11 de fev de 2008

Aprendendo LIBRAS


Muitas pessoas me pedem materias sobre LIBRAS como apostilas, manuais, etc, e, apesar de saber que a melhor maneira de aprender uma língua é interagir com seus usuários, no caso a comunidade surda, reuni três arquivos que poderão ajudar a quem procura materiais sobre a Língua Brasileira de Sinais. Os dividi em 3 níveis, para facilitar a leitura e uso deles:


1. Manual de LIBRAS básico - com alfabeto manual e vocabulário básico (130 sinais). Produzido pela APILMS (Associação de Intérpretes de Mato Grosso do Sul) e por isso, se você é de outra região, alguns sinais podem ser diferentes (mas a maioria é parecida com as variações mais usadas no país). [CLIQUE AQUI para baixá-lo]


2. Aspectos Lingüísticos da LIBRAS - desenvolvido por Karin Strobel e Sueli Fernandes, traz alguns aspectos básicos da LIBRAS, como: variações existentes, estrutura gramatical, pronomes, configuração de mãos, etc. Para quem quer entender um pouco mais da LIBRAS, traz bastante exemplos. 39 páginas. [CLIQUE AQUI para baixá-lo]


3. LIBRAS - Série Atualidades Pedagógicas do MEC - mais complexo, este volume é para os profissionais ou futuros profissionais de educação de surdos, professores, intérpretes, tradutores e instrutores. Traz vários textos de autoras como Lucinda Ferreira Britto, Ronice Quadros, sobre a estrutura lingüística da LIBRAS, unidades mínimas dos sinais, formação do léxico, aquisição de LIBRAS pela criança, sentenças, transcrição da LIBRAS, e vasta bibliografia. 80 páginas. [CLIQUE AQUI para baixá-lo]


Espero que lhes seja útil! Se você quiser compartilhar outros materiais semelhantes para serem disponiblizados aqui escreva para blogvendovozes@gmail.com.


Obrigada!!!

8 comentários:

Profª Bete disse...

Eu achei o seu blog muito interessante.
Os artigos sobre libras, copiei os links e postei no meu blog, com referência.
Muito obrigada por compartilhar.

Anônimo disse...

Gostei muito do que postou sobre Libras.Me ajudou bastante.
Muito obrigada por compartilhar.Com certeza será de grande ajuda para o conhecimento dos estudos de Libras.

Muito Obrigada!
Jussara-ES

Daniel disse...

Acabei de baixar vamos ver se vou aprender algo tenho certeza que com dedicação eu aprendo Obrigado !

jdattack@hotmail.com - msn abraços!

Anônimo disse...

Quero agradecer sua dedicação!

Rosa
Guarulhos -SP

Onedio disse...

Bem interessante o material disponibilizado. Espero que continue escrevendo e compartilhando materiais sobre este assunto que agora começa a alavancar em nosso país. Antes tarde do que nunca, não é verdade. Grande abraço e sucessos.
http://www.unintese.com.br

Ana Paula Psicóloga disse...

Olá

Adorei seu blog, pois está sendo muito útil pata mim. Quero muito trabalhar com os surdos, mas neste momento não estou com disponibilidade financeira para custear mais cursos da área, embora eu já faço parte de um grupo que tem aulas aos sábados, mas como quero adiantar-me então seus materias serão muito úteis.

Tudo de bom para vc e vonte comigo para divulgar esta linguagem para que um dia a LIBRAS seja ensinada a todos a a partir da mais tenra idade, em casa, nas escolas, creches, enfim paraque todos sem excessão possam se comunicar sem barreiras.

Guilherme disse...

Parabéns pela postagem.

Estou fazendo um blog no mesmo estilo e sei que não é facil conseguir conteúdo.

As tics interligando a vida disse...

Amei seu blog,estou estudando com e certeza você só contribuiu com o meu interesse.