1 de set. de 2008

Ensino de LIBRAS para ouvintes


Olá pessoal!

Bom, a comunidade surda não é formada apenas por surdos, mas por todos aqueles que se envolvem com temáticas relativas à surdez e à língua de sinais, na minha opinião. Se incluem nesse grupo familiares de surdos, profissinais (professores, intérpretes, psicólogos, fonoaudiólogos, etc), amigos, pesquisadores....

Por isso creio que seja interessante que essas relações, envolvendo surdos e ouvintes na comunidade surda, sejam analisadas em pesquisas acadêmicas, por exemplo. Disponibilizo aqui uma importante pesquisa na área, que investigou a interação entre um professor surdo e seus alunos ouvintes, em um curso de LIBRAS para ouvintes, cenário bem conhecido para quem se interessou em aprender a língua de sinais brasileira.

Abaixo, o link e os dados da pesquisa:



Gesser, Audrei. “Um olho no professor surdo e outro na caneta” : ouvintes aprendendo a Língua Brasileira de Sinais / Campinas, SP :2006.

Para acessar o arquivo, [CLIQUE AQUI]



___________________________________________________________

Também quero aproveitar e mandar um abraço a todos aqueles que visitam esse blog, mandam e-mails, sugestões, pedidos de materiais, etc...

Abraços para: Laura Kümmel, Luciane Rangel, Heloise Gripp, Thaís Fleury, e João de Souza.

Até mais!!!

4 comentários:

Cecolia disse...

Simplesmente amei o material que está disponível para download. Ainda não terminei a leitura da tese mas já encontrei material de referência para utilizar em meu projeto de pesquisa na graduação de psicologia. Acompanho a pouco tempo o blog mas a cada visita que faço me sinto mais motivada a estudar e trabalhar com a comunidade surda da minha cidade. Muito obrigada!!!

Eloí disse...

Amei o teu Blog com uma riqueza imensurável de material, trabalho com o Curso Normal. Parab´ns!!!!

Vanessa Dagostim Pires disse...

Obrigada, Eloí!

Vanessa Dagostim Pires disse...

Obrigada também à Cecília, nos escreva contando o que andas produzindo!