo dos Santos – São Gonçalo/RJ
  9. Matheus Rocha da Costa – Uberlândia (MG)
  10. Patrícia Santos dos Santos – Salvador (BA)
  11. Priscila Pereira de Douza – São Paulo (SP)
  12. Simone Pereira Pinheiro – São Luiz (MA)

Foi enviado um comunicado, por e-mail, para todos os selecionados. Se você está na lista e não recebeu o comunicado, escreva para vanessadagostim@gmail.com.
Agradecemos a todos os que se inscreveram no curso. A seleção foi realizada a partir da ordem de envio das fichas de inscrições preenchidas corretamente, e conforme os critérios pré-estabelecidos (ver aqui).

Até mais!

2 de set de 2011

Jovens surdos do DF se casam neste sábado em cerimônia em Libras

De: Portal G1

Padre do Paraná vai oficializar união, que terá intérprete para ouvintes.
Um terço dos convidados para cerimônia também tem deficiência auditiva.

Casamento de Pedro e Patrícia será realizado em Libras neste sábado (3) (Foto: Jamila Tavares /G1) 
Casamento de Pedro e Patrícia será realizado em
Libras neste sábado (3) (Foto: Jamila Tavares /G1)
Surdos de nascença, o operador de informática Pedro Melo e a pedagoga Patrícia Jochen vão se casar neste sábado (3) na primeira cerimônia de casamento realizada na Língua Brasileira de Sinais (Libras) de Brasília.
O padre que vai celebrar a união, Wilson Czaia, também é surdo e veio do Paraná apenas para oficializar o matrimônio.“Vai ser uma cerimônia tradicional”, diz a noiva, de 24 anos, que trabalha como assistente de vendas em uma loja de produtos esportivos.
Como 90 dos cerca de 250 convidados não têm deficiência auditiva, um intérprete vai traduzir para os ouvintes as palavras de Czaia. A cerimônia também terá uma banda tocando ao vivo. “A música é para os convidados e também para Patrícia”, diz Pedro, de 26 anos.
A surdez de Patrícia é severa, o que significa que ela consegue compreender cerca de 30% dos sons que ouve. No caso de Pedro, a deficiência é profunda – ele não é capaz de perceber ou identificar a voz humana.
Os noivos se conheceram há três anos. Ele estava se formando em sistema de informações e ela entrando na faculdade de pedagogia. Pedro, que já tinha se relacionado com pessoas ouvintes antes, conta que a identificação foi imediata. “Com [uma pessoa] ouvinte, você acaba tendo algumas dificuldades de comunicação. Nós [surdos] temos uma cultura própria”, diz.
A surdez de ambos foi provocada pela contaminação de rubéola das mães durante a gestação. Como a deficiência não é genética, os filhos de Pedro e Patrícia provavelmente não terão a deficiência. Mas Pedro conta que filhos são um projeto apenas para daqui a alguns anos. O foco agora está na cerimônia deste sábado e na lua de mel de uma semana em Macéio. O casal viaja na segunda-feira (5).
O noivo conta que a identificação foi quase imediata. 'Temos uma cultura própria', diz Pedro. (Foto: Jamila Tavares /G1)Noivo conta que a identificação foi imediata. 'Temos uma cultura própria', diz Pedro. (Foto: Jamila Tavares /G1)
 
Muito linda a notícia, né? Obrigada à Rosi, que me mandou e link, e parabéns ao casal Pedro e Patrícia. Que Deus abençoe essa nova família que está sendo formada.

Curso de Língua Portuguesa para Surdos Universitários

Olá pessoal!
Quero agradecer a todos os que se inscreveram no curso de LP para surdos universitários, e informar que as inscrições para esta primeira edição estão ENCERRADAS.
Neste final de semana enviaremos aos selecionados um e-mail com todas as instruções para efetuar a sua inscrição e divulgaremos aqui no blog a lista dos selecionados.
Aqueles que não foram selecionados permanecerão em uma lista de espera, caso algum selecionado desista do curso, ou para futuras edições.

Atenciosamente, 
Vanessa.

1 de set de 2011

INES- lança DVDs que contam a história política e cultural do Brasil

Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES-
lança DVDs que contam a história política e cultural do Brasil através da MPB em língua de sinais

“Não é de hoje que luto pela implantação da MPB nas escolas. Luto porque creio que a magia do nosso cancioneiro pode melhorar a atuação do aluno em bancos escolares. Pode haver algo mais belo do que surdos poderem compartilhar de nosso cancioneiro, eles que não podem ouvir?”, Ricardo Cravo Albim.

Os quase seis milhões de surdos brasileiros poderão ter acesso, a partir de agora, à riqueza de um bem cultural até então inacessível ao público surdo: a música. O projeto “Música Brasileira em Língua de Sinais: História, Política e Cultura” será lançado oficialmente no próximo dia 14 de setembro no Rio de Janeiro, durante o X Congresso Internacional do INES, Instituto Nacional de Educação de Surdos. Dez clássicos da MPB, contando a história política e cultural do Brasil, foram reunidos em dois DVDs narrados em libras e legendados em português, podendo ser apreciados tanto por surdos quanto por ouvintes.

Idealizado pela professora de história e atual diretora do INES , Solange Rocha, o projeto tem como objetivo aproximar os alunos surdos da História Política e Cultural do Brasil e do mundo, através de canções brasileiras com significado histórico relevante.  As músicas escolhidas contam um pouco da história do século XX e provocam discussões sobre a vida social e política do país.

São canções como Ó Abre Alas, de Chiquinha Gonzaga, Filosofia, de Noel Rosa, O Canto do Pajé, de Heitor Villa-Lobos e Paula Barros, Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, Carcará, de João do Valle e José Cândido, Alegria Alegria, de Caetano Veloso, Tanto Mar, de Chico Buarque, Metáfora, de Gilberto Gil, Borzeguim, de Tom Jobim e Quizomba, de Rodolpho, Jonas e Luiz Carlos da Vila. Sensibilizados pela iniciativa, o apoio foi unânime por parte dos autores e intérpretes dos videoclipes originais: Caetano Veloso, Martn´ália, Gal Gosta, Maria Bethânia, Gravadora Biscoito Fino/Tom Jobim, Marlene, Gilberto Gil, Martinho da Vila e Chico Buarque.

As músicas são interpretadas em Língua Brasileira de Sinais por dois profissionais surdos do INES, Valdo Nóbrega e Alex Curione. Para cada faixa dos DVDs, há a interpretação literal da letra, a análise histórica, que contextualiza o Brasil e o mundo da época, o clipe original com a interpretação simultânea da canção em língua de sinais e a biografia do autor. As seqüências históricas e literárias de cada canção foram criadas por professores de História e Língua Portuguesa do INES.

“Aproximar os quase seis milhões de surdos brasileiros da poesia, da cultura e da história, tendo como meio a Música Popular Brasileira em versos, sinais e imagens, representa um importante instrumento de acesso ao conhecimento produzido pelos artistas brasileiros e a oportunidade de conhecerem um pouco mais o país em que vivem”, observa a idealizadora do projeto, Solange Rocha.

Com tiragem inicial de 3 mil cópias, os DVDs, além de serem utilizados como material didático para alunos surdos, serão também enviados para as escolas públicas do país, enriquecendo a disciplina de Educação Musical, atualmente obrigatória em todas as escolas das redes estadual e municipal.  “Queremos disponibilizar para toda uma geração de surdos essa riqueza da MPB”, completa a diretora do Departamento de Desenvolvimento Humano, Científico e Tecnológico do INES, Maria Inês Ramos.
                        
Informações para a imprensa:        Marcelle Braga: Cel.: 21 7814 4820 marcelle@paralelocomunicacao.com.br         
                                                        Laís Dourado: Cel.: 21 9393 9503 lais@paralelocomunicacao.com.br