5 de nov. de 2008

Vanessa Vidal: Candidata à Miss Beleza Internacional

Olá Pessoal!
Após o enorme sucesso que Vanessa Vidal fez no concurso Miss Brasil 2008, agora ela está representando o Brasil no Miss Beleza Internacional, no Japão. Ela já está classificada entre as 15 finalistas, e a grande final será neste sábado, dia 08/11. Em torno desse concurso, várias polêmicas surgiram, devido a problemas de comunicação entre Vanessa e a pessoa enviada pela comissão do Miss Brasil juntamente com ela, para ser intérprete de INGLÊS/LIBRAS e assessorar a Vanessa, como qualquer intérprete e tradutor deve fazer. No entanto, a pessoa enviada, apesar de possuir diversos cursos de LIBRAS não é habilitada como Intérprete de LIBRAS, o que, sabe-se, é algo mais complexo do que apenas fazer cursos de línguas. O profissional intérprete precisa ter profundos conhecimentos de LS, lingüísticas, metodologias de tradução e interpretação, etc, além de ter sido aprovado por exames de proficiência próprios, como o PROLIBRAS.

Porém, muitos desconhecem essa grande diferença, e quem saem prejudicados são os surdos, principalmente, e os intérpretes oficiais.

No blog do fã clube da Vanessa Vidal é possível acompanhar mais de perto essas informações. O endereço é http://www.vanessavidal.blogspot.com/. Lá também tem um link para o site de votação do concurso pela internet. PARTICIPE!

Mais uma vez temos uma amostra de como, no nosso país, há uma enorme dificuldade de se respeitar as diferenças e propiciar as mesmas condições e direitos a todos!
Sorte, Vanessa!

Um comentário:

AdriSommacal disse...

Convido a visitar o blog com a programação da Feira de Livro para Surdos e ajudar na divulgação!

http://feiradolivro-surdos.blogspot.com/

Abraços,
Adri Sommacal.