29 de mar de 2008

O currículo de Língua de Sinais na Educação do Surdo


Este é o título da dissertação do mestrado em Educação do PPG da UFSC apresentado por Carolina Hessel Silveira, em 2006.



A dissertação faz "uma análise crítica dos currículos existentes nessas escolas e busca as representações desses currículos pelos próprios professores surdos que trabalham com essa disciplina, englobando suas dificuldades, suas expectativas, a relação que vêem com a questão das identidades surdas e da cultura surda". De acordo com o resumo do trabalho, "A análise dos currículos da disciplina mostrou certa diversidade - em alguns há repetição de conteúdos de uma série para outra, em outros já se nota uma preocupação direta com questões de cultura surda e identidade, mas alguns deles abrangem conteúdos que não dizem respeito nem a LS, nem à cultura surda, mas ao disciplinamento dos surdos, em geral. Nas entrevistas, os professores se mostraram conscientes da importância do estudo da Língua de Sinais para a constituição da identidade surda, apesar de se sentirem, às vezes, sozinhos na elaboração do currículo, julgando que ele precisa ser modificado, ampliado, com mais informações e conectado com outras políticas surdas, maior presença de professores surdos nas escolas para surdos, fortalecimento das associações de surdos, etc".


Devido à importância do tema, o blog disponibiliza o mesmo em PDF. Se você quiser divulgar algum trabalho acadêmico, tese, dissertação ou artigo, envie para blogvendovozes@gmail.com


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