25 de jun de 2010

Inscrições abertas para o curso: Introdução ao Ensino de LP para Surdos - 4ª edição

Olá pessoal
É com alegria que comunico a abertura das inscrições para o curso de extensão "Introdução ao Ensino de LP para Surdos - 4ª edição", na modalidade EAD ) plataforma Moodle.
As inscrições vão até o dia 2/08, e o curso terá início em 05/08, prosseguindo até 1/10.
Caso você tenha interesse, programe-se! Nesta edição o curso contará com duas opções de chats on-line - quintas à noite, das 20h às 21h, ou pelo sábado de manhã, das 9h às 10h.
Informações sobre valor do investimento, datas e como proceder para se inscrever, acesse aqui, ou no site (AQUI)!

Abraço,
Vanessa.

23 de jun de 2010

Introdução ao Ensino de Língua Portuguesa para Surdos - 4ª edição

Em breve, estarão abertas as inscrições para a 4ª edição do curso de extensão EAD: Introdução ao Ensino de LP para Surdos, mas posso desde já adiantar algumas informações.
Desta vez, o aluno poderá optar entre 2 horários de chats, das aulas on-line:
  • Quintas-feiras, das 20h às 21h OU aos Sábados, das 9h às 10h.
  • O início do curso será dia 05 de agosto, e vai até 1º de outubro.
Interessados podem entrar em contato desde já para meu e-mail: vanessadagostim@gmail.com.
Dúvidas e sugestões também serão bem-vindas!

Abraços,
Vanessa.

19 de jun de 2010

Vendo Vozes: uma viagem pelo mundo dos surdos e outras obras de Oliver Sacks

Olá pessoal!
Preciso compartilhar com vocês a releitura que estou fazendo da obra de Oliver Sacks, Vendo Vozes, o livro que dá título ao blog e que me incentivou a iniciar, eu também, "esta viagem pelo mundo dos surdos" que o autor relata (viagem esta, que tem durado mais de 7 anos). Após ter passado todos esses anos e todas os estudos, leituras e descobertas que fiz, desde a primeira leitura do livro, resolvi lê-lo novamente (estou sentido a necessidade de rever diversos conceitos neste ano, devido ao desenvolvimento de minha tese de doutorado e outros projetos), e, novamente, estou amando. Desta vez, estou lendo outra tradução, mais atualizada, e publicada pela Companhia de Bolso (Companhia das Letras). Por ser uma edição "de bolso, ou pocket", ela também é mais barata, por isso, não posso deixar de recomendá-la a cada leitor. Se você não encontrá-lo nas livrarias de sua cidade, peça pelas livrarias tradicionais da internet, está muito fácil de encontrar porque esta última edição saiu agora, em 2010.  Além de ser uma tradução mais atual! 
Quero aproveitar muito das considerações e das leituras do livro aqui no blog, e espero a participação e comentários daqueles que já leram, estão lendo, relendo, ou pretendem ler o livro. Mais uma vez, reitero: ele é FUNDAMENTAL para todos aqueles que querem entender um pouco mais sobre a surdez, os surdos, a comunicação e linguagem humanos, a comunidade e cultura surdas e as línguas de sinais, e, mais ainda, ao ilimitado poder que nosso cérebro tem de se comunicar e desenvolver!

Para quem quiser saber mais sobre o autor, o Programa da TV Cultura "Roda Viva" realizou em 1997 uma entrevista com Oliver Sacks, que você pode assistir clicando aqui.

Um abraço a todos, aguardo comentários! 
(Se eu sumir por uns tempos, vocês já sabem: estou lendo!)

16 de jun de 2010

Dúvidas sobre o curso Introdução ao Ensino de LP para Surdos

Olá pessoal! Agradeço o interesse e contato daqueles que me escreveram a respeito do curso, e aproveito este espaço para esclarecer algumas dúvidas:

  • o curso é TOTALMENTE  a distância, ou seja, se tiver uma boa conexão com a internet, você pode fazer o curso estando em qualquer lugar;
  • o curso é disponibilizado através da plataforma Moodle (se você não conhece essa plataforma, sugiro que pesquise algo a respeito antes, ou converse com alguém que já tenha feito algum curso assim);
  • O curso é formado por atividades assíncronas, aquelas que cada participante realiza no horário que melhor puder, dentro do prazo estipulado para cada módulo, como: leituras de textos, Power points, vídeos, diários de bordo, fóruns, produção de textos coletivos ou individuais, questionários etc;
  • Além disso, existem as atividades síncronas (todos juntos, professora e alunos se encontram em um horário pré-determinado, divulgado antes da matrícula no curso, através de um chat existente dentro da própria comunidade do curso, e lá vão conversar sobre temas relativos ao curso, expressar sua opinião, tirar dúvidas, fazer questionamentos, considerações, etc). Este chat não ocorre através de VIDEOCONFERÊNCIA, é apenas um programa de bate-papo (assim, o aluno pode participar mesmo com um computador simples, que tem em casa).
  • No primeiro módulo do curso, o aluno recebe um tutorial sobre a plataforma, com explicações de como acessar e utilizá-la, além de contar com o apoio da equipe da UNISINOS Virtual, que pode auxiliá-lo em caso de dúvidas;
  • Quando o curso estiver com as inscrições abertas, ele será divulgado nesta página da UNISINOS e também aqui no blog;
  • Se você se interessou pelo curso, mas nunca fez um curso a distância, recomendo a leitura desta reportagem da Revista Nova Escola sobre o tema, é muito esclarecedora e possui um teste para saber se você tem o perfil do aluno de EAD.
Abraços a todos, espero ter esclarecido algumas dúvidas! Aguardo comentários e e-mails!

6 de jun de 2010

Pré-programação do CELSUL 2010

Olá Pessoal!
A programação do CELSUL 2010 ainda não foi divulgada, mas essa semana, aqueles pesquisadores que enviaram seus trabalhos tiveram suas cartas de aceite publicadas no site dos GTs de comunicações - http://www.celsul.org.br/unisul/cartas.htm - ou dos Pôsteres.
Analisando os trabalhos aceitos dos grupos de trabalho que tratam de assuntos de interesse direto para este blog, divulgamos aqueles autores e trabalhos que possivelmente estarão apresentando no evento. Confira:


GT 7: Língua de Sinais e Linguística
  • Vanessa de Oliveira Dagostim Pires - "A fala-em-interação em sala de aula de Língua de Sinais como segunda língua"
  • Mônica Lopes Smiderle de Oliveira e Erica Coronatto - “A utilização das histórias em quadrinhos no ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos”
  • Giselly dos Santos Peregrino - “LIBRAS e Língua Portuguesa em diálogo: os desafios do ensino de Literatura no INES”
  • Emiliana Faria Rosa e Marcos Luchi - “Semiótica imagética: a importância da imagem na aprendizagem”
  • Lodenir Becker Karnopp e Juliana de Oliveira Pokorski- Uso da língua de sinais na escola: dados da Região Metropolitana do Rio Grande do Sul
  • Lívia Letícia Belmiro Buscácio e Rita de Cássia Teixeira Braga - “Materiais didáticos de língua portuguesa com o uso de múltiplas linguagens para surdos”
  • Mariângela Estelita Barros - "ELiS – Escrita de Línguas de Sinais: sua aprendizagem”
  • Bianca Ribeiro Pontin e Érika Vanessa de Lima Silva - “Língua Escrita: português / sinais (SW)”
  • Ronice Müller de Quadros, Diane Lillo-Martin e Deborah Chen Pichler - Aquisição bilíngue bimodal: Libras e Português”
  • Maria Cristina da Cunha Pereira - “A aquisição da escrita por crianças surdas”

  • Lilian Coelho Pires - “Aquisição do português escrito por surdos usuários de LSB: Efeitos da interferência da L1 em contexto de concordância verbal”
  • Lídia da Silva - “Categoria Aspectual da Libras: análise lingüística e processos de aquisição”
  • Carolina Hessel Silveira e Claudio Henrique Nunes Mourão - “Toponimia de cidades do Rio Grande do Sul e sinais de alimentos: uma análise”
  • Carolina Comerlato Sperb e Maria Cristina Viana Laguna - “Os sinalários na língua de sinais: Como surgem os sinais?”
  • Enilde Faulstich e José Ednilson Gomes de Souza Júnior - “O Nome dos Lugares na Língua de Sinais Brasileira: um estudo toponímico”
  • Andréia Gulielmin Didó e Cátia de Azevedo Fronza - “Filhos surdos x pais mudos”

    GT 2 : Tradução e Interpretação de Línguas de Sinais
  • Silvana Aguiar dos Santos - “Ensino a distância e formação de tradutores/intérpretes: o curso de Letras-LIBRAS”
  • Maria Cristina Pires Pereira - “A concepção inicial de tradução dos alunos do bacharelado Letras Libras – UFSC”
  • Flávia Medeiros Álvaro Machado e Heloísa Pedroso de Moraes Feltes - “Particularidades lexicais, semânticas e pragmáticas de conceitos abstratos na tradução e interpretação de Língua Portuguesa-Libras-Língua Portuguesa: estudo comparativo entre sujeitos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina”
  • Marcos Aurélio Ariatti - “Ferramenta Computacional para o ensino-aprendizagem de segunda língua (L2): Tradutores Automáticos”
  • Janine Soares de Oliveira - “Glossário como produto/recurso no processo de Tradução para Libras”
  • Fabíola Sucupira Ferreira Sell e Maria Cristina Figueiredo Silva - “Compostos de LIBRAS e do português: uma contribuição para a formação de tradutoresintérpretes”
  • Rossana Finau - “A quantificação no processo de aquisição de língua portuguesa escrita por surdos”
  • Marisa Dias Lima e Rozana Reigota Naves - “Um estudo sobre a aquisição da estrutura da oração no português-por-escrito dos surdos”
  • Lodenir Becker Karnopp e Juliana de Oliveira Pokorski - “Uso da língua de sinais na escola: dados da Região Metropolitana do Rio Grande do Sul”
  • Felipe Leão Mianes - “Surdos com baixa visão / Surdos e pessoas com baixa visão: Convergências e possibilidades”

    Agora é aguardar a programação completa e se agendar.
    O CELSUL 2010 ocorrerá entre os dias de 20 a 22 de outubro de 2010, em Florianópolis, Santa Catarina. Para saber mais sobre o evento acesse:  www.celsul.org.br.
    Abraços a todos!

5 de jun de 2010

Sugestões para nova edição do curso: Introdução ao Ensino de LP para Surdos

Olá pessoal!
Semana passada concluímos mais uma edição do curso "Introdução ao Ensino de Língua Portuguesa para Surdos", pela UNISINOS Virtual! Agradeço a todos os participantes que fizeram com que essa edição fosse um sucesso: muitas trocas de experiências compartilhadas, novos conhecimentos construídos e muitas ideias a respeito do tema! 
Agora estamos organizando mais uma edição do curso, através da modalidade a distância, para o segundo semestre deste ano. Quem tiver interesse em participar, ou quer sugerir o melhor dia da semana e horário para os chats, pode deixar comentários! Todas as sugestões são bem-vindas!
Abraços
Vanessa!