26 de fev de 2010

Curso de Fotografia para Surdos (São Paulo)

Curso de fotografia para surdos no MAM

da Redação em 25/02/10

A partir de março acontece um curso de fotografia para surdos no MAM, Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Para facilitar a comunicação dos surdos, haverá um educador surdo e um intérprete de Libras.

Leonardo Castilho, educador do MAM, é quem dá o recado:

Sobre o curso:

Foco em Libras com professoras as Karina Bacci e Maíra Soares, horários: terças, das 13h às 16h, início dia 16 de março.

Inscrições:

• Pessoalmente no MAM-SP, a partir das 14h.
• Pelo telefone: (11) 5085-1314, com Débora a partir das 14h00, ou deixando um recado na caixa postal do Igual Diferente no período da manhã.
• Pelo e-mail: igualdiferente@mam.org.br

Notícia disponibilizada pelo site: http://catracalivre.folha.uol.com.br/2010/02/curso-de-fotografia-para-surdos-no-mam/comment-page-1/#comment-23257

18 de fev de 2010

Curso Gêneros de texto




CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO











O
curso propõe-se a apresentar e discutir o trabalho com gêneros textuais
e sequências didáticas em sala de aula de língua materna,
sob uma perspectiva interacional sociodiscursiva. Tem como meta a produção
e implementação de material didático pelos e para os professores
participantes, para que estes possam responder às exigências da prática
docente estabelecidas pelo seu contexto de atuação. O curso será
realizado na modalidade a distância através da plataforma Moodle.



Modalidade: A distância

Local:
Plataforma Moodle

Realização:
de 4/5/2010 a 13/7/2010

Horário:
Chats: 12/05; 26/05; 09/06; 23/06; 07/07
Quartas-feiras, das 20h às
21h

Carga Horária:

40 horas

CONFIRA
A PROGRAMAÇÃO


INSCREVA-SE
ATÉ 1º DE MAIO



Para
mais informações,
acesse
www.unisinos.br/educacaocontinuada



ou ligue para:
Comunicação - (51) 3590 8131

Inscreva-se
hoje mesmo.
Ampliando sua qualificação, você amplia também
suas oportunidades.







5th Deaf Academics and Researchers Conference 2010


Olá pessoal
Estão abertas as inscrições para o 5th Deaf Academics and Researchers Conference 2010 - A Inclusão dos Surdos na Universidade.
O evento acontecerá entre os dias 21 e 24 de novembro de 2010 em Florianópolis, SC.

Em 2002, foi criado o evento “DEAF ACADEMICS” nos Estados Unidos, sua primeira edição foi na cidade de Austin, estado de Texas. Seu foco principal é pelo reconhecimento dos surdos acadêmicos perante a sociedade, promovendo a interação entre surdos na carreira acadêmica ou pesquisadores.

No histórico desse evento aconteceram muitas coisas importantes para as comunidades surdas que correspondem a estabelecer colaborações e divulgar novas pesquisas. O evento já foi realizado em quatro conferências internacionais: Austin, Texas, Estados Unidos em 2002, Washington, DC Estados Unidos em 2004, Estocolmo, Suécia em 2006 e Dublin, Irlanda em 2008. Pelo papel relevante que a partir do Curso Letras/Libras, tornaram referência o Brasil e a UFSC, foi ela escolhida como sede da próxima conferência a realizar-se em 2010, Florianópolis-SC no Brasil.

DEAF ACADEMICS representa os surdos nas pesquisas dos mais variados campos de estudo, de onde recebe as informações para todas as áreas da ciência e das artes, sempre trabalhando para garantir os direitos culturais, sociais e lingüísticos dos surdos.

Salientamos sua importância para o desenvolvimento da pesquisa, da sensibilização e conscientização junto às universidades e a comunidade em geral promovendo a inclusão. Daí a importância de sediar e estimular a realização de eventos educacionais, lingüísticos e culturais internacionais no país, proporcionando aos surdos acadêmicos a troca de experiências.

Objetivo Geral:

  • Promover a discussão e criação de novas idéias e políticas em prol da comunidade dos surdos acadêmicos e despertar a importância da participação dos surdos acadêmicos nas políticas de educação e inclusão social, na luta pelos seus direitos, e conhecimento de seus deveres como cidadãos participativos e úteis á Universidade e à comunidade onde estão inseridos.

Objetivo Específico:

  • Compartilhar com os pesquisadores surdos dos diferentes países, suas experiências e intercâmbios.
  • Valorizar o uso de Língua de Sinais em níveis: educacional, social, lingüístico e cultural.
  • Levar ao conhecimento dos pesquisadores surdos, os avanços que ocorrem na educação e conscientiza-los a transferirem estas informações ás comunidades surdas de seus países.
  • Possibilitar espaço para a qualificação e potencializar os surdos acadêmicos para o exercício na educação de surdos e no papel como líderes junto á comunidade.
  • Fortalecer o intercâmbio nas trocas de suas experiências, de forma a viabilizar a reciclagem para novos encontros com novos temas, voltados aos anseios e necessidades e do desenvolvimento da comunidade surda nas Universidades e escolas dos seus países.
  • Encaminhar á WFD (Federação Mundial de Surdos) propostas objetivas com vistas a novas políticas públicas em prol do desenvolvimento dos pesquisadores surdos dos seus países.

O evento tem um site próprio, onde é possível encontrar programação, palestrantes convidados, e demais informações sobre esse evento. O site é: http://deafacademics2010.com/

8 de fev de 2010

Abertas as inscrições para o curso sobre Gêneros de Texto (EAD)


Olá pessoal
Comunico que estão abertas as inscrições para a segunda edição do curso de extensão "Gêneros de texto no dia-a-dia do ensino fundamental" oferecido pela Unisinos Virtual. Ele é totalmente a distância, e ocorre através da Plataforma Moodle.Quem quiser participar precisa estar disponível nas datas e nos horários dos encontros on-line já pré-determinados: Chats: 12/05; 26/05; 09/06; 23/06; 07/07Quartas-feiras, das 20h às 21h.
O curso começa dia 04/05 e vai até 13/07, com total de 40h. É uma ótima oportunidade para quem precisa se atualizar na área de ensino de língua materna, ou quer conhecer um pouco mais sobre o trabalho com gêneros de texto, desenvolvendo suas próprias sequências didáticas.
Objetivos: Oferecer aos participantes subsídios para qualificar a atividade profissional em aulas de língua materna, apresentando conceitos contemporâneos neste âmbito, com base em estudos da Lingüística Aplicada, auxiliando-os a atuar com maior segurança e qualidade no desenvolvimento de metodologias pertinentes ao trabalho com textos, leitura, escrita e análise linguística em sala de aula.

Público-alvo:Professores(as) de Língua Portuguesa, Pedagogos(as), Gestores Educacionais, Acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia e demais interessados nos estudos de ensino/aprendizagem de língua materna e elaboração de seqüências didáticas para o trabalho com a linguagem (OUVINTES e SURDOS).

Informações como valores e formas de pagamento, inscrições, mini-currículo dos ministrantes e a programação do curso, clique aqui!

Se ainda restar restar alguma dúvida, me escreva: vanessadagostim@gmail.com

Abraços a todos!
Vanessa.