24 de mai de 2009

IPA oferece Bacharelado em Libras no Vestibular de Inverno


O Centro Universitário Metodista, do IPA, vai oferecer no processo seletivo de inverno de 2009 o curso de Bacharelado em Letras – Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O IPA é a primeira instituição de ensino superior do Rio Grande do Sul a implementar um curso presencial que visa formar tradutores(as) e intérpretes em Libras.
O Bacharelado em Letras - Tradução e Interpretação em Libras no IPA será composto de sete semestres e uma carga horária total de 2.984 horas, com aulas, atividades complementares e estágios. Serão oferecidas 60 vagas, com aulas no turno da tarde. O curso terá na sua matriz curricular diversas disciplinas compartilhadas com os outros cursos da Instituição, particularmente, com as licenciaturas em Letras.
(Clique aqui e visualize a matriz curricular de LIBRAS)
Para a coordenadora do curso, Elaine Indrusiak, o fato do IPA oferecer mais esta graduação é uma maneira a atender uma carência legislativa e de profissionais no mercado. “É uma oportunidade de ampliarmos a atuação na área de Letras tornando-a mais efetiva e inclusiva. Como é o primeiro curso no Estado, em nível de graduação presencial, primeiramente, vem atender a lei que prevê que tradutores e intérpretes de língua de sinais tenham de ser formados”, destaca.
A lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, entende como língua brasileira de sinais (Libras), a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico é de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituída na transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas. Conforme o decreto nº 5.626/05, que regulamenta a lei acima citada, o(a) tradutor(a) de Libras pode ser usuário(a) nativo(a) dessa língua, possuir certificado de curso superior ou certificado de proficiência em tradução e interpretação em Libras, obtido por meio de exame promovido pelo MEC.
Inscrições e provas
As inscrições para o Vestibular de Inverno do IPA, e da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES) iniciam às 8h do dia 20 de maio e se encerram à meia-noite do dia 25 de junho. Além do Bacharelado em Letras – Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais, o IPA vai oferecer outros dois novos cursos: Licenciatura em Física e Licenciatura em Química.
Os(As) interessados(as) devem preencher o formulário que está no link Vestibular, no portal da Rede Metodista (www.metodistadosul.edu.br/vestibular). O(A) candidato(a) poderá optar entre realizar as provas ou usar a pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2006, 2007 ou 2008, ou seja, não fazer a prova e aguardar o resultado. Tanto o IPA quanto a FAMES reservam 20% das vagas de quaisquer cursos de graduação para os(as) participantes do ENEM. Entretanto, esta opção não garante bolsa de estudos ao(à) candidato(a).
A taxa de inscrição é de R$ 25 para quem tentar ingressar com a nota do ENEM e R$ 45 para quem for fazer as provas. O boleto gerado com o valor da taxa pode ser pago em qualquer agência bancária dentro do prazo de vencimento.
As provas do vestibular de inverno serão aplicadas no dia 28 de junho (domingo), das 13h às 17h, simultaneamente, na Unidade Central do IPA e na FAMES (Rua Dr. Turi, 2003). O resultado será divulgado no dia 30 de junho, a partir das 18h, no site da instituição, juntamente com os resultados de classificação dos(as) candidatos(as) do ENEM. A matrícula estará disponibilizada para os(as) aprovados(as) de 1 a 6 de julho, na Unidade Central, em Porto Alegre, e em Santa Maria.
Outras informações sobre o processo seletivo de inverno podem ser obtidas na CAE, pelo telefone (51) 3316-1335, e na Central de Atendimento Telefônico, pelo número 0800-5411100.

Nenhum comentário: