13 de fev de 2011

Ensino de Geografia para alunos surdos

Olá pessoal! 
O post de hoje procura trazer algumas dicas de materiais e trabalhos voltados ao ensino da disciplina Geografia na educação de surdos.
A primeira dica é do blog Educando Surdos, que traz uma série de imagens que podem ser usadas em cartazes e pôsteres para as aulas. É importante lembrar que o uso de imagens é fundamental na metodologia de qualquer aula para surdos, por isso, procure explorar bastante o uso de mapas, apresentações de power point, vídeos, flash, cartazes e pôsteres para exemplificar o conteúdo a ser trabalhado. Também é importante que os textos trabalhados tragam gráficos, tabelas e figuras relacionadas ao conteúdo dos mesmos (e, claro, que os alunos aprendam a interpretar essas ferramentas).
Outro tópico importante é o conhecimento dos sinais, em LIBRAS, da terminologia da geografia, assim como dos nomes dos principais estados, países, continentes, cidades e outros lugares que serão estudados. José Ednilson Júnior, tradutor- intérprete de Língua de sinais e mestrando em Linguística da UnB mantém um blog sobre o assunto, que vale a pena ser visitado e consultado constantemente, o http://geografiaemlibras.blogspot.com/. O blog conta com uma equipe de colaboradores e visa difundir o léxico especializado das diversas localidades brasileiras, com um sistema de busca por estados bastante inteligente. 


Pesquisas na área 
Clique nos links abaixo para ter acesso às pesquisas acadêmicas a respeito de Geografia para surdos:
O que você achou do post?
Para sugerir outros materiais e trabalhos, comente abaixo!

Um comentário:

Anônimo disse...

Sugiro a pesquisa de Carmen Cristina Pereira na mesma área: Respeitando as diferenças no trânsito- UFRGS-PPG -2008.