21 de dez. de 2011

Literatura Surda - Parte II

Olá queridos!
Em postagens anteriores eu já havia falado um pouco sobre Literatura Surda (confira aqui, por exemplo). 
Hoje quero mostrar para vocês um site só sobre Literatura Surda, de um grupo de pesquisa em educação e cultura surda, com patrocínio da Funarte - Fundação Nacional de Artes do Governo Federal.
O site é Literatura Surda, e traz uma coleção de vídeos de piadas, contos, narrativas, poesias, tudo em Libras (alguns vídeos têm legendas, inclusive). Para quem quer saber mais sobre o tema, o site também traz uma lista ótima de referências, e, para quem quiser contribuir enviando materiais, é só se cadastrar no site e enviar seus vídeos, não é legal? Assim toda a comunidade surda pode participar também, fazendo do site uma grande videoteca de literatura surda.
O grupo é coordenado pela Profa. Dra. Lodenir Karnopp, além dos contadores de história surdos Carolina Hessel, Fabiano Rosa, Augusto Schallenberger, Cláudio Mourão, os intérpretes de Libras Luiz Rodrigues, Elisama Suzana e uma grande equipe (ver nomes e formação aqui). Abaixo, apresento um vídeo que consta no site acima, chamado "Número Sangrento", de autoria e apresentação de Cláudio Mourão. O poema é lindo e surpreendente, e aborda temas como a descoberta da surdez pela família e o implante coclear, a partir da perspectiva de uma criança surda. Contém legenda e também um link para audiodescrição do poema (aqui).

Layout do site Literatura Surda


Abaixo, apresento um vídeo que consta no site acima, chamado "Número Sangrento", de autoria e apresentação de Cláudio Mourão. O poema é lindo e surpreendente, e aborda temas como a descoberta da surdez pela família e o implante coclear, a partir da perspectiva de uma criança surda. Contém legenda e também um link para audiodescrição do poema (aqui).



O que vocês acharam do vídeo? Opinem!



Nenhum comentário: