4 de out de 2011

Matéria do Vendo Vozes na Revista Sentidos

Olá pessoal


  • Há alguns meses dei uma entrevista sobre ensino de LP para Surdos para a Revista Sentidos, que estava fazendo uma matéria sobre "Ensino de Língua Portuguesa para Surdos". A matéria foi ao ar e publicada na semana passada, e está disponível aqui!


Capa da Revista Sentidos

  • Gostaria de agradecer à jornalista Sibele Oliveira e a toda a equipe da revista, que fala sobre temas diversos relacionados à inclusão.
  • Também gostaria de fazer algumas observações sobre o título "Português sinalizado", que não é, na verdade, a mesma coisa que ensino de LP para Surdos. Português sinalizado é uma metodologia de ensino ligada ao bimodalismo (tentativa de uso simultâneo de língua de sinais "artificial" e língua oral). Não deu muito certo por vários motivos. Primeiro, porque é impossível produzirmos algum enunciado em 2 línguas diferentes simultaneamente (em alguma das duas línguas a produção será prejudicada). Em segundo lugar, pensava-se que, utilizando a língua de sinais (os gestos) na ordem sequencial da língua oral, o surdo aprenderia melhor o português. Não deu certo, porque resultou em uma língua de sinais artificial, que não era econômica e nem fiel à gramática própria das LS. Por isso que, atualmente, defende-se o ensino bilíngue para surdos, em que eles aprendem a Libras e a Língua Portuguesa como línguas diferentes, com gramáticas próprias, mas podem ser comparadas para fins didáticos, sem problemas, ok???


  • Para ler a entrevista completa clique aqui! Ficou um material bem legal sobre educação de surdos, oralização e ensino de língua portuguesa para surdos.
  • Obrigada também à Profa. Maura Corcini e ao Pedro Witchs que intermediaram o contato.

Quem puder deixar a opinião, será ótimo!!!

Abraço,
Vanessa.

Nenhum comentário: