1 de jun. de 2009

A polêmica do Programa Mais Você sobre Implante Coclear


Olá pessoal

Há uma semana, no dia 19/05/2009, o programa Mais Você da Rede Globo, apresentado por Ana Maria Braga, exibiu uma reportagem sobre Implante Coclear. Na ocasião, a apresentadora recebeu o otorrinolaringologista Ricardo Bento, que realiza a cirurgia. Toda a comunidade surda ficou muito indignada com as declarações do médico, que disse que sem o implante o surdo não terá chance de se desenvolver, ter uma profissão, etc, e será um pária da sociedade. Quando recebi por email esta notícia fiquei apavorada e fui até o site do programa assisti-lo, para conferir o que foi dito, e realmente, ele disse com estas mesmas palavras (e ainda outras)! Fiquei também muito indignada, e continuei recebendo muitas mensagens de surdos, especialistas e associações de surdos que têm enviado mensagens ao programa manifestando sua indignação, e provando que é possível que o sujeito surdo goze plenamente de seus direitos e pratique seus deveres de cidadão.

Para quem quiser assistir o vídeo, o endereço é: http://maisvoce.globo.com/MaisVoce/0,,MUL1159253-10344,00.html


Há uma transcrição deste programa, produzido e disponibilizado gentilmente pela Iguale, no blog http://www.iguale.com.br/blog.

E vocês, o que acham disso?


4 comentários:

Débora Ferreira Caetano disse...

Boa tarde!

Também enviei meus comentários a respeito da matéria. Aguardamos agora, a possibilidade de expor outra perspectiva, a perspectiva do Surdo usuário da Libras, que deve ter seu direito de escolha garantido e respeitado. A matéria tratou do implante coclear como uma solução mágica, e uma abordagem unilateral.
abraços
Débora

Pedro Witchs disse...

Assisti esse vídeo na comunidade LIBRAS - Língua de Sinais, do Orkut. Também elaboramos um e-mail de divulgação do caso, pode até ter sido esse mesmo que tu recebeste, Vanessa. No IV Fórum Estadual de Educação de Surdos, o Marcelo (vice-presidente da FENEIS) mencionou na sua palestra sobre essa reportagem também.
P.S.: quero ver as fotos do curso, hein!

Anônimo disse...

olá!
vi a reportagem..
o q na verdade acontece,é q muitos profissionais(PROFISSIONAIS mesmo),não conhecem nada de cultura surda,ñ conhecem nada sobre o surdo;aí é q surgem essas bobas reportagem,q esses tais profissionais se expõem pensando saber td,qndo na verdade não sabem nada!
vamos fazê-los conhecer mais a respeito dos surdos, q merecem ser respeitados.


abraços!
Iara Karoline



karoline_letras.libras@hotmail.com

Anônimo disse...

Estou aprendendo com você , no entanto , mas estou melhorando a mim mesmo. Eu definitivamente amo estudar tudo o que está escrito na vossa blog.Hold as histórias por vir. Eu acarinhados -lo!