27 de mar de 2010

Notícia de abusos sexuais contra crianças surdas nos EUA por mais de 20 anos


Muito triste a notícia de que, por mais de 20 anos, crianças surdas foram abusadas por um sacerdote da igreja católica em uma escola para surdos e deficientes auditivos nos EUA. Somente agora, trinta anos mais tarde, a notícia chega a público, e o pior, os fatos já eram conhecidos pelo Vaticano, que nunca puniu o abusador das crianças.
Como educadores, temos que cuidar também da educação sexual e afetiva de todas as crianças, sejam surdas ou não, e ensiná-las a denunciar qualquer tipo de agressão!
Segue a notíca:

Vaticano encobriu os abusos sexuais contra crianças surdas nos EUA

Da France Presse

O Papa Bento XVI teria acobertado os abusos sexuais de um padre americano acusado de ter molestado cerca de 200 crianças surdas que frequentavam uma escola de Wisconsin (norte dos Estados Unidos), segundo documentos obtidos pelo The New York Times.

Os documentos, mantidos em sigilo durante muitos anos, revelam uma correspondência de 1996 entre o padre Lawrence C. Murphy e o então cardeal Joseph Ratzinger, que presidia a Congregação para a Doutrina da Fé antes de virar Papa, afirma o Times.

Ratzinger também teria sido alertado sobre as acusações contra o padre Murphy pelo arcebispo de Wisconsin, que teria escrito duas cartas sobre a questão.

Murphy trabalhou na escola para crianças surdas e com deficiências auditivas do estado de Wisconsin entre 1950 e 1974.

Este novo caso, revelado pelo New York Times, diz respeito a julgamentos contra o arcebispo de Milwaukee, iniciados por cinco homens cujos advogados entregaram ao jornal documentos referentes ao padre de Wisconsin.

Um julgamento a portas fechadas em um tribunal eclesiástico contra o padre Murphy foi arquivado depois de uma carta redigida por ele a Ratzinger pedindo que impedisse o processo, acrescenta o jornal.

"Simplesmente quero viver o tempo que me resta na dignidade de meu sacerdócio", escreveu Murphy ao então cardeal Ratzinger. "Peço sua ajuda neste caso", prossegue o religioso americano.

Nenhuma resposta de Ratzinger figura entre os documentos, e Murphy faleceu dois anos mais tarde, em 1998, quando ainda era padre.
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1544229-5598,00-VATICANO+ENCOBRIU+OS+ABUSOS+SEXUAIS+CONTRA+CRIANCAS+SURDAS+NOS+EUA.html


23 de mar de 2010

Bolsista, do PPG em Educação, é premiado com artigo sobre as diferenças de gênero e sexualidade


Gente, estou muito contente com esta notícia. O Pedro foi meu aluno na primeira edição do curso de extensão "Introdução ao Ensino de LP para Surdos", na UNISINOS!!!! Parabéns, querido!!! Você merece!

Contribuindo para um mundo igualitário
Bolsista, do PPG em Educação, é premiado com artigo sobre as diferenças de gênero e sexualidade
Tamanho da Letra
Texto: Paloma Rühee
Imagens: Divulgação

Com um artigo direcionado a todos os professores e a todas as professoras que se veem agindo sob práticas de silenciamento das diferenças, em destaque as de gênero e sexualidade, foi que Pedro Henrique Witchs, venceu, na categoria Estudante de Graduação, o Prêmio Construindo Igualdade de Gênero 2009, promovido pelo governo federal. O aluno, que cursa Ciências Biológicas e é bolsista da professora Maura Corcini Lopes, no Programa de Pós-Graduação (PPG) em Educação da Unisinos, concorreu com outros 271 trabalhos na sua categoria.

A premiação, que está na sua 5ª edição, acontece por meio de um concurso de redação para estudantes do Ensino Médio e de artigos científicos para alunos de graduação e graduados, com o objetivo de estimular a produção científica e a reflexão sobre as relações de gênero. Além disso, o Prêmio, que conta com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM/PR), do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM), contribui para promover a discussão nas escolas e universidades sobre as desigualdades existentes entre mulheres e homens e incentivar os estudantes a produzirem textos sobre o tema.

Pedro, que ficou sabendo do concurso através de um cartaz fixado no PPG, achou que sua experiência como professor estagiário da disciplina de Ciências, em uma escola de Ensino Fundamental voltada para a educação de surdos, poderia render um artigo de interesse a todos. “As observações do meu trabalho contribuem não só para o meu conhecimento e a minha formação, como também contribuem para a formação de outros professores”.

No total foram recebidas 3686 inscrições, entre redações e artigos científicos, além de 17 projetos enviados por escolas do Ensino Médio. Os vencedores receberão as premiações em dinheiro, computadores e bolsas de estudos, durante as comemorações do aniversário do CNPq, em abril deste ano.

Fonte: http://www.juonline.com.br/index.php/graduacao/23.03.2010/contribuindo-para-um-mundo-igualitario/222c

8 de mar de 2010

Curso de capacitação para dentistas e auxiliares no atendimento de PNE (RS)


Curso de Capacitação para Cirurgiões-Dentistas e Pessoal Auxiliar no Atendimento Odontológico ao Paciente com Deficiência e Necessidades Especiais - 11ª EDIÇÃO EM 2010

Está previsto para início em maio de 2009 a 10ª edição do Curso de Capacitação para Cirurgiões-Dentistas e Pessoal Auxiliar no Atendimento Odontológico ao Paciente com Deficiência e Necessidades Especiais.

O curso é promovido pela Secretaria de Estado da Justiça e Desenvolvimento Social, através da Fundação de Articulação e Desenvolvimento das Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e Altas Habilidades do Rio Grande do Sul (FADERS), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Escola de Saúde Pública e da Seção de Saúde Bucal (DAS/SES).

Serão disponibilizadas 16 vagas para Cirurgiões-Dentistas e 08 vagas para Pessoal Auxiliar (THD, ACD, auxiliares de enfermagem) vinculados à rede pública de serviços de saúde objetivando capacitar à equipe de saúde bucal para o atendimento odontológico adequado da pessoa com deficiência e necessidades especiais em nível ambulatorial.

O curso atende a portaria 599 GM de 23 de março de 2006, que prevê com base na política nacional de implementação dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), o atendimento obrigatório e adequado aos pacientes especiais. A 10ª edição do curso estará capacitando os profissionais, destas áreas específicas, vinculados ao SUS.

INSCRIÇÕES – a partir do dia 30/03/2009

Secretaria Acadêmica da Escola de Saúde Publica -SES/RS

Av Ipiranga, 6311- Bairro Partenon CEP: 90610-001 Porto Alegre/RS.

Inscrições diretamente no local, por sedex ou pelo Fax (51) 3901 1509

Curso de Intérprete LIBRAS na ULBRA (2010)

Olá pessoal, abaixo repasso informações sobre curso de Tradutor/ Intérprete de LIBRAS que se iniciará na ULBRA/ RS em breve!

Curso de Tradutor/Intérprete de Língua Brasileira de Sinais - Libras – 3ª Edição

O curso para formação de Tradutores/Intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) ocorrerá na ULBRA Canoas e será uma oportunidade para pessoas fluentes em Libras obterem esta formação e ingressar no mercado de trabalho. Pessoas que já atuam como intérpretes, mas que ainda não tem uma formação específica também poderão se beneficiar por adquirirem conhecimento sólido que o trabalho como intermediador cultural exige.


Inscrições

Podem ser feitas através do e-mail
viniciusmartinsf@gmail.com ou pelo telefone 3477.9190 (com Carla)

Período de inscrição para entrevista de ingresso (para agendar a 3ª Edição da entrevista)
De 01 a 30 de Março de 2010.
Data de realização da entrevista de ingresso
No mesmo período de inscrição.

Valor total
R$ 2.040,00 reais, podendo ser parcelado: 1 + 11 de 170,00 reais

Duração do curso
Quatorze meses

Carga horária total
465 horas

Aula inaugural
10 de Abril de 2010, as 8:30 horas


Datas de aulas (sujeito a alteração), que ocorrem sempre aos sábados, das 8h30 às 16:15h


2010

Abril: 10,17,24
Maio: 08,15,22,29
Junho: 12,19,26

Julho: 10,17,24

Agosto: 7,14,21,28

Setembro: 11,18,25

Outubro: 2,16,23,30

Novembro:6,13,20,27

Dezembro: 4,11,18,

2011

Fev 26

Março 5,12,19,26

Abril 2,9,16,

Maio 7,14, 21,28

Junho 4

Disciplinas e seus Docentes:


Os Intérpretes de Língua de Sinais e os diferentes espaços de comunicação - Sandro Rodrigues da Fonseca


Lingüística Geral - Flávia Machado


Lingüística Aplicada a Língua de SinaisCarina Rebello


Língua de Sinais para interpretaçãoCarolina Sperb - Bruna Antunes - Renata Heinzelmann


As faces da ética -


Teorias de traduçãoVinicius Martins


Língua de Sinais para a Língua Oral e

Língua Oral para a Língua de SinaisPatrícia Ughi e Sandro Fonseca


CorporeidadeVinicius Martins e Cláudio Mourão


Deafhood – Cultura, Sociedade e profissãoSandro Fonseca


Tradução I – Traduções e escrita – Juliana Sanches


Tradução II – Fidelidade e processosVinicius Martins


Prática de Estágio – 40 horas (Observação, orientação e pratica)


Simpósio de interpretação


Orientação de prática de estágio, Sandro Fonseca e Vinicius Martins

Clube de Leitura Visual: Formação extra, oferecida em formato lúdico através de exercícios de tradução que envolve o uso da Literatura Surda.


Formação profissional para Tradução/Interpretação em Língua de Sinais
Objetiva a formação do Tradutor/Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, evidenciando um caráter ético, profissional, dinâmico, flexível, com suporte para atuar em vários campos da tradução educacional e outros.

Disciplinas
O ensino-aprendizado é enfatizado de forma interdisciplinar utilizando temas atuais da profissão, fornecendo conhecimentos acadêmicos e práticas do cotidiano. São diversas disciplinas que fortalecem a formação do profissional de tradução e interpretação, como Lingüística Geral, Lingüística aplicada em Língua de Sinais, Ética, Teorias de Tradução, disciplinas praticas de tradução, Estudos de Corpo, Deafhood, entre outras.

Aulas presenciais
As aulas são sempre presenciais e contam com docentes com formações diversas áreas do conhecimento, além de formação e vivência no campo de tradução da Língua de Sinais. Com propósito de fornecer formação para atuação na tradução educacional e outros.

Aulas à distância
Em disciplinas teóricas estão previstos momentos de trabalho, pesquisas e atividades a distância, possibilitando uma formação complementar.

Estágio
O estágio, será supervisionado com a realização de observação, orientação e prática, seguindo as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.


Inscrições e informações
viniciusmartinsf@gmail.com e coordipesa@hotmail.com
Av. Farroupilha, 8001 · Prédio 1 · Sala 120
CEP: 92425-900 · Bairro São José · Canoas/RS

Realização e apoio: Programa Cantando as Diferenças, FULBRA/IPESA, ULBRA e Agils

4 de mar de 2010

Unilasalle abre inscrições para cursos de extensão em Inclusão

Olá Pessoal
Agradeço à Laura que me repassou essa informação tão importante!

O projeto Caminhos da Diversidade Inclusiva do Unilasalle visa preparar profissionais para atender pessoas com necessidades especiais através de cursos de Extensão pensados em 6 Módulos:

1º Módulo
* LIBRAS – Níveis I, II e III
Início previsto para abril de 2010
Objetivo: Aquisição da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
Público alvo: pessoas surdas e ouvintes, com o Ensino Médio completo.
Duração: 60h por módulo

2º Módulo
* Instrutor de LIBRAS – 2ª Edição
Início previsto para agosto de 2010
Objetivo: Preparar profissionais surdos e ouvintes para ministrar aulas de LIBRAS.
Público Alvo: pessoas surdas e ouvintes, com fluência em LIBRAS e com o Ensino Médio completo.
Duração: 200h

3º Módulo
* Preparação para Tradutor/ Intérprete de LIBRAS – 5ª edição
Início previsto para agosto de 2010
Objetivo: Preparar profissionais ouvintes para serem intérpretes de pessoas surdas.
Público Alvo: Pessoas ouvintes, com fluência em LIBRAS e com o Ensino Médio completo.
Duração: 400h

4º Módulo
* Capacitação de Professores em Educação Especial/ Surdez 3ª edição
Início previsto para maio de 2010
Objetivo: Capacitar profissionais da Educação para atender alunos surdos.
Público Alvo: professores, graduados ou não, da rede pública e privada de ensino com fluência em LIBRAS.
Duração: 360h

5º Módulo
* Capacitação de Professores em Educação Especial/Deficiência Visual 2 ª edição
Início previsto para agosto de 2010
Objetivo: Capacitar profissionais da Educação para atender alunos cegos e com baixa visão.
Público Alvo: professores, graduados ou não, da rede pública e privada de ensino.
Duração: 360h

6º Módulo
* Capacitação em Educação Especial: Atendimento de alunos com NEE – 2ª edição
Início previsto para maio de 2010
Objetivo: Capacitar professores em Educação Especial para atender alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE).
Público Alvo: professores, graduados ou não, da rede pública e privada de ensino.
Duração: 360h

Inscrições abertas a partir do dia 01 de março de 2010.


Lembrando que o Unilasalle é situado em Canoas (RS) e o site é: http://www.unilasalle.edu.br/canoas/pagina.php?id=2137
Quem quiser maiores informações pode se informar pelo telefone, a partir das 14h, pelo número: (51) 3476 - 8738 - Setor de Extensão!
Vamos lá, pessoal!
Bjs