1 de set de 2011

INES- lança DVDs que contam a história política e cultural do Brasil

Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES-
lança DVDs que contam a história política e cultural do Brasil através da MPB em língua de sinais

“Não é de hoje que luto pela implantação da MPB nas escolas. Luto porque creio que a magia do nosso cancioneiro pode melhorar a atuação do aluno em bancos escolares. Pode haver algo mais belo do que surdos poderem compartilhar de nosso cancioneiro, eles que não podem ouvir?”, Ricardo Cravo Albim.

Os quase seis milhões de surdos brasileiros poderão ter acesso, a partir de agora, à riqueza de um bem cultural até então inacessível ao público surdo: a música. O projeto “Música Brasileira em Língua de Sinais: História, Política e Cultura” será lançado oficialmente no próximo dia 14 de setembro no Rio de Janeiro, durante o X Congresso Internacional do INES, Instituto Nacional de Educação de Surdos. Dez clássicos da MPB, contando a história política e cultural do Brasil, foram reunidos em dois DVDs narrados em libras e legendados em português, podendo ser apreciados tanto por surdos quanto por ouvintes.

Idealizado pela professora de história e atual diretora do INES , Solange Rocha, o projeto tem como objetivo aproximar os alunos surdos da História Política e Cultural do Brasil e do mundo, através de canções brasileiras com significado histórico relevante.  As músicas escolhidas contam um pouco da história do século XX e provocam discussões sobre a vida social e política do país.

São canções como Ó Abre Alas, de Chiquinha Gonzaga, Filosofia, de Noel Rosa, O Canto do Pajé, de Heitor Villa-Lobos e Paula Barros, Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, Carcará, de João do Valle e José Cândido, Alegria Alegria, de Caetano Veloso, Tanto Mar, de Chico Buarque, Metáfora, de Gilberto Gil, Borzeguim, de Tom Jobim e Quizomba, de Rodolpho, Jonas e Luiz Carlos da Vila. Sensibilizados pela iniciativa, o apoio foi unânime por parte dos autores e intérpretes dos videoclipes originais: Caetano Veloso, Martn´ália, Gal Gosta, Maria Bethânia, Gravadora Biscoito Fino/Tom Jobim, Marlene, Gilberto Gil, Martinho da Vila e Chico Buarque.

As músicas são interpretadas em Língua Brasileira de Sinais por dois profissionais surdos do INES, Valdo Nóbrega e Alex Curione. Para cada faixa dos DVDs, há a interpretação literal da letra, a análise histórica, que contextualiza o Brasil e o mundo da época, o clipe original com a interpretação simultânea da canção em língua de sinais e a biografia do autor. As seqüências históricas e literárias de cada canção foram criadas por professores de História e Língua Portuguesa do INES.

“Aproximar os quase seis milhões de surdos brasileiros da poesia, da cultura e da história, tendo como meio a Música Popular Brasileira em versos, sinais e imagens, representa um importante instrumento de acesso ao conhecimento produzido pelos artistas brasileiros e a oportunidade de conhecerem um pouco mais o país em que vivem”, observa a idealizadora do projeto, Solange Rocha.

Com tiragem inicial de 3 mil cópias, os DVDs, além de serem utilizados como material didático para alunos surdos, serão também enviados para as escolas públicas do país, enriquecendo a disciplina de Educação Musical, atualmente obrigatória em todas as escolas das redes estadual e municipal.  “Queremos disponibilizar para toda uma geração de surdos essa riqueza da MPB”, completa a diretora do Departamento de Desenvolvimento Humano, Científico e Tecnológico do INES, Maria Inês Ramos.
                        
Informações para a imprensa:        Marcelle Braga: Cel.: 21 7814 4820 marcelle@paralelocomunicacao.com.br         
                                                        Laís Dourado: Cel.: 21 9393 9503 lais@paralelocomunicacao.com.br

Nenhum comentário: