6 de out de 2010

Literatura Surda - Parte I

Não sei como, em tanto tempo de blog, ainda não havia postado nada a respeito de Literatura Surda! Mil perdões! Espero me redimir e começar a tratar desse assunto mais frequentemente, visto que é tão necessário e pouco divulgado.
A Literatura Surda é toda literatura desenvolvida por e para surdos, com o objetivo de difundir e registrar a cultura e a comunidade surda, e a língua de sinais. As obras de literatura surda retratam tanto histórias próprias, criada por surdos, ou integrantes da cultura surda, como adaptações de clássicos da literatura repensadas sob a visão da comunidade surda. Ela pode e deve ser utilizada como um importante veículo de alfabetização e letramento dos surdos, pois ali o sujeito surdo poderá se reconhecer, o que o estimulará a desenvolver a leitura. Ela também pode ser um rico material didático para o ensino de línguas para surdos, podendo ser adaptada para diversas línguas, recontada, contada em Língua de Sinais, etc...
Além de todas essas vantagens, a literatura surda sensibiliza os ouvintes para refletir sobre o tema, por isso é muito interessante indicar a leitura dessas obras em cursos de formação de professores, cursos de LIBRAS ou mesmo em aulas de ensino regulares, como instrumento de trabalho sobre respeito às diferenças.
Conheci as primeiras obras de Literatura Surda quando iniciei meu curso de LIBRAS, e o instrutor nos ensinava vários sinais a partir daquelas histórias, além de trabalharmos expressão corporal e desinibição, pois tínhamos que encenar a obra, em LIBRAS, obviamente. Em outros cursos de LIBRAS que realizei, a prática se repetiu, e todos os alunos adoraram!

Hoje vou começar então, indicando alguns materiais que tratam sobre a Literatura Surda, para quem quer saber mais sobre o assunto:

E você, já conhece a Literatura Surda? Que outras obras você recomenda?

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei!! Precisamos que mais pessoas escrevam assim como você este tema tão importante. São poucos os materiais que encontrei navegando na internet, sobre a Literatura surda e fico feliz em saber que isto está mudando!!